Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Surto de hepatite aguda infantil é tema "muito urgente", refere a OMS

O surto de hepatite aguda infantil verificado em vários países europeus é uma situação "muito urgente" a que a Organização Mundial de Saúde está a dar prioridade, afirmou hoje o diretor regional para emergências daquela agência.

Surto de hepatite aguda infantil é tema "muito urgente", refere a OMS
Notícias ao Minuto

13:34 - 02/05/22 por Lusa

Mundo Hepatite

muito urgente. Estamos a dar prioridade absoluta a isto e a trabalhar de muito perto com o Centro Europeu de Controlo de Doenças e com o Reino Unido, onde está a grande maioria dos casos", disse aos jornalistas Gerald Rockenschaub à margem de um encontro com as autoridades de saúde portuguesas no Infarmed, em Lisboa.

O responsável da OMS Europa para as situações de emergência salientou que as autoridades de saúde britânicas, onde se localizam 60 dos cerca de cem casos de hepatite viral ativos.

O surto "de origem desconhecido" foi anunciado pela OMS a 15 de abril e afeta crianças com idades entre um e 16 meses, com inflamação do fígado e "em muitos casos", sintomas gastrointestinais como dores abdominais, diarreia e vómitos, e elevação das enzimas do fígado.

Pelo menos uma criança morreu e em cerca de 10% dos casos foi preciso fazer um transplante de fígado.

"Até agora, não é totalmente claro [o que provoca a doença]. Há indicação de que um adenovírus possa ser responsável, mas estamos a trabalhar com outros países afetados para recolher informação, avançar na investigação e chegar rapidamente ao fundo isto e tomar medidas para evitar mais contágios", declarou Gerald Rockenschaub.

A OMS está a receber relatos de mais casos em países para além do Reino Unido, que "ativaram os seus mecanismos de vigilância para identificar especificamente casos destes", acrescentou.

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças já apelou às autoridades de saúde nacionais para efetuarem uma rápida vigilância dos casos de hepatite aguda em crianças, reconhecendo que as suas causas continuam por determinar.

A Direção-Geral da Saúde anunciou a criação de uma 'task force' de "acompanhamento e atualização" do surto mundial de hepatite aguda em crianças.

Além da região europeia, foram também detetados casos nos Estados Unidos da América.

Leia Também: Covid-19. Há uma nova vacina no mercado português

Recomendados para si

;
Campo obrigatório