Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Entrada da Finlândia na NATO é "altamente provável"

Guerra na Ucrânia acelerou a adesão dos países nórdicos à aliança transatlântica.

Entrada da Finlândia na NATO é "altamente provável"
Notícias ao Minuto

11:21 - 15/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Finlândia

A ministra da Europa da Finlândia, Tytti Tupparainen, comentou esta sexta-feira a aproximação do seu país à aliança transatlântica, afirmando que a guerra na Ucrânia foi "uma chamada de atenção" para a Finlândia e garantindo que a adesão à NATO é "altamente provável".

Numa entrevista à Sky News, a governante afirmou que "o povo finlandês parece ter tomado a sua decisão e há uma enorme maioria a favor da adesão da Finlândia à NATO"

"Somos uma democracia parlamentar, portanto temos de discutir este assunto no nosso parlamento. Nesta altura, diria que é altamente provável, mas a decisão ainda não foi tomada", afirmou Tupparainen.

Na quarta-feira, numa conferência conjunta com a primeira-ministra sueca, a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, disse que o processo de adesão da Finlândia será "relativamente rápido, [e uma decisão] acontecerá dentro de semanas”.

Desde o início da invasão russa, que arrancou enquanto a Ucrânia considerou ela própria aderir à NATO, as sondagens nos dois países nórdicos demonstraram um sentimento cada vez mais favorável em relação à adesão dos dois países, historicamente neutros em conflitos armados.

A Suécia e a Finlândia já são observadores na NATO, permitindo que a aliança realize treinos militares no seu território.

A Finlândia é, dos dois, o país com o qual a Rússia tem uma fronteira maior, partilhando 1300 quilómetros de fronteira. Os dois também tiveram um conflito histórico, durante a Segunda Guerra Mundial. A capital finlandesa, Helsínquia, fica a menos de 400 quilómetros de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa e antiga capital do império.

A Rússia, por outro lado, tem avisado os dois países por causa desta possibilidade, ameaçando com armas nucleares e invadindo o espaço aéreo sueco com ogivas a bordo de jatos.

Leia Também: Kremlin avisa nórdicos sobre adesão à NATO e ameaça com armas nucleares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório