Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos 13 mortos em exploração mineira no Sudão

Pelo menos 13 pessoas morreram e outras dez ficaram feridas quando um poço numa mina artesanal de ouro desabou no sul do Sudão, no estado de Kordofan do sul, na fronteira com o Sudão do Sul.

Pelo menos 13 mortos em exploração mineira no Sudão
Notícias ao Minuto

15:00 - 16/03/22 por Lusa

Mundo Sudão

"Um poço para a extração de ouro desmoronou-se e caiu em cima de 40 mineiros", disse o vice-presidente da câmara de Talodi, Abdelrahmán Musa, em declarações a uma rádio local, citadas pela agência de notícias espanhola Efe.

"O hospital de Talodi recebeu esta manhã 13 cadáveres resultantes do colapso do poço de ouro na área de Um Daual", acrescentou o responsável, adiantando que outras dez pessoas ficaram feridas e estão em estado crítico.

De acordo com o responsável municipal, o acidente aconteceu devido ao elevado número de mineiros que estavam a usar a estrutura, e que foram atraídos pela possibilidade de explorar uma grande quantidade de ouro.

Os números oficiais citados pela Efe apontam para a existência de mais de 800 pontos de extração de ouro em todo o Sudão, havendo cerca de um milhão de pessoas que tentam encontrar este metal precioso com recurso a técnicas artesanais e nem sempre seguras.

O ouro é a principal fonte de divisas do Sudão, depois de o país ter perdido cerca de 75% das receitas fiscais que resultava da exploração de petróleo quando o Sudão do Sul e o Sudão foram divididos, em 2011.

Leia Também: Guerra e golpe de Estado colocam metade das pessoas no Sudão com fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório