Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

China diz que notícia de que a Rússia pediu ajuda é "desinformação"

A rejeição destas notícias foi feita durante um briefing regular do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

China diz que notícia de que a Rússia pediu ajuda é "desinformação"
Notícias ao Minuto

09:21 - 14/03/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que as afirmações das autoridades dos Estados Unidos da América de que a Rússia pediu a Pequim ajuda económica e militar para continuar a guerra na Ucrânia são "desinformação". 

"É completamente falso, é pura desinformação. A China declarou clara e consistentemente a sua posição sobre a crise na Ucrânia. Desempenhamos um papel construtivo e avaliamos a situação de forma imparcial e independente", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, em conferência de imprensa.

"Denegrir a posição da China não é aceitável", acrescentou.

A rejeição destas notícias foi feita durante um briefing regular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Pequim, avançou a agência Reuters.

De acordo com o diário The New York Times, que citou responsáveis que pediram o anonimato, a Rússia pediu à China equipamentos militares para a guerra, e uma ajuda económica para ultrapassar as sanções ocidentais.

As mesmas fontes não indicaram a natureza exata da ajuda pedida, nem se a China respondeu.

"Nunca ouvi falar disso", reagiu um porta-voz da embaixada da China, em Washington, numa declaração a vários órgãos de comunicação social.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil. 

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Conselheiro de Biden alerta China para consequências se ajudar a Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório