Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Há um táxi preto a resgatar dezenas de refugiados da Ucrânia para Polónia

Britânico Roman Tymchyshyn decidiu rumar à Ucrânia, onde nasceu, para trazer refugiados através da fronteira polaca.

Há um táxi preto a resgatar dezenas de refugiados da Ucrânia para Polónia
Notícias ao Minuto

16:52 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Roman Tymchyshyn tem 31 anos e tem dupla nacionalidade. É britânico e ucraniano e quando a guerra começou, na madrugada de 24 de fevereiro, não conseguiu ficar indiferente. 

O homem, nascido em Lviv, Ucrânia, regressou ao país de origem e, no seu táxi preto, já transportou cerca de 80 pessoas de Lviv para a fronteira polaca. 

Idosos, grávidas, bebés e até animais de estimação - incluindo um gato, um coelho, dois cachorros e uma tartaruga - já passaram pelos bancos do táxi londrino.

A jornada começou no dia 28 de fevereiro e desde então já foram percorridos perto de 3.500 quilómetros, cerca de 480 quilómetros por dia. 

À agência de notícias PA, Roman afirma que o patrão lhe deu um mês de licença remunerada para poder cumprir esta missão. "O meu empregador é muito generoso e concedeu-me um mês de licença remunerada, então mudei-me para a Ucrânia principalmente para ajudar as pessoas a saírem”, contou.

“Até cruzar a fronteira ou chegar ao seu destino final, os passageiros sentem-se assustados, mas às vezes ficam mais relaxados quando estão reunidos com famílias diferentes. Formo grupos de pessoas aleatórias", explicou acrescentando que estas pessoas acabam por partilhar as suas histórias durante as viagens.

Roman, entusiasta de carros clássicos, organizou ainda uma angariação de fundos para comprar uma carrinha de modo a conseguir ajudar mais ucranianos a abandonar o país. 

Recorde-se que o presidente russo Vladimir Putin lançou uma ofensiva contra a Ucrânia na madrugada de dia 24 de fevereiro sob pretexto de "desnazificar" o país, levando a generalidade da comunidade internacional, inclusive o próprio povo russo, a condenar o ataque. 

Leia Também: OMS. Dez mortos e 16 feridos contra instalações de saúde na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório