Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Tropas russas roubam tratores ucranianos mas nem os conseguem ligar

As tropas russas na cidade ocupada de Melitopol roubaram todo o equipamento de um concessionário de equipamento agrícola - e enviaram-no para a Chechénia.

Tropas russas roubam tratores ucranianos mas nem os conseguem ligar

Desde o início da guerra na Ucrânia que os tratores são um elemento presente no conflito. Primeiro usados pelos uranianos para roubar tanques russos, agora usados pelos russos para: nada. Mas apenas por que não os conseguem sequer ligar.

As tropas russas na cidade ocupada de Melitopol roubaram todo o equipamento de um concessionário de equipamento agrícola - e enviaram-no para a Chechénia, de acordo com um empresário ucraniano da zona, em declarações à CNN Internacional.

Mas após uma viagem de mais de mil quilómetros, os ladrões não puderam utilizar nenhum dos equipamentos porque tinham sido desativados remotamente.

Nas últimas semanas, tem havido um número crescente de relatos de tropas russas a roubar equipamento agrícola, cereais e mesmo materiais de construção - para além da pilhagem generalizada de residências.

Mas a remoção de equipamento agrícola valioso de um concessionário em Melitopol fará parte de uma operação cada vez mais organizada, uma operação que utiliza mesmo o transporte militar russo como parte do assalto. Os materiais, que foram levados ao longo das últimas semanas estão avaliados em quase cinco milhões de euros

Um dos camiões filmados pelas câmaras de vigilância tinha um Z branco pintado, refere o canal de televisão. A CNN não revela o nome da fonte, por motivos de segurança e escreve que a maquinaria roubada está equipada com GPS, o que permitiu que a viagem pudesse ser rastreada. 

“Quando os invasores levaram as ceifeiras roubadas aperceberam-se que nem as conseguiam ligar”, revela a fonte à CNN, que acrescenta que sabem que os russos estão a tentar contornar o engenho que bloqueia as máquinas.

“Mesmo que só as vendam para peças, conseguirão algum dinheiro”, acrescenta.

O equipamento parece agora estar a definhar numa quinta perto de Grozny, Chechénia. 

Leia Também: Rússia acusada de impedir exportação de cereais da Ucrânia e de os roubar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório