Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

"Ninguém poderia imaginar". Civil escapa (por pouco) a ataque em Kharkiv

A pessoa, que parece carregar dois sacos em cada mão, é surpreendida por uma explosão a escassos metros do local onde passava.

Notícias ao Minuto

10:26 - 18/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Um vídeo divulgado no domingo pelo Ministério da Defesa ucraniano mostra o momento em que uma pessoa escapa (por pouco) a um ataque em Kharkiv, enquanto caminhava pelas ruas daquela cidade.

“Kharkiv. Há dois meses, ninguém na Ucrânia poderia ter imaginado algo assim. Agora estar a tornar-se normal para tantos ucranianos”, refere o organismo, numa publicação na rede social Twitter.

A pessoa, que parece carregar dois sacos em cada mão, é surpreendida por uma explosão a escassos metros do local onde passava, caindo no chão. As imagens, que pode ver acima, mostram ainda o civil a levantar-se e a sair do local rapidamente.

Segundo Oleg Sinegoubov, governador daquela região do nordeste da Ucrânia, mais de 500 pessoas, incluindo mais de 20 crianças, morreram desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro.

Recorde-se que Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, com quase 1,5 milhões de habitantes antes da guerra, está localizada a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Rússia e foi palco de intensos combates no início do conflito, mas manteve-se sob controlo das forças ucranianas.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já causou quase duas mil vítimas mortais, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, mais de 12 milhões de pessoas terão fugido, cinco milhões das quais para os países vizinhos.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções que atingem praticamente todos os setores da economia russa.

Leia Também: Míssil russo atinge cozinha solidária do chef José Andrés em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório