Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky agradece "solidariedade" e "forte apoio" de Espanha

O primeiro-ministro espanhol afirma que “juntamente com os parceiros da União Europeia”, irá continuar a “apoiar a Ucrânia e o povo ucraniano nestes tempos difíceis”.

Zelensky agradece "solidariedade" e "forte apoio" de Espanha
Notícias ao Minuto

15:18 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu esta quarta-feira a “solidariedade” e o “forte apoio” de Espanha em relação à invasão russa da Ucrânia.

“Tive uma conversa telefónica com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, na qual o informei sobre a luta do povo ucraniano contra a agressão russa. Agradeço a Espanha pela sua solidariedade com a Ucrânia e pelo seu forte apoio”, afirmou Zelensky na rede social Twitter. 

Por sua vez, o primeiro-ministro espanhol deu conta de uma “conversa com o presidente Zelensky”, onde afirmou que, “juntamente com os parceiros da União Europeia”, irá continuar a “apoiar a Ucrânia e o povo ucraniano nestes tempos difíceis”. Os governantes discutiram ainda a adesão da Ucrânia à União Europeia.

No início do mês, o governo espanhol assumiu um compromisso “inabalável” para com os cidadãos ucranianos. A porta-voz do executivo, Isabel Rodríguez, anunciou a aprovação pelo Conselho de Ministros de uma declaração institucional onde a Espanha se vai alinhar com a decisão adotada pelo Conselho da União Europeia sobre a concessão de proteção temporária aos ucranianos no caso de um afluxo maciço de pessoas deslocadas.

Sobre os cidadãos ucranianos que já vivem em Espanha, Rodríguez insistiu que serão adotadas as medidas necessárias para garantir que eles possam permanecer e trabalhar no país e ter acesso a cuidados de saúde e educação, bem como à assistência social correspondente. Espanha anunciou ainda o envio de armamento para a Ucrânia.

Leia Também: AO MINUTO: Energia cortada em Chernobyl; Caças? "Cenário perigoso"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório