Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Doença ou botox? Cara de Putin mudou drasticamente nos últimos anos

O presidente russo passou de ter uma cara oval e com feições demarcadas para uma face arredondada e inchada.

Notícias ao Minuto

11:38 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Muitos têm sido os rumores sobre a cara inchada de Vladimir Putin. Se muitos ainda guardavam na memória imagens de um Putin cheio de vivacidade e em caricatas fotos onde mostrava ser um homem dado exercício, aos 69 anos, o presidente da Rússia mostra-se cada vez mais abatido - e com as feições disformes. 

No desfile do Dia da Vitória, esta segunda-feira, Vladimir Putin foi visto com aquilo que será uma manta pelas pernas, facto amplamente apontado como uma evidência da sua decadência. 

Allan Pease, responsável por treinar o líder russo em linguagem corporal há cerca de 30 anos, afirmou em entrevista ao jornal britânico The Sun, que o comportamento de Putin em relação à Ucrânia mudou e se deteriorou em questão de meses e isso poderá ter a ver com o estado de saúde do presidente.

"Ele engordou muito, está com muita gordura", começou por dizer. "Os rumores entre muitos dos meus amigos na Rússia são de que ele tem cancro de cólon. O ganho de peso é muitas vezes um sintoma do tratamento", indicou o especialista.

De acordo com Allan, o facto de Putin sempre ter sido "um fanático por fitness" e se encontrar no estado físico em que está agora são indícios de que estará doente. 

Também a plataforma Proekt (ou 'Projeto'), um meio de comunicação social russo independente especializado em jornalismo de investigação, publicou um trabalho extenso acerca das preocupações de saúde do presidente russo.

Um dos pontos observados pelos jornalistas durante a investigação é de que Putin é constantemente acompanhado por uma equipa médica em todas as suas viagens e um dos especialistas mais frequente é um oncologista.

Por ocasião de um encontro do líder russo com o ministro da Defesa Sergei Shoigu, num vídeo, Putin apresenta-se com uma postura imóvel, manifestando pouca energia, e com as mãos a 'agarrar' a mesa. Noutro vídeo, tremem-lhe a mão e a perna

Esta é uma teoria avançada já por várias fontes, mas a verdade é que o inchaço na cara de Putin pode, afinal, ser causado por botox - numa tentativa do presidente de manter a jovialidade. Os primeiros rumores terão começado em 2011, depois de aparecer em Kyiv com nódoas negras na zona dos olhos - este é um comum efeito secundário de intervenções estéticas. O burburinho foi tanto que à data um porta-voz do Kremlin foi forçado a negar que Putin tenha feito uma cirurgia estética

Pouco depois, em 2012, a Vanity Fair avançava que Putin teria preenchido as olheiras e colocado Botox nas bochechas.

Em 2017, uma médica cirurgiã dizia à W Magazine que achava que para além desta intervenções, Putin teria também feito um levantamento das pálpebras.

Ao longo dos anos, os rumores adensaram-se, mas sempre sem uma confirmação. Na Rússia há até uma popular piada que junta os rumores com a quantidade de anos de Putin no poder: "Em resposta à acusação de que não há caras novas na política russa, Vladimir Putin conseguiu uma".

A vaidade física de Putin é bem conhecida. Muitas são as fotos deste a cavalo em tronco nu ou no ginásio a fazer musculação, pelo que uma busca por uma aparência mais jovem não será uma teoria descabida. 

Leia Também: Ameaça real ou obsessão? Como Putin é protegido contra assassinos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório