Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Russos lançam mísseis sobre reator nuclear; Zhytómyr atacada

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: Russos lançam mísseis sobre reator nuclear; Zhytómyr atacada

Numa altura em que a invasão russa sobre a Ucrânia vai já no seu décimo primeiro dia, as mais recentes informações, divulgadas pelos Médicos Sem Fronteiras, dão conta de uma situação "catastrófica" na cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelo exército russo. A mesma entidade alega, assim, que é "imperativo" retirar rapidamente a população da cidade que tem sido, nos últimos dias, um dos principais palcos da guerra.

Durante esta madrugada, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz ter falado com o homólogo norte-americano, Joe Biden, para discutir o apoio financeiro dos Estados Unidos à Ucrânia e as sanções contra a Rússia.

Numa outra perspetiva, a China pede aos norte-americanos para não lançarem "mais achas para a fogueira", avisando que os Estados Unidos e a Europa devem prestar atenção ao impacto negativo que a expansão da NATO para o leste tem para a segurança da Rússia.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

15h20 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar todos os desenvolvimentos da guerra na Ucrânia neste novo registo.

15h15 - Cazaquistão, aliado de Moscovo, autoriza manifestação pró-ucraniana
 
O Cazaquistão, aliado de Moscovo, permitiu uma manifestação contra a invasão na Ucrânia, no sábado, enquanto o Governo se procura distanciar da Rússia, para não ser incluído nas sanções ocidentais.

15h01 - Pelo menos 364 civis mortos e 759 feridos desde início da guerra
 
Pelo menos 364 civis ucranianos morreram e 759 ficaram feridos na sequência da invasão russa da Ucrânia, de acordo com o balanço hoje divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

14h59 - Frente Atlântica lança campanha para apoiar refugiados

A Frente Atlântica, que junta as câmaras de Vila Nova de Gaia, Porto e Matosinhos, lançou hoje a campanha "Somos todos Ucrânia", uma "resposta concertada e de grande escala" à crise de refugiados provocada pela guerra na Ucrânia.

14h53 - Canal BBC World News retirado do ar na Rússia

As autoridades russas têm vindo, nos últimos dias, a restringir o acesso a meios de comunicação social estrangeiros e independentes. A medida foi agora estendida ao canal BBC World News, que vai deixar de ser transmitido na Rússia, à medida que prossegue a invasão do país sobre a Ucrânia, conta o The Guardian.

14h37 - Azerbaijão suspende comunicação aérea com a Rússia

O governo do Azerbaijão informou hoje que a sua companhia estatal de aviação, Azal, suspendeu, por mútuo acordo, a comunicação aérea com a Rússia, invocando, para tal, as sanções impostas a Moscovo pela invasão da Ucrânia.

14h35 - Estados Unidos reportam ataques deliberados a civis por parte da Rússia

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos acederam a "relatos muito credíveis" acerca de ataques deliberados a civis por parte das forças russas na Ucrânia, relata o The Guardian.

14h25 - Tenista ucraniano que está na guerra revela mensagens de Djokovic

Sergiy Stakhovsky colocou a carreira de tenista profissional em 'stand-by' para ajudar a Ucrânia a combater a invasão por parte das forças militares russas, e, este domingo, revelou, através das redes sociais, uma demonstração de apoio da parte de Novak Djokovic.

14h19 - Ucrânia foi a "responsável pela provocação" em torno da central nuclear de Zaporizhzhia, diz Putin

O Kremlin disse que Vladimir Putin disse ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que a Ucrânia era a grande "responsável pela provocação" em torno da central nuclear de Zaporizhzhia, informa a Sky News.

Os dois líderes discutiram a invasão da Rússia durante uma chamada telefónica que durou, este domingo, uma hora e 45 minutos.

14h14 - Cardeal patriarca diz que ucranianos em Portugal "estão em sua casa"

A embaixadora da Ucrânia agradeceu hoje a solidariedade e apoio dos portugueses durante uma missa em que o Cardeal Patriarca de Lisboa prometeu aos ucranianos que vivem em Portugal e aos refugiados que cheguem que estão "em sua casa".

14h04 - Mais de 2.000 detidos em protestos anti-guerra na Rússia

A mais recente atualização feita pela organização não-governamental (ONG) OVD-Info, especializada na monitorização de manifestações, relata que a polícia russa deteve, este domingo, mais de 2.034 pessoas em protestos anti-guerra, em diversas cidades de todo o país.

13h55 - Médicos sem Fronteiras pedem que ajuda humanitária seja um direito

A Médicos sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje que os corredores humanitários na Ucrânia são insuficientes e pediu que "a passagem segura e o acesso à ajuda humanitária sejam um direito em qualquer lugar do país e não um privilégio".

13h53 - União Europeia denuncia "propaganda russa" sobre discriminação de africanos

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, denunciou este domingo a "propaganda russa" sobre a suposta discriminação que os estudantes africanos teriam sofrido sistematicamente ao fugir da Ucrânia e ao entrar no território da União Europeia (EU).

13h50 - Bielorrússia cedeu o controlo ao Kremlin, acusa líder da oposição

Alexander Lukashenko está entre as poucas pessoas que podem chamar Vladimir Putin de aliado. Ao permitir  a guerra de Putin contra a Ucrânia, o presidente bielorrusso cedeu efetivamente o controlo do seu país ao Kremlin, acredita Sviatlana Tsikhanouskaya, líder da oposição bielorrussa, citada pelo The Guardian.

13h43 - Reino Unido diz que só aceitará "verdadeiros refugiados" da guerra

O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, afirmou este domingo que o Reino Unido só aceitará "verdadeiros refugiados" da guerra na Ucrânia, após a França ter criticado a recusa de Londres à passagem por Calais de 150 ucranianos sem visto.

13h41 - Órgão de comunicação social russo Mediazona bloqueado pelas autoridades

Um dos únicos meios de comunicação social independentes que ainda restavam na Rússia, o Mediazona, disse este domingo ter sido bloqueado pelas autoridades, devido à forma como tem vindo a reportar a invasão da Ucrânia por Moscovo.

13h36 - Moscovo dispara mísseis sobre instituto de Física em Kharkiv

As forças russas estão a lançar mísseis sobre um instituto de Física na cidade de Kharkiv, o qual contém material nuclear e um reator, de acordo com o serviço de Segurança Nacional da Ucrânia.

A mesma fonte, citada pela Sky News, adianta que um ataque à instalação nuclear poderia levar a um "desastre ecológico em grande escala".

13h33 - Lutadora ucraniana de MMA desaba em lágrimas após vitória

Maryna Moroz, lutadora de MMA ucraniana, não segurou as lágrimas, este domingo, após a vitória sobre Mariya Agapova, do Cazaquistão, no UFC 272.

Logo após confronto, a lutadora, que é natural de Vilnohirsk, na região de Dnipropetrovsk, falou sobre a guerra no seu país quando fazia o discurso de vitória, e acabou por chorar.

13h25 - Associação quer bandeira da Ucrânia em todas as janelas

A Associação dos Ucranianos em Portugal apelou este domingo aos portugueses para colocarem a bandeira ucraniana nas janelas pela paz naquele país invadido pela Rússia, e disse que vai ser pedido aos fabricantes um reforço para que existam bandeiras disponíveis.

13h17 - Voluntários recolhem artefactos históricos por toda a Ucrânia

Na sequência da invasão russa à Ucrânia, várias pessoas voluntariaram-se para recolher, de locais diversos, estátuas detentoras de significado histórico, um pouco por todo o país.

A imagem abaixo mostra-nos um desses exemplos, referente à remoção de uma estátua de Jesus Cristo que se encontrava na Catedral Arménia de Lviv.

13h13 - Polónia anuncia ter recebido 922 mil refugiados ucranianos

A agência da guarda fronteiriça da Polónia anunciou hoje que mais de 922.000 refugiados cruzaram a fronteira a partir da Ucrânia desde 24 de fevereiro, quando a Rússia lançou uma invasão àquele país.

13h12 - Erdogan pede a Putin cessar-fogo imediato em telefonema

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu hoje, durante uma conversa telefónica com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, um "cessar-fogo imediato" na Ucrânia e ofereceu-se para encontrar formas de alcançar a paz no país.

13h10 - Presidente francês tem nova conversa telefónica com Putin

O Presidente francês, Emmanuel Macron, está a falar ao telefone novamente com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, anunciou hoje Paris, enquanto Kiev diz que tropas russas vão bombardear o porto de Odessa.

13h07 - Mais de 1.000 manifestantes contra ofensiva militar detidos na Rússia

Pelo menos 1.000 pessoas que protestavam contra a intervenção militar na Ucrânia foram hoje detidas em cerca de 30 cidades da Rússia, segundo a organização não-governamental (ONG) OVD-Info, especializada na monitorização de manifestações.

12h42 - Bombardeamentos russos destroem aeroporto regional de Vinnytsia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, informou que os bombardeamentos russos atingiram e destruíram completamente o aeroporto regional de Vinnytsia, uma cidade localizada no centro-oeste da Ucrânia, localizada a cerca de 257 quilómetros a sudoeste da capital ucraniana, Kiev.

12h34 - Ataques da Rússia e localizações atingidas no 11.º dia de invasão

A invasão ilegal e não provocada da Ucrânia decorre há já 11 dias. A Inteligência de Defesa divulgou um mapa com a atual situação no país.

12h27 - Rússia e Ucrânia culpam-se pela falha na evacuação de Mariupol

Separatistas pró-Rússia e a Guarda Nacional da Ucrânia acusaram-se mutuamente, este domingo, por não conseguirem estabelecer um corredor humanitário fora da cidade ucraniana de Mariupol, sendo que esta é já a segunda vez que tentam negociar, avança a Reuters. 

A informação está também a ser avançada pelo canal televisivo Ukraine 24, que cita um militar do Batalhão de Azov. Este militar terá dito que as forças russas não respeitaram o cessar-fogo temporário e continuaram com os bombardeamentos.

A informação foi, entretanto, confirmada pela Câmara Municipal da cidade, que assegura que esta segunda tentativa de evacuação de Mariupol falhou efetivamente.

12h19 - Também a cidade de Zhytómyr sofreu bombardeamentos, mas sem feridos

O exército russo bombardeou, durante a noite passada, a cidade de Zhytómyr, contudo, os serviços de emergência ucranianos informaram que não se registaram feridos. 

12h13 - Ataques nas cidades de Bucha e Hostomel destroem casas e fazem feridos

Na manhã deste domingo, as tropas russas bombardearam o noroeste de Kiev, nomeadamente as cidades de Bucha e Hostomel, deixando habitações em ruínas e provocando muitas mortes.

12h06 - Operação militar da Rússia interrompida apenas se Ucrânia "parar de lutar"

Vladimir Putin adiantou, este domingo, que a operação militar da Rússia só será interrompida se a Ucrânia "parar de lutar" e se as exigências da Rússia forem satisfeitas.  Assim, o chefe de Estado russo espera que os negociadores ucranianos adotem uma "abordagem mais construtiva e tenham em conta a realidade", adiantou um porta-voz do Kremlin.

11h58 - Prada anuncia suspensão de vendas a retalho na Rússia

O grupo italiano de artigos de luxo Prada decidiu suspender as vendas a retalho na Rússia após a invasão da Ucrânia pelas tropas de Moscovo, adianta hoje a AFP.

A Prada é a mais recente marca de luxo a anunciar a suspensão de vendas na Rússia, seguindo-se a outros nomes como os grupos franceses Hermès, Chanel, Moet, Hennessy, Louis Vuitton ou a Kering.

11h57 - EUA a "trabalhar ativamente" para Polónia fornecer aviões a Kyiv

Os Estados Unidos estão "a trabalhar ativamente" para concertar com a Polónia o envio de aviões de guerra para a Ucrânia, disse hoje o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante uma visita à Moldávia.

11h53 - Reino Unido admite que guerra pode durar anos

O vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Dominic Raab, advertiu este domingo que a guerra na Ucrânia pode prolongar-se por anos e considerou que o Presidente russo, Vladimir Putin, subestimou as dificuldades de uma invasão.

11h49 - Papa Francisco diz que conflito na Ucrânia se trata de uma "guerra"

O Papa Francisco rejeitou a afirmação, feita pela Rússia, de que o país está a levar a cabo "uma operação militar especial" na Ucrânia, dizendo que os ucranianos estão a ser afetados por uma guerra. 

"Na Ucrânia correm rios de sangue e lágrimas. Isto não é apenas uma operação militar, mas uma guerra que está a levar à morte, destruição e miséria", apontou.

11h47 - Comandante de batalhão separatista morto em combate

Vladimir Zhoga, comandante do batalhão separatista ucraniano 'Sparta', foi morto em combate na cidade de Volnovakha, perto de Donetsk. A informação foi avançada pelo jornal Le Figaro, citando o relato no Twitter de Casus Belli, um grupo de análise estratégica.

O tweet afirma que a morte de Zhoga foi confirmada pelo presidente da autoproclamada república de Dontesk, Denis Pushilin.

11h40 - Embaixadora da Ucrânia diz que "os ucranianos estão a sofrer muito"

A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, esteve, na manhã deste domingo, presente numa celebração religiosa com a comunidade ucraniana, onde admitiu que acredita que “é possível” atingir a paz através de diálogo, mas “para isso é necessário que não só a parte ucraniana, mas também a parte russa", o deseje.

11h36 - Capital albanesa passa a ter rua chamada 'Ucrânia Livre'

A Albânia vai renomear a rua que, na capital Tirana, agrega as embaixadas russas e ucranianas. Anteriormente denominada 'Donika Kastrioti', em homenagem à esposa do herói nacional albanês Skanderbeg, a rua passará a ser chamada de 'Ucrânia Livre', informa a Reuters.

11h30 - Rússia reúne forças para cercar a cidade de Dnipro

Um oficial de segurança ucraniano, citado pela Sky News, afirmou que a Rússia se encontra, neste momento, a reunir as suas forças para cercar a cidade de Dnipro.

A mesma fonte acrescentou que o comando de guerra russo está a virar a suas atenções para o lado sul da Ucrânia, com o objetivo de cortar as ligações do país ao Mar Negro. 

11h19 - Conflito não deverá levar a reversão da recuperação portuguesa

A economia portuguesa será afetada pelo conflito na Ucrânia, sobretudo através de efeitos indiretos, de acordo com a DBRS, que, contudo, acredita que não existirá uma reversão na recuperação, ainda que não descarte algum impacto nas finanças públicas.

11h18 - Ex-concorrente de 'Casa dos Segredos' vai combater na Ucrânia

Nuno Machado, que se tornou conhecido do público após ter participado no reality show da TVI 'Casa dos Segredos', foi um dos portugueses que se ofereceram para combater na guerra da Ucrânia

11h14 - Líder da oposição Navalny apela a protestos em Moscovo e S. Petersburgo

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, exortou a população a "ignorar as proibições" e a sair hoje para as ruas de Moscovo e São Petersburgo para exigir o fim da invasão da Ucrânia e protestar contra o presidente.

11h12 - Zelensky faz apelo ao povo russo. "Não é tarde demais", diz

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy, divulgou recentemente um novo vídeo, onde desta vez faz um apelo direto ao povo russo. Na sua perspetiva, "não é demasiado tarde" para os cidadãos russos tentarem ajudar a parar esta guerra.

"Cidadãos russos, esta é uma luta não só pela paz na Ucrânia, esta é a luta pela nossa liberdade", destaca o chefe de Estado ucraniano.

10h59 - Russos preparam bombardeamento a Odessa, adverte Zelensky

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, alertou que as forças russas estão a preparar um bombardeamento à cidade ucraniana de Odessa. "Isto vai ser um crime militar. Isto vai ser um crime histórico", apontou, em declarações citadas pela AFP.

10h52 - Oito aviões russos abatidos num só dia, dizem fontes militares ucranianas

As Forças Aéreas russas perderam, num só dia, pelo menos oito aviões, mas ainda alguns outros equipamentos militares, revelam fontes militares ucranianas.

10h43 - Presidente turco já falou com Vladimir Putin

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, falou este domingo ao telefone com o homólogo russo, Vladimir Putin. Nesse momento, discutiram a situação de guerra em território ucraniano, informa a agência noticiosa RIA. 

10h38 - Primeiro comboio humanitário já vai a caminho de Mariupol

Após o anúncio de um novo "cessar-fogo temporário", acordado entre russos e ucranianos, o primeiro comboio humanitário deixou a cidade de Zaporizhia em direção a Mariupol, onde muitos civis aguardam para poder sair da cidade. 

10h35 - Declarações sobre escalada nuclear russa é "retórica", diz Dominic Raab

O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, descreveu a ameaça da Rússia acerca de uma eventual utilização de armas nucleares como sendo "brincadeira" e rejeitou as declarações de Vladimir Putin, que comparavam as sanções impostas pelo Ocidente a uma declaração de guerra.

"Penso que é retórica e uma brincadeira", disse, em declarações à Sky News, quando questionado sobre uma possível escalada nuclear por parte do Kremlin.

10h17 - Número de refugiados ucranianos ultrapassou os 1,5 milhões

O número de pessoas que fogem do conflito na Ucrânia ultrapassou os 1,5 milhões, tornando esta a crise de refugiados "de crescimento mais rápido" na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, avisou este domingo a ONU, citada pela AFP.

10h15 - Ginasta russo envolto em polémica por apoiar guerra na Ucrânia

O ginasta russo Ivan Kuliak pode ser castigado por causa de um gesto político que teve na Taça do Mundo de Ginástica Artística, que por estes dias está a decorrer em Doha, no Qatar.

Terceiro classificado numa prova desta competição, o russo subiu ao pódio para receber a medalha de bronze com um 'Z' no equipamento, num claro gesto de apoio aos militares russos.

10h13 - Bebé de 18 meses morre vítima de ataque a Mariupol

Um casal assistiu ao filho de 18 meses a ser levado inconsciente para o hospital depois de ter sido fatalmente ferido, enquanto bombardeavam a sua casa em Mariupol, no sul da Ucrânia.

A mãe do menino, de apenas 18 anos, ficou tão perturbada que desmaiou nos braços do namorado a questionar "porquê, porquê, porquê?", depois de os médicos não terem conseguido salvar o bebé.

10h08 - Mais de 250.000 refugiados ucranianos fogem para a Moldávia

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, garantiu que mais de 250.000 refugiados provenientes da Ucrânia se deslocaram para o país, localizado na Europa Oriental, desde o início da invasão russa, informa a Sky News.

9h54 - Ucranianos "nunca confiarão" no que os russos dizem, apesar dos acordos de cessar-fogo

Olha Stefanishyna, vice-primeira-ministra ucraniana, veio dizer que apesar dos acordos recentes sobre "cessar-fogos temporários", os ucranianos "nunca confiarão" no que dizem os russos.

Em declarações ao programa 'Sunday Morning', da BBC, Stefanishyna afirmou que todos os cidadãos e políticos ucranianos "conhecem de cor o manual russo".

9h42 - Coreia do Sul vai apertar controlos de exportação contra a Bielorrússia

A Coreia do Sul disse, este domingo, que planeia apertar os controlos de exportação contra a Bielorrússia. Até ao momento, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país esclareceu apenas que as restrições a aplicar à Bielorrússia serão semelhantes às impostas contra a Rússia, informa o The New York Times.

9h33 - Banco central russo instrui bancos a não divulgarem os seus balanços

O banco central russo instruiu este domingo os bancos a deixarem de publicar os seus balanços financeiros devido às sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia, que ameaçam dizimar o setor bancário e as poupanças da população.

9h28 - Milhares de refugiados recebidos na estação central de comboios de Berlim

Milhares de refugiados que fogem da guerra na Ucrânia estão a ser recebidos diariamente por voluntários e cidadãos anónimos na estação central de comboios de Berlim, onde se oferece ajuda, alojamento, bens essenciais e algum conforto.

9h27 - Mais de 64 pessoas detidas em protestos anti-guerra no Extremo Oriente da Rússia e na Sibéria Oriental

Mais de 64 pessoas foram hoje detidas em protestos anti-guerra no Extremo Oriente da Rússia e na Sibéria Oriental, avança o sistema de monitorização de protestos da OVD-Info.

O grupo de monitorização em causa disse que foram detidas pessoas em protestos na cidade russa de Vladivostok e na cidade siberiana de Irkutsk.

8h52 - A Ucrânia é "uma superpotência de espírito", diz Zelenskiy

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, elogiou este domingo as muitas formas de resistência que o povo escolheu para se opor à invasão russa. Num discurso dirigido aos cidadãos ucranianos, o chefe de Estado designou o país que lidera como sendo "uma superpotência de espírito".

8h42 - Rússia acusa Ucrânia de estar a desenvolver uma "bomba suja" nuclear

Meios de comunicação social russos citaram, este domingo, uma fonte anónima que diz que a Ucrânia está perto de construir uma "bomba suja" nuclear à base de plutónio. Porém, a mesma fonte não citou qualquer prova capaz de sustentar essa acusação.

8h33 - "Cessar-fogo" russo foi forma de Moscovo recuperar forças para nova ofensiva, diz Reino Unido

A proposta para um "cessar-fogo temporário" na cidade ucraniana de Mariupol, inicialmente definido para sábado, foi provavelmente uma tentativa de Moscovo para reiniciar as suas forças para uma nova ofensiva, disse o governo do Reino Unido.

O Ministério da Defesa do país considera ainda que se tratou de uma medida concebida para "desviar a condenação internacional", informa a Sky News.

8h27 - Rússia desativou base aérea militar ucraniana de Starokostiantyniv

A Rússia atacou e desativou, esta manhã, a base aérea militar de Starokostiantyniv, na Ucrânia, com recurso a armas de longo alcance de alta precisão, avançou o Ministério da Defesa russo este domingo.

"As forças armadas russas continuam a atacar as infraestruturas militares da Ucrânia", acrescentou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelo The Guardian.

8h15 - Evacuação de civis em Mariupol marcada para as 12 horas locais

A Câmara Municipal de Mariupol, uma cidade do nordeste da Ucrânia, diz que ocorrerá um cessar-fogo temporário das 10 horas às 21 horas (hora local). A partir das 12 horas, decorrerá a evacuação dos civis que ainda se encontram na cidade.

No sábado, a Ucrânia disse que as forças russas continuaram a bombardear os corredores de evacuação inicialmente planeados para esse mesmo fim. Porém, a Rússia culpou os "nacionalistas" ucranianos de impedirem a saída de civis.

8h10 - Zelensky e Musk estiveram à conversa. Ucrânia pede mais acesso à Starlink

Volodymyr Zelensky e Elon Musk estiveram à conversa sobre a possibilidade da Ucrânia receber mais terminais de internet da Starlink.

Recorde-se que o presidente ucraniano lançou o apelo ao fundador da Tesla e da SpaceX, no final de fevereiro, para que este disponibilizasse ao país o referido serviço de internet.

8h09 - Civis ucranianos aprendem a usar armas em sala de cinema de Lviv

Em Lviv, uma sala de cinema foi palco, no sábado, de uma aula sobre como usar uma espingarda AK47. Vários civis marcaram presença na sessão, onde lhes terão sido dados pormenores sobre como usarem esta arma em defesa própria.

8h00 - Ucrânia diz que mais de 11.000 militares russos foram abatidos

As forças armadas da Ucrânia afirmam que mais de 11.000 soldados russos foram mortos na sequência da invasão russa sobre o país. Por sua vez, a mesma fonte revela que 285 tanques, 109 sistemas de artilharia e 48 helicópteros também terão sido abatidos ao longo destes onze dias de investida militar.

As forças armadas russas ainda não confirmaram estes números.

7h53 - Registados vários ataques a serviços saúde na Ucrânia, confirma OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que foram confirmados vários ataques a serviços de saúde na Ucrânia durante a invasão russa, o que se trata de uma violação do direito humanitário internacional.

Seis pessoas foram mortas e 11 feridas na sequência destes ataques.

7h40 - Ataque com mísseis russos provoca vítimas, relatam os serviços de emergência

Os serviços de emergência da Ucrânia estão a relatar vítimas causadas por um ataque russo com recurso a mísseis, reporta o The Guardian. A ofensiva atingiu casas residenciais na região de Zhytomyr, que fica a cerca de 140 quilómetros a noroeste de Kyiv.

No ataque em Korosten, terá alegadamente morrido uma pessoa na sequência do ataque de mísseis que decorreu durante a noite, com outras duas a terem ficado feridas.

7h30 - Força da resistência ucraniana "continua a surpreender" a Rússia, revela relatório

As forças russas estão a atacar áreas povoadas na Ucrânia, mas a força da resistência tem vindo a abrandar o avanço russo, mostram as mais recentes informações divulgadas pelo Ministério da Defesa britânico.

Segundo o relatório, a força da resistência ucraniana continua a surpreender a Rússia.

7h15 - Radio Free Europe suspende operações na Rússia

A rádio norte-americana Radio Free Europe/Radio Liberty anunciou que vai deixar de fazer reportagens a partir da Rússia, depois de aprovada uma lei que pune com prisão até 15 anos quem "divulgar informações falsas".

7h13 - China pede aos Estados Unidos que não "lancem mais achas para a fogueira"

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que a China se opõe a quaisquer ações que "lancem mais achas para a fogueira" na Ucrânia.

Wang pediu negociações para resolver a crise na Ucrânia, bem como conversas sobre a criação de um mecanismo de segurança europeu "equilibrado".

7h12 - Zelensky e Biden discutem ajuda financeira e sanções contra a Rússia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje ter falado por telefone com o homólogo norte-americano, Joe Biden, para discutir o apoio financeiro dos Estados Unidos à Ucrânia e sanções contra a Rússia.

7h10 - Naftali Bennett e Olaf Scholz falam sobre reunião com Vladimir Putin

O chanceler alemão, Olaf Scholz, reuniu-se no sábado com o primeiro-ministro israelita para abordar o encontro entre Naftali Bennett e o Presidente russo, Vladimir Putin, numa tentativa de mediação do conflito na Ucrânia.

7h05 - Médicos Sem Fronteiras dizem que situação em Mariupol "é catastrófica"

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) defendeu, no sábado, que é "imperativo" retirar rapidamente a população da cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelo exército russo, devido à situação humanitária "catastrófica".

7h00 - Bom dia. Começamos este domingo com mais um acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: Zelensky recebe promessa de mais ajuda militar dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório