Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Jovem prodígio da matemática europeia morta em Kharkiv

Yulia Zdanovska, de 21 anos, ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas Europeias da Matemática de 2017.

Jovem prodígio da matemática europeia morta em Kharkiv
Notícias ao Minuto

11:36 - 10/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Os bombardeamentos indiscriminados pelos russos a edifícios residenciais, maternidades e escolas têm feito centenas de vítimas civis na Ucrânia, e em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniano, as bombas mataram Yulia Zdanovska, uma das mais promissoras matemáticas da Europa.

A morte de Yulia foi confirmada pela embaixada ucraniana na Hungria, no Twitter, e pela Teach For Ukraine, uma organização não-governamental dedicada ao ensino, onde a jovem de 21 anos dava aulas de informática.

Numa publicação no Facebook, a organização lamenta a morte de Yulia, que era "extraordinária". "Ela licenciou-se em informática na melhor universidade ucraniana e podia trabalhar para qualquer gigante da tecnologia. Ela venceu várias competições nacionais e internacionais e podia fazer qualquer um apaixonar-se por matemática. Mais importante que tudo, Yulia era uma fantástica professora. As últimas palavras foram: 'Vou ficar em Kharkiv até vencermos'. Vamos recordar para sempre a Yulia e vamos honrar a sua memória", disse a Teach For Ukraine.

Segundo as autoridades, Yulia morreu num incêndio, depois de uma bomba russa atingir a área residencial onde se encontrava.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que morreram mais de 500 civis desde o início da guerra, mas salienta que o número real deve ser muito maior. Já as autoridades ucranianas afirmam que morreram mais de dois mil civis.

Leia Também: OMS. Ataque a maternidade ucraniana aconteceu durante trabalhos de parto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório