Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Zelensky pede protestos; Visa e Mastercard suspendem operações

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Zelensky pede protestos; Visa e Mastercard suspendem operações

O principal palco da invasão russa neste décimo dia é a cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia. As tropas russas foram acusadas de violar o acordado cessar-fogo para permitir a saída de civis e a Cruz Vermelha descreve um cenário "dilacerante" em Mariupol.

Ucrânia, Rússia e Ocidente continuam a debater sobre uma zona de exclusão aérea sobre o território ucraniano, uma proposta que a NATO rejeitou. Vladimir Putin avisou que quem impuser uma zona de exclusão irá "criar uma ameaça para nossos soldados", e afirmou que as sanções impostas ao regime são semelhantes a uma declaração de guerra.

Milhares de pessoas continuam a fugir da Ucrânia, e o mais recente balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) dá conta de mais de 1,3 milhões de refugiados até este sábado.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Fechamos por hoje a nossa cobertura AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Pode voltar a acompanhar-nos a partir da manhã de domingo.

23h46 - Negociador ucraniano foi morto

O ministério da Defesa da Ucrânia confirmou este sábado que o negociador Denys Kireyev foi morto pelos serviços de segurança. Kireyev terá fugido a uma detenção, sob suspeitas de traição.

23h32 - Primeiro-ministro israelita falou com Zelensky

Naftali Bennett fez uma visita secreta a Moscovo para falar com Vladimir Putin, depois de Israel ter demonstrado vontade em mediar um acordo de paz. Volodymyr Zelensky mencionou no Twitter que falou com o israelita, mas não adiantou pormenores sobre a conversa, salientando no entanto que continuam a dialogar.

23h04 - Rússia está a "aperceber-se do custo real da guerra", diz negociador

A Rússia está a "aperceber-se do custo real da guerra", perante a resistência da Ucrânia, e as negociações entre as delegações dos dois países começam a ser "construtivas", afirmou hoje um negociador ucraniano.

22h54 - Zelensky parece gozar com microfone de Putin

Depois de vários utilizadores no Twitter alertarem para um vídeo da agência estatal russa TASS em que o microfone de Vladimir Putin fora aparentemente editado, o presidente ucraniano (que teve uma carreira na comédia) parece ter mandado uma farpa ao homólogo russo no seu último discurso.

22h52 - Avião russo aterra nos EUA para recolher diplomatas expulsos

Um avião russo aterrou hoje nos Estados Unidos para ir buscar 12 diplomatas expulsos da missão russa da ONU e acusados por Washington de "espionagem", disseram as autoridades.

22h50 - Secretas dos EUA estudam estado mental de Putin. As conclusões preocupam

Segundo os serviços de informação dos EUA, as ações de Vladimir Putin poderão ter sido impactadas pelos dois anos de isolamento. O perfil que é desenhado do líder russo revela uma personalidade paranoica e que tenderá a agravar a situação.

22h42 - Visa e Mastercard suspendem operações na Rússia

As limitações ao sistema bancário russo tornaram-se ainda maiores, com a Visa e a Mastercard a anunciarem que vão suspender todas as operações na Rússia. Vários bancos russos já tinham sido excluídos do sistema internacional SWIFT e viram os seus ativos no estrangeiro congelados.

22h37 - Canadá pede a cidadãos para saírem da Rússia

O Canadá juntou-se à lista de países (na qual se incluiu França, EUA e Portugal) que está a apelar aos seus cidadãos para que abandonem a Rússia. Em comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros avisou que "a disponibilidade aérea está a tornar-se muito limitada", e pediu que as pessoas saiam "enquanto os meios comerciais estão disponíveis".

22h31 - Venezuela. Diplomatas de 22 nações acusam Moscovo de violar carta da ONU

Vinte e duas representações diplomáticas estrangeiras na Venezuela, entre elas Portugal, condenaram a invasão russa da Ucrânia e acusaram Moscovo de violar a Carta das Nações Unidas, num comunicado conjunto hoje divulgado.

22h20 - Moldova acolheu 30 mil crianças ucranianas

A presidente da Moldova realçou que "somos a sua família até que esta loucura termine".

22h13 - Serviços secretos detêm grupo pró-russo no sudoeste da Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) deteve hoje um grupo de separatistas pró-russos na região sudoeste de Ivano-Frankivsk que pretendia criar "novas repúblicas populares" como as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, no leste do país.

22h01 - Vídeo impressionante mostra abate de helicóptero russo com míssil

Helicóptero de fabrico russo é abatido com um míssil terra-ar, em imagens impressionantes que foram este sábado divulgadas pelo exército ucraniano.

21h50 - Ucrânia agradece UE por apoio financeiro

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky utilizou o Twitter para mais uma vez agradecer à União Europeia e à presidente da Comissão Europeia pelo apoio à Ucrânia, desta vez pela medida que dá residência temporária a todos os refugiados ucranianos e pelo pacote de apoio financeiro, de 500 milhões de euros.

21h48 - Kyiv insiste que Rússia já perdeu mais de 10.000 soldados

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reforçou hoje as informações avançadas pela Presidência ucraniana sobre as baixas militares russas, insistindo que a Rússia já perdeu mais de 10.000 soldados na invasão.

21h45 - Fotógrafo captura desespero na ponte de Irpin

A evacuação de civis através de corredores humanitários começou a ser feita esta manhã nas periferias de Kyiv, antes dos russos desrespeitarem o acordo e violarem o cessar-fogo. O fotógrafo Emilio Morenatti, da Associated Press, capturou o desespero dos ucranianos a fugir da cidade, através de uma ponte no rio Irpin, destruída por bombardeamentos.

21h42 - Russos a caminho de mais uma central nuclear

As tropas russas já tomaram Chernobyl e Zaporizhzhia, mas estão a caminho de tomar mais uma central nuclear. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky terá dito aos senadores dos EUA, durante uma videoconferência, que os russos estão a avançar em direção a Yuzhnoukrainsk, no sul da Ucrânia, a 120 quilómetros de Mykolaiv.

21h30 - ONU assegura estar comprometida em aumentar operações humanitárias

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que as Nações Unidas estão comprometidas em ampliar as suas operações humanitárias, para ajudar os que permaneceram na Ucrânia e os milhões que fugiram do país em guerra.

20h55 - Zelensky elogia povo ucraniano e apela a protestos em zonas ocupadas

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deu um discurso esta noite ao povo ucraniano, elogiando a resistência civil contra os invasores russos. Segundo os órgãos nacionais, Zelensky afirmou que "cada metro da nossa terra ucraniana ganha por protestos e pela humilhação dos invasores é um passo rumo à vitória de toda a Ucrânia".

20h54 - Putin assina medida sobre indemnizações a famílias de soldados mortos em combate

O presidente Vladimir Putin assinou este sábado uma medida que, segundo a NEXTA, legisla as indemnizações a pagar às famílias russas em caso de morte ou ferimentos em combate. A família de um soldado morto vale cinco milhões de rublos (cerca de 47 mil euros) e a de um soldado ferido em combate vale três milhões de rublos (cerca de 28 mil euros).

20h51 - Portugal recebeu 1.528 pedidos de proteção temporária
 
Portugal recebeu desde o início da invasão russa da Ucrânia 1.528 pedidos de proteção temporária, segundo uma atualização feita hoje à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

20h38 - Presidente ucraniano pediu a senadores para não partilharem imagens. Três ignoraram

Durante a videoconferência de Volodymyr Zelensky com os senadores dos Estados Unidos, foi pedido aos legisladores que não partilhassem fotos da chamada, de modo a garantir a segurança do líder ucraniano.

Três republicanos, incluindo Marco Rubio, da comissão de Serviços de Informação, partilharam fotos no Twitter do encontro.

19h57 - Braga garante "acolhimento pleno" a 44 refugiados ucranianos a caminho

O autocarro humanitário que na quinta-feira rumou de Braga à Polónia encetou hoje a viagem de regresso àquela cidade minhota, com 44 refugiados a bordo, estando a chegada prevista para segunda-feira.

19h54 - França condena "falta de humanidade" de Londres ao rejeitar refugiados

O ministro do Interior francês criticou hoje a "resposta totalmente inadequada" e a "falta de humanidade" do Reino Unido em relação aos refugiados ucranianos enviados de volta para Calais, numa carta endereçada à homóloga britânica, Priti Patel.

19h49 - Piratas informáticos deitaram abaixo site dos serviços secretos russos

O grupo de piratas informáticos Anonymous, que já tinha declarado o seu apoio à Ucrânia, assumiu a responsabilidade pela indisponibilidade do site do FSB, os serviços secretos russos.

19h45 - Autoridades em Zaporizhzhia pediram para pararem com disparos

"Parem imediatamente de disparar. Estão a colocar em perigo a segurança do mundo inteiro", gritaram desesperadamente as pessoas dentro de Zaporizhzia, a maior central nuclear da Europa.

19h27 - Putin ameaça Ucrânia de perder estatuto de Estado se resistir à investida

O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou hoje a Ucrânia de perder o seu estatuto de Estado, se resistir à investida russa, no dia em que Kiev acusou Moscovo de ter inviabilizado a criação de corredores humanitários.

19h12 - BE. É preciso "secar dinheiro" à oligarquia russa para "travar a guerra"

A coordenadora do BE, Catarina Martins, disse hoje que para "travar a guerra" na Ucrânia é preciso "combater onde dói" ao presidente russo e "secar o dinheiro" da oligarquia que o "suporta".

19h06 - Primeiro-ministro israelita reuniu-se com Putin em Moscovo

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, encontrou-se hoje em Moscovo com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a situação na Ucrânia, divulgaram fontes governamentais israelitas e russas.

18h57 - Secretário de Estado dos EUA encontra-se com Kuleba na Polónia

Antony Blinken, de visita à Polónia, encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, na fronteira entre a Polónia e a Ucrânia. Segundo os média no local, Kuleba disse que "o povo da Ucrânia vai ver isto como uma manifestação clara de que temos amigos do nosso lado".

O ucraniano voltou a pedir uma zona de exclusão aérea e afirmou que "a Ucrânia vai ganhar esta guerra de qualquer das formas, porque esta é a guerra do nosso povo pela sua terra". "O problema é o preço".

18h45 - Prada e Puma suspendem operações na Rússia

As marcas de roupa Prada e Puma também suspenderam as suas operações na Rússia, avança a Reuters. Numa publicação no Instagram, a Prada afirma que "a guerra na Ucrânia é extremamente preocupante e uma fonte de grande preocupação" e que "a principal prioridade do Grupo Prada são os nossos colegas e as suas famílias no país".

18h41 - Inditex fecha temporariamente as lojas que detém na Rússia

A Inditex, multinacional espanhola que congrega marcas como a Zara, a Bershka e a Pull&Bear, anunciou este sábado o encerramento temporário de todas as suas mais de 500 lojas em território russo. Outras empresas têxteis tinham já, anteriormente, aderido a um encerramento de lojas na Rússia, como é o caso da Nike, da Adidas, da Mango e da Burberry. 

18h38 - Vídeo mostra ucranianos a enfrentarem russos de armas em riste

Os disparos dos soldados russos foram para o ar, mas as imagens demonstram a coragem da resistência ucraniana.

18h34 - Corpo de Bombeiros vai hastear bandeira como gesto solidário com Ucrânia

Os Bombeiros Voluntários de Lisboa vão hastear a bandeira do Corpo de Bombeiros durante cinco dias para homenagear o povo e bombeiros ucranianos "caídos no cumprimento do dever".

18h25 - Zelensky recebe promessa de mais ajuda militar dos EUA

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez hoje uma "súplica desesperada" aos senadores dos EUA para que enviem mais aviões, para combater a invasão russa, tendo recebido a promessa de mais ajuda militar.

18h15 - Agência noticiosa Efe suspende temporariamente atividade na Rússia

A agência noticiosa Efe decidiu hoje suspender temporariamente a atividade na Rússia, depois da aprovação da que prevê penas de prisão até 15 anos por divulgação do que as autoridades russas considerarem "informação falsa" sobre a guerra na Ucrânia.

18h06 - FMI alerta para consequências económicas "devastadoras" a nível mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que uma escalada do conflito na Ucrânia terá consequências económicas "devastadoras" a nível mundial.

18h05 - Exército russo volta a atacar cidades no sudeste, entre elas Mariupol

O exército russo retomou a "ofensiva" após o adiamento da retirada de civis de duas cidades cercadas no sudeste da Ucrânia, uma delas Mariupol, disse hoje o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konachenkov.

17h59 - Reino Unido acusa Kremlin de usar cessar-fogo como distração

O Ministério da Defesa britânico acusa o Kremlin de aceitar o acordo de cessar-fogo apenas como distração. Em comunicado, o Reino Unido afirma que o acordo "foi provavelmente uma tentativa de diferir a condenação internacional, enquanto realocava as suas tropas para uma ofensiva renovada" na cidade de Mariupol.

17h55 - Milhares nas ruas de Paris, Roma e Zurique contra a guerra

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje na Europa contra a guerra na Ucrânia, com desfiles e concentrações nas ruas de Paris, Roma e Zurique, com gritos de "não à guerra", mas também "não à NATO".

17h50 - Moscovo exige que sanções ocidentais não afetem relações com Teerão

A Rússia exigiu hoje que as sanções ocidentais por causa da invasão da Ucrânia não afetem as relações comerciais entre Moscovo e Teerão, o que pode dificultar as negociações para salvar o tratado nuclear iraniano.

17h33 - Russos abandonam Enerhodar

As tropas russas terão abandonado Enerhodar, cidade onde está localizada a central nuclear de Zaporizhzhia. No entanto, os média ucranianos referem que o perímetro da cidade e central nuclear, palco de confrontos intensos e perigosos, continua nas mãos dos russos.

17h17 - Ucrânia e Rússia voltam à mesa de negociações na segunda-feira

As delegações ucranianas e russas voltam a encontrar-se na segunda-feira, avança o negociador ucraniano David Arakhamiya, citado pela Reuters. A próxima ronda de negociações ocorre depois de, este sábado, os russos terem violado o cessar-fogo para a evacuação de civis e corredores humanitárias, acordado com a Ucrânia.

17h09 - PS e PSD propõem extinção do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia

Dez deputados do PS e do PSD que integram o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia propõem a extinção deste organismo e o congelamento das relações bilaterais com a Duma, devido à ofensiva militar russa na Ucrânia.

16h58 - Turquia aumentará esforços para parar "ataque injusto e ilegal" à Ucrânia

A Turquia aumentará os esforços para acabar com o "ataque injusto e ilegal" da Rússia à Ucrânia, afirmou hoje em Baku o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavusoglu, numa conferência de imprensa com o homólogo azeri, Ceyhun Bayramov.

16h57 - Zelensky insiste em pedido de exclusão do espaço aéreo

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky falou por vídeochamada ao Senado norte-americano, e voltou a apelar para que seja criado pela NATO uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. Segundo o senador republicano James Lankford, Zelensky terá também pedido a proibição de importação de petróleo russo e mais armas.

16h52 - Norte-americanos recomendados a abandonar a Rússia

Uma nova diretiva do Departamento do Estado norte-americano apelou aos seus cidadãos a viver ou a viajar na Rússia para que abandonem o país. As autoridades alertam para as dificuldades em levantar dinheiro e xenofobia por parte dos cidadãos russos.

16h45 - EUA e Rússia acordam voo para recolher diplomatas expulsos

Um avião está a caminho de Washington D.C., saído de São Petersburgo, para recolher diplomatas russos expulsos dos Estados Unidos da América. A viagem foi acordada entre as autoridades americanas e russas, diz a Reuters e no site Flight Radar é possível ver o trajeto do avião, a contornar o espaço aéreo europeu.

Notícias ao Minuto © Flight Radar  

16h37 - "As pessoas estão a morrer": Refugiados pedem por zona de exclusão aérea

Os ucranianos que fogem para a Europa pediram ao Ocidente para que se tomem medidas mais duras contra a Rússia. Na travessia de Medyka, a mais movimentada da Polónia, ao longo da fronteira de cerca de 500 quilómetros com a Ucrânia, os refugiados pediram uma zona de exclusão aérea.

16h32 - Serviços secretos ucranianos alertam para ciberataques russos

Os serviços secretos ucranianos afirmam que piratas informáticos russos estão a atacar os serviços do governo ucraniano desde o início da invasão, atacando com especial atenção os ministérios da Defesa e do Interior, assim como o presidente ucraniano.

16h26 - Diplomacias dos EUA e da China conversam sobre situação da guerra

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o seu homólogo chinês, Wang Yi, falaram hoje sobre a situação da guerra na Ucrânia, durante um telefonema em que Washington mais uma vez pressionou Pequim a ser mais crítica com a Rússia.

16h07 - Hospital psiquiátrico com 670 pessoas controlado pelos russos

O governador de Kyiv avançou, citado pela Reuters, que as tropas russas tomaram um hospital psiquiátrico em Borodyanka, com 670 pessoas no interior. Oleksiy Kuleba alerta que os reféns estão "a ficar sem água e sem medicamentos". "Estas pessoas com necessidades especiais precisam de ajuda constante", avisou.

16h04 - Putin diz que sanções impostas à Rússia são uma declaração de guerra

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que as sanções impostas pelo Ocidente ao seu país como resposta à invasão da Ucrânia são "como uma declaração de guerra".

15h45 - Maryna chegou a Portugal com o gato e "orgulho no povo ucraniano"

Aos 26 anos, Maryna Snizhynska chegou, sexta-feira, a Portugal como refugiada, fugida da guerra na Ucrânia, e trouxe o gato, esperança, um "enorme orgulho" no povo ucraniano, mas também "sonhos desfeitos", medo e "muita culpa por estar a salvo".

15h41 - Cerca de 30.000 pessoas manifestam-se na Letónia contra invasão russa

Cerca de 30.000 pessoas concentraram-se hoje junto do monumento à Liberdade na capital da Letónia, Riga, dirigindo-se depois para a embaixada ucraniana, em solidariedade com a Ucrânia e para condenar a invasão do país pela Rússia.

15h37 - Russos cercam cinco cidades

O ministério da Defesa do Reino Unido atualizou o mapa da situação na Ucrânia, e dá conta do cerco a cinco cidades ucranianas pelas tropas russas: Mariupol, Kharkiv, Sumy, Chernihiv e Konotop.

15h35 - Procurador dos Julgamentos de Nuremberga diz que Putin devia ser preso

O último procurador vivo dos Julgamentos de Nuremberga, o processo que julgou os quadros nazis depois da derrota da Alemanha na II Guerra Mundial, disse este sábado que Putin devia ser preso por crimes de guerra. Benjamin Ferencz, de 102 anos, afirmou, citado pelo Kyiv Independent, que "os responsáveis devem ser responsabilizados por agressão, crimes contra a humanidade e homicídio".

15h30 - Morreram pelo menos 351 civis, diz a ONU

As Nações Unidas afirmam que morreram até agora pelo menos 351 civis desde o início da invasão russa. Há também 707 feridos. No entanto, citada pela Sky News, a ONU acredita que o número poderá ser "consideravelmente maior", tendo em conta as dificuldades de contabilizar todos os mortos nas cidades mais afetadas e destruídas por bombardeamentos,

As autoridades ucranianas apontam para pelo menos 2000 civis mortos.

15h30 - Estação televisiva italiana RAI suspende trabalhos na Rússia

A televisão pública italiana, RAI, suspendeu temporariamente o trabalho dos seus correspondentes na Rússia, após a aprovação de uma nova lei que prevê penas até 15 anos de prisão por divulgar o que Moscovo considera "informação falsa".

15h40 - Boa tarde. Retomamos a cobertura sobre os acontecimentos na guerra da Ucrânia. Pode ler a anterior cobertura AO MINUTO deste sábado neste link.

Leia Também: Cruz Vermelha descreve cenário em Mariupol como "dilacerante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório