Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

AO MINUTO: "Crime de guerra odioso"; Ucrânia admite não entrar na NATO

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: "Crime de guerra odioso"; Ucrânia admite não entrar na NATO

Assinalam-se esta quarta-feira duas semanas desde o início da invasão russa da Ucrânia. Os últimos dias têm ficado marcados por cessar-fogos temporários para a retirada em segurança de civis das cidades de Kyiv, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol.

Apesar de relatos de bombardeamentos russos nestas cidades, um dos quais numa maternidade e num hospital pediátrico em Mariupol, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que 35 mil civis foram retirados durante o dia de ontem.

O 15.º dia da invasão ficará marcado pela reunião do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, na Turquia. Esta é a primeira vez que a Rússia envia um ministro para conversações sobre o conflito.

Nas últimas semanas, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 516 civis morreram e mais de 900 ficaram feridos. Contudo, as autoridades ucranianas afirmam que mais de dois mil civis foram vítimas da ofensiva russa. Mais de 2,1 milhões de pessoas já abandonaram a Ucrânia, metade das quais são crianças.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h45 - Este registou terminou. Poderá acompanhar as incidências da tarde aqui.

15h22 - Ucrânia admite não entrar na NATO se for garantida segurança do país
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia assegurou hoje que o país está disposto a ficar fora da NATO desde que a ONU, incluindo a Rússia, garanta um quadro de segurança tão eficaz como o fornecido pela Aliança Atlântica.

14h17 - Bombardeamento de maternidade na Ucrânia é "crime de guerra odioso"
 
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou hoje como "um crime de guerra odioso" o bombardeamento pelas forças russas de uma maternidade e de um hospital pediátrico em Mariupol, no leste da Ucrânia.

15h17Habitantes de Mariupol “atacam-se uns aos outros por comida”, denuncia Cruz Vermelha

Os habitantes da cidade de Mariupol, que se encontra cercada por tropas russas, começaram a “atacar-se uns aos outros”. 

Segundo Sasha Volkov, representante do Comité Internacional da Cruz Vermelha, citado pela Sky News, os residentes ainda têm alimentos, mas “não se sabe quanto tempo durarão”. 

15h04 - Eis as "medidas excecionais" sobre proteção temporária hoje aprovadas
 
O governo português aprovou hoje "medidas excecionais" no âmbito da concessão de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da guerra, para assegurar "um efetivo e célere" processo de acolhimento e de integração.

15h02 - 65 mil pessoas retiradas de cidades sob ataque através de corredores humanitários

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que cerca de 65 mil civis foram retirados das cidades que se encontram sob ataque das tropas russas. A informação foi avançada num vídeo publicado nas redes sociais. 

14h50 - Três jornais nórdicos escrevem em russo para combater propaganda
 
Três grandes jornais nórdicos anunciaram que vão traduzir para russo parte dos seus artigos sobre a guerra na Ucrânia, para chegar ao público na Rússia e contrariar a "propaganda" do Kremlin.

14h49 - Rússia ficará sem novas séries e novelas da TV brasileira
 
A TV Globo, maior empresa de 'media' do Brasil, suspenderá a cooperação com parceiros na Rússia e deixará de vender direitos de exibição de suas novelas e séries neste país devido à invasão da Ucrânia, informou a imprensa brasileira.

14h48 - Turquia acredita numa cimeira Putin-Zelensky após reunião de ministros
 
As conversações hoje entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia não resultaram num cessar-fogo, mas ambos prometeram continuar o diálogo, e a Turquia, que acolheu a reunião, acredita numa futura cimeira dos presidentes dos dois países.

14h47 - ONU regista 549 mortos e 957 feridos entre a população civil
 
A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 549 mortos e 957 feridos entre a população civil até quarta-feira, segundo dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

14h42 - Zelensky informou Boris e Macron sobre “os novos crimes da Rússia contra o povo ucraniano”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou esta quinta-feira que conversou com o homólogo francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro britânico, Boris Jonhson.

Numa publicação no Twitter, Zelensky refere que informou os dois líderes sobre “os novos crimes da Rússia contra o povo ucraniano”.

“Mais apoio à Ucrânia foi discutido com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Também nos centrámos nas negociações de paz com o Presidente francês, Emmanuel Macron. Temos de parar a guerra”, afirmou.

14h31 - EUA elogiam povo polaco pelo acolhimento de refugiados
 
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, elogiou hoje o povo polaco pela sua generosidade, ao acolher mais de um milhão de refugiados, numa visita a Varsóvia ensombrada pela divergência sobre fornecimento de aviões a Kyiv.

14h30 - Lisboa já recebeu 235 refugiados ucranianos no centro de acolhimento
 
O centro de acolhimento de emergência de refugiados ucranianos em Lisboa, criado pela Câmara Municipal, já recebeu 235 pessoas, indicou hoje o presidente da autarquia, Carlos Moedas, perspetivando que o fluxo "vai aumentar muito".

14h14 - Imagens de drone mostram tanques russos destruídos nas imediações de Kyiv

A resistência ucraniana em Kyiv continua a surpreender os russos e o mundo, aguentando a artilharia da Rússia após 15 dias de invasão. Em Brovary, nas imediações de Kyiv, as forças ucranianas estão a atrasar o avanço dos invasores, e os tanques destruídos vão-se acumulando nas estradas.

13h52 - Marcelo recebe "irmãos ucranianos" e enaltece esforço de Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta quinta-feira os 267 refugiados ucranianos, que chegaram ao Aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, de um voo fretado pela ONG Ukranian Refugees.

13h46 - Interconexões na Declaração de Versalhes mas França mantém reservas
 
Os líderes da União Europeia, reunidos entre hoje e sexta-feira em Versalhes, França, deverão assumir a necessidade de completar a rede europeia de interconexões de gás e eletricidade, apesar de França manter reservas a esta antiga reivindicação ibérica.

13h40 - Portugal concedeu até hoje mais de 4.600 pedidos de proteção temporária
 
Portugal concedeu até hoje mais de 4.600 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

13h32 - Metade da população de Kyiv fugiu da capital desde ataque russo
 
Metade da população da capital da Ucrânia, Kyiv, fugiu da cidade desde o início da invasão russa ao país, em 24 de fevereiro, anunciou hoje o presidente do município, Vitali Klitschko.

13h00 - "Tragédia" na Ucrânia abalou segurança global , diz Guterres
 
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje, na Conferência de Istambul, que a paz e segurança foram "abaladas profundamente pela tragédia" na Ucrânia e apelou ao "silenciar das armas e fim da matança" a nível global.

12h58 - Reino Unido simplifica vistos para refugiados com passaporte
 
O governo britânico anunciou hoje que vai simplificar a partir da próxima semana o processo de entrada no Reino Unido de refugiados ucranianos detentores de passaporte, após inúmeras críticas à complexidade dos procedimentos.

12h37 - Número de refugiados ucranianos sobe para 2,3 milhões
 
O número de pessoas que foram forçadas a fugir da Ucrânia para outros países na sequência da invasão russa, em 24 de fevereiro, já ultrapassou os 2,31 milhões, anunciou hoje o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

12h30 Macron e Scholz pedem cessar-fogo a Putin

O presidente de França, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediram um cessar-fogo na Ucrânia ao presidente russo, Vladimir Putin. Os três líderes conversaram por telefone hoje, no âmbito de uma cimeira da União Europeia, realizada em Versalhes, França. 

“Exigimos um cessar-fogo por parte da Rússia e negociámos uma solução para a crise”, afirmou fonte do Palácio do Eliseu.

12h20 - Com a guerra por perto, Lituânia aperta estado de emergência e liberdades

A Lituânia foi o primeiro país da União Europeia a declarar o estado de emergência devido à invasão russa na Ucrânia, e vai apertar ainda mais as medidas de emergência.

12h18 - Sánchez diz que ataque a hospital em Mariupol constitui crime de guerra
 
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, considerou hoje que o bombardeamento de hospitais ucranianos pelas forças russas, como aconteceu com uma maternidade em Mariupol, constitui "um crime de guerra" que não pode ficar impune.

12h10 - Zelensky pede mais apoio à Alemanha e sanções contra a Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que “discutiu” com o chanceler alemão, Olaf Scholz, as “negociações de paz” que decorrem com a Rússia em relação à invasão da Ucrânia.

“Discuti o curso das negociações de paz com o chanceler Olaf Scholz. Salientei a importância de aumentar o apoio de defesa à Ucrânia e a pressão das sanções sobre a Rússia. Levantei a questão da adesão da Ucrânia à UE na véspera da cimeira informal dos líderes europeus”, escreveu no Twitter.

11h57 - Jovem prodígio da matemática europeia morta em Kharkiv

Os bombardeamentos indiscriminados pelos russos a edifícios residenciais, maternidades e escolas têm feito centenas de vítimas civis na Ucrânia, e em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniano, as bombas mataram Yulia Zdanovska, uma das mais promissoras matemáticas da Europa.

11h54 - Aterra hoje em Figo Maduro um voo com 260 refugiados ucranianos

O Governo informa que vai aterrar no AT1 (aeroporto militar de Figo Maduro), pelas 13h00, um voo fretado pela ONG Ukranian Refugees com 260 refugiados ucranianos a bordo.

11h42 - Rússia diz que continuará a atacar Ucrânia até exigências serem atendidas
 
A Rússia transmitiu hoje ao Governo ucraniano que continuará a atacar até que as suas exigências sejam atendidas, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, após um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov. 

"Isso significa rendição, algo que não é aceitável", sublinhou Kuleba, assegurando que a Ucrânia "é forte e está a lutar" e que, apesar de estar disponível para procurar soluções, não se vai render. "A narrativa ampla que me transmitiu é que [a Rússia] vai continuar os ataques até que a Ucrânia atenda às suas exigências. E essa exigência é uma rendição. Isso não é aceitável", garantiu Kuleba, em conferência de imprensa após a breve reunião, realizada na cidade turca de Antália.

11h24 - União Europeia já mobilizou 145 toneladas de ajuda essencial à Ucrânia
 
A União Europeia (UE) já mobilizou 145 toneladas com 85 milhões de artigos de ajuda essencial para a Ucrânia, avaliados em mais de 100 milhões de euros, disse hoje uma fonte comunitária à agência Lusa.

11h23 - Conversações na Bielorrússia são único formato de diálogo, diz Lavrov
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, disse hoje que as conversações na Bielorrússia são o único formato viável para dialogar com a Ucrânia, depois de se encontrar com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, na Turquia.

11h22 - Tesla pagará salário a trabalhadores chamados para a guerra

A Tesla anunciou que vai assegurar o pagamento dos seus funcionários ucranianos chamados para combater na guerra. Este pagamento (assim como o posto de trabalho) estará assegurado durante um período de três meses, explica a empresa de Elon Musk à CNBC.

11h19 - Ucrânia acusa a Rússia de "não querer" negociar. Rússia diz que estava sob ameaça

A reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia terminou sem um acordo para um "cessar-fogo". Enquanto a Ucrânia acusa a Rússia de não querer negociar, a Rússia defende-se e alega que "nunca atacou a Ucrânia" e que a ofensiva militar aconteceu porque estava a ser ameaçada.

11h18 - França avisa: Adesão da Ucrânia à UE "não será para amanhã"

O secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clement Beaune, alertou esta quinta-feira que a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) “não será para amanhã”. O alerta surge no mesmo dia em que os chefes de Estado e Governo dos 27 Estados-membros discutem a guerra na Ucrânia e as suas consequências. 

11h15 - Ataque a maternidade? Presidência russa diz que vai questionar exército
 
A Presidência russa prometeu hoje questionar as chefias militares sobre o bombardeamento de um hospital pediátrico na cidade ucraniana de Mariupol, que provocou pelo menos três mortos, incluindo uma criança. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros repete que a instituição estaria a ser ocupada por "radicais" ucranianos.

10h05 - Terminou reunião entre ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano

A reunião entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, e o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, já terminou.

A reunião, que decorreu em Antália, na Turquia, terminou sem avanços no que diz respeito a um cessar-fogo. 

Segundo avançou o ministro russo, em conferência de imprensa, foi discutida a questão dos corredores humanitários e abertura de novas rotas para retirar cidadãos civis das cidades atacadas. Foi ainda discutido o fornecimento de alimentos e a estabilidade de preços na Europa. 

09h54 - Abramovich (e mais seis) na lista de sanções no Reino Unido

O multimilionário oligarca russo Roman Abramovich foi incluído na lista de sanções do governo britânico, depois de muita pressão para que um dos maiores investidores do futebol inglês fosse afastado do país.

09h50Ucrânia abre sete corredores humanitários

A Ucrânia abriu sete corredores humanitários para a retirada em segurança dos civis das cidades atacadas pelas forças russas. O anúncio foi feito pela vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. 

Veja a rota dos corredores humanitários:

  • Sumy para Poltava;
  • Trostyanets para Poltava;
  • Krasnopillya para Poltava;
  • Passas para Lozova;
  • Mariupol para Zaporizhzhya;
  • Volnovakha para Pokrovsk;
  • Borodyanka, Bucha, Irpin e Gostomel para Kyiv.

09h44 - Moscovo acusa Pentágono de financiar pesquisas sobre armas biológicas
 
O Ministério da Defesa da Rússia acusou hoje os Estados Unidos de financiarem um programa de armas biológicas na Ucrânia, dizendo ter encontrado evidências nesse sentido em laboratórios ucranianos.

09h02 - EUA aprovam 12,7 mil milhões para ajudar Kyiv
 
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira à noite um novo orçamento federal no qual se prevê 14 mil milhões de dólares (12,7 mil milhões de euros) para a crise ucraniana.

09h01 - Criança de seis anos morre em ataque a hospital pediátrico em Mariupol

Pelo menos três pessoas, incluindo uma criança de seis anos, morreram na sequência de um bombardeamento de tropas russas a um hospital pediátrico em Mariupol, no sudeste da Ucrânia. A informação é avançada pela BBC, que cita o vice-presidente da Câmara de Mariupol, Sergei Orlov. 

08h58 - Começou a reunião entre ministros russo e ucraniano na Turquia
 
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitro Kuleba, e da Rússia, Sergey Lavrov, iniciaram na Turquia a primeira reunião entre ambos desde o início da invasão russa para negociar uma solução para o conflito.

08h55 - Vice-embaixador russo na ONU diz que maternidade atacada era unidade militar. Embaixada em Portugal alega o mesmo

O vice-embaixador da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy, afirmou que as informações sobre um bombardeamento a uma maternidade em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, são “notícias falsas” porque o estabelecimento foi transformado numa unidade militar

A posição de Dmitry Polyanskiy alinha-se com a da Embaixada da Rússia em Portugal, que num comunicado acusou a Ucrânia de estar a "a instalar lançadores múltiplos de mísseis e artilharia nas cortes de edifícios residenciais, hospitais, escolas e creches" algo que é, no entender da embaixada, uma forma do exército utilizar infraestruturas civis e população como "escudos humanos".

08h50 - Consequências económicas "ainda são muito imprevisíveis"
 
O diretor para o sul da Europa do britânico Department for International Trade (DIT), João Sebastião, considera, em declarações à Lusa, que as consequências económicas da invasão da Ucrânia pela Rússia "ainda são muito imprevisíveis".

08h26 - Petrolífera italiana Eni suspende compra de petróleo bruto da Rússia
 
O grupo petrolífero italiano Eni anunciou hoje que suspendeu os contratos de compra de petróleo bruto da Rússia, uma semana depois de revelar que venderia a sua participação no gasoduto que liga a Rússia a Turquia.

08h25 - Reforço nas forças armadas alemãs pode ser alavanca para defesa europeia
 
Rafael Loss, coordenador de dados do Conselho Europeu para as relações externas (ECFR), considera que o reforço de 100 mil milhões de euros para as forças armadas alemãs pode revelar-se uma "verdadeira alavanca para a defesa europeia".

08h15 - Rússia anuncia que vai deixar de participar no Conselho da Europa
 
O governo russo anunciou hoje que vai deixar de participar no Conselho da Europa e acusou os países da União Europeia (UE) e da NATO de minarem o organismo.

08h00 - Músico e deputado ucraniano vai lutar na guerra e pede apoio da NATO

Celebridade da música ucraniana e ex-deputado, Svyatoslav Vakarchuk acaba de integrar as Forças de Defesa Territoriais para travar a invasão russa, pedindo mais envolvimento da NATO enquanto é tempo de a História não recuar a 1939.

07h28 - Centrais nucleares controladas pelos russos deixaram de transmitir dados
 
A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) denunciou hoje o corte repentino na transmissão remota de dados dos seus sistemas de vigilância nas centrais nucleares ucranianas de Chernobyl e Zaporozhye, ambas controladas pelas forças militares russas.

07h20 - Presidente da Venezuela preocupado com possível guerra nuclear mundial
 
O Presidente da Venezuela disse hoje estar preocupado com a possibilidade de o conflito entre a Rússia e a Ucrânia se tornar numa "guerra nuclear mundial" e pediu para se evitar uma escalada.

07h17 - Serviço Prime Video da Amazon deixou de estar disponível na Rússia
 
A Amazon vai suspender o acesso ao serviço de 'streaming' Prime Video na Rússia na sequência da guerra na Ucrânia, adiantou hoje em comunicado a multinacional norte-americana de tecnologia.

07h15 - PlayStation suspendeu loja virtual e envio de jogos para a Rússia
 
A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou hoje a suspensão das operações da PlayStation Store na Rússia, bem como todos os envios de 'software' e 'hardware' para aquele país, na sequência da invasão russa à Ucrânia.

07h14 - Filho de deputada britânica vai combater russos
 
O filho de uma deputada britânica está entre o grupo de ex-militares do Reino Unido que partiram para a Ucrânia, onde vão combater as forças russas invasoras, apesar das advertências feitas por Londres.

07h14 - Nintendo suspendeu envio de jogos para a Rússia
 
O gigante japonês de videojogos Nintendo anunciou hoje a suspensão dos envios para a Rússia, juntando-se à congénere Sony e várias empresas que se retiraram do país depois da invasão russa da Ucrânia.

07h10 - OMS. Ataque a maternidade ucraniana aconteceu durante trabalhos de parto
 
O ataque aéreo russo a uma maternidade e hospital pediátrico na cidade portuária de Mariupol feriu mulheres que se encontravam em trabalho de parto e soterrou crianças nos escombros.

07h09 - Líderes dos 27 discutem hoje guerra na Ucrânia e consequências Os chefes de Estado e de Governo da UE iniciam hoje, em Versalhes, França, uma cimeira de dois dias originalmente consagrada à economia, mas que se focará agora na defesa e energia, por força da ofensiva russa na Ucrânia.

07h09 - ONU garante desconhecer armas biológicas ucranianas após acusação
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) garantiu hoje não ter provas da existência de programas ilegais de armas químicas e biológicas na Ucrânia, como denunciou o governo russo.

07h08 - EUA dizem que Rússia pode estar a preparar-se para "usar armas químicas"
 
A porta-voz da administração do Presidente norte-americano, Jen Psaki, alertou na noite de quarta-feira que a Rússia pode estar a preparar-se para "usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia", depois de Moscovo ter feito considerações sobre Washington.

07h07 - EUA pedem a petrolíferas para aumentarem oferta de petróleo
 
A secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, pediu na quarta-feira às companhias petrolíferas para aumentarem a oferta de petróleo bruto perante a emergência causada pela invasão russa da Ucrânia.

07h06 - FMI aprova ajuda de emergência no valor de 1.300 milhões
 
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou quarta-feira 1.400 milhões de dólares (cerca de 1.300 milhões de euros) em ajuda de emergência para a Ucrânia, que enfrenta "uma crise humanitária e económica muito séria" devido à invasão russa.

07h05 - Ministros russo e ucraniano na Turquia para conversações de paz
 
O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, chegaram hoje à Turquia para a primeira reunião a este nível desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

07h03 - Zelensky diz que pelo menos 35 mil civis foram retirados esta quarta
 
Pelo menos 35.000 civis foram retirados de cidades ucranianas na quarta-feira, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

07h00 - Bom dia. Começamos esta quinta-feira com mais um acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório