Uma porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, esta sexta-feira, que o fim da pandemia ainda está muito distante, recorrendo a dados que revelam um aumento de casos em todo o mundo na última semana.
A OMS tinha dito anteriormente que a fase aguda da pandemia poderia terminar este ano, mas que isso iria depender da rapidez com que atingíssemos a meta de vacinar 70% da população em cada país, entre outros fatores.
Questionada por um jornalista numa conferência de imprensa em Genebra sobre o momento do fim da pandemia, Margaret Harris disse, citada pela Reuters, que esta estava "longe de terminar". "Estamos definitivamente no meio da pandemia", acrescentou.
Após mais de um mês a descerem, os casos de Covid-19 começaram a aumentar em todo o mundo na semana passada, recorda a OMS, com confinamentos na Ásia e na província chinesa de Jilin a lutar para conter surtos.
Segundo a organização, em causa está uma combinação de fatores, incluindo a variante altamente transmissível Ómicron, a subvariante BA.2, e o alívio das medidas de restrição sociais e de saúde pública.
Leia Também: OMS denuncia 43 ataques contra instalações de saúde na Ucrânia