Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ucrânia: Washington envia baterias de mísseis Patriot para a Polónia

Os Estados Unidos enviaram duas novas baterias de mísseis antiaéreos Patriot para a Polónia, em linha com o seu compromisso de defender o território dos países da NATO, informou hoje um alto funcionário do Pentágono.

Ucrânia: Washington envia baterias de mísseis Patriot para a Polónia
Notícias ao Minuto

18:44 - 09/03/22 por Lusa

Mundo Guerra

As baterias antiaéreas, geralmente estacionadas na Alemanha, foram reposicionadas a pedido do Governo polaco, explicou esta fonte do Pentágono.

"As duas baterias Patriot agora estão reposicionadas na Polónia. Nós não diremos onde estão, mas estão na Polónia e estão ativas", garantiu a fonte, referindo-se às armas capazes de combater e destruir mísseis balísticos, aeronaves ou mísseis de cruzeiro, que são frequentes vezes utilizadas no Médio Oriente.

"Este é um destacamento puramente defensivo, realizado de forma preventiva para combater qualquer ameaça potencial contra nós ou contra forças aliadas", explicou o alto funcionário, lembrando o compromisso do Presidente Joe Biden de respeitar o artigo 5 da carta da Aliança Atlântica, que obriga todos os seus membros a socorrer um aliado no caso de ataque.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de cerca de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Alemanha exclui possibilidade de entregar aviões de combate a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório