Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quer ir a Veneza? Poderá ter de pagar 10€ para entrar na cidade italiana

Em causa estão taxas entre os três e os dez euros, dependendo do dia e do número de pessoas esperadas.

Quer ir a Veneza? Poderá ter de pagar 10€ para entrar na cidade italiana

As autoridades de Veneza vão avançar com o plano de taxar turistas que queiram entrar na cidade italiana. A estratégia de reserva e pagamento de estadia, anunciada no ano passado, irá entrar em fase de teste no próximo mês de junho e deverá funcionar na totalidade em janeiro de 2023. Em causa estão taxas entre os três e os dez euros, dependendo do dia e do número de pessoas esperadas.

A medida sem precedentes no mundo foi aprovada pelo governo italiano no final de 2018 com o objetivo de conter o turismo da cidade, que antes da pandemia de Covid-19 atraía mais de 30 milhões de turistas anualmente. Segundo o jornal The Guardian, o número de visitantes atingiu níveis pré-pandémicos durante o fim de semana de Páscoa, com mais de 125 mil pessoas na cidade. 

“O turismo em Veneza está a recomeçar e é uma lufada de ar fresco para os operadores [turísticos]”, afirmou o autarca de Veneza, Luigi Brugnaro, na rede social Twitter. “Hoje, muitos entenderam que o sistema de reservas é o caminho certo para uma gestão mais equilibrada do turismo.”

Ao jornal italiano La Repubblica, a conselheira do turismo de Veneza, Simone Venturini, explicou que “a fase experimental começa em junho, numa altura em que os turistas diurnos serão convidados a fazer uma reserva através de um site que está a ser concluído pelo município”.

“Quem reserva receberá incentivos, como descontos na entrada em museus. Para determinar a taxa de acesso, definiremos um limite máximo de 40.000 ou 50.000 visitantes por dia”, acrescentou.

Os residentes da região de Veneto também terão de reservar uma ida a Veneza, mas não terão de pagar a taxa. Quem pernoitar na cidade também fica isento do pagamento, uma vez que pagaram a taxa de turismo.

Leia Também: Primeiro-ministro italiano cancela viagem a Angola por estar com Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório