Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Subiu para 52 mortos em ataque a mina de ouro no leste da RDCongo

O ataque perpetrado no domingo por rebeldes a uma aldeia perto de uma mina artesanal de ouro na província de Ituri, leste da República Democrática do Congo (RDCongo), subiu para 52, anunciou uma fonte administrativa local.

Subiu para 52 mortos em ataque a mina de ouro no leste da RDCongo
Notícias ao Minuto

16:09 - 09/05/22 por Lusa

Mundo República Democrática do Congo

O anterior balanço era de 35 mortos. Segundo Jean-Pierre Bikilisende, chefe do posto administrativo de Mongwalu, que dista sete quilómetros do local do ataque, atribuído ao grupo armado Codeco (Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo), há ainda 100 pessoas desaparecidas.

O Governo da RDCongo condenou os assassínios como um "ato bárbaro e covarde dos terroristas do Codeco contra populações inocentes", disse o Ministério das Comunicações em comunicado.

As autoridades governamentais afirmaram que estão determinadas em restaurar a paz na região.

Jean Ladis Maboso, administrador da área afetada, pediu justiça.

"Condenamos este assassínio de civis. Os milicianos executaram civis na ausência de elementos de segurança. É um ato criminoso que não pode passar despercebido", vincou.

Em fevereiro, os combatentes do Codeco atacaram a área de Djugu e mataram pelo menos 60 pessoas.

O leste da RDCongo é desde 1998 palco de conflitos alimentados por milícias rebeldes e ataques de soldados do exército governamental, não obstante a presença da missão de manutenção da paz das Nações Unidas (Monusco), que tem mais de 14.000 soldados destacados no país.

Segundo o Barómetro de Segurança de Kivu (KST), uma organização não-governamental, a região é o campo de batalha de, pelo menos, 122 grupos rebeldes.

Leia Também: Morreu o terceiro doente do novo surto de Ébola na RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório