Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ucrânia convida mães de soldados russos a ir buscar filhos capturados

Uma semana após a invasão russa da Ucrânia, Kyiv afirma ter capturado dezenas de militares russos.

Ucrânia convida mães de soldados russos a ir buscar filhos capturados
Notícias ao Minuto

15:41 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Kyiv emitiu, esta quarta-feira, um comunicado onde convida as mãe russas, preocupadas com os filhos capturados, a ir buscá-los. "Foi tomada a decisão de entregar as tropas russas capturadas às suas mães se vierem buscá-las à Ucrânia, em Kyiv", pode ler-se na nota do Ministério da Defesa.

Esta será uma tentativa de embaraçar Moscovo.

Uma semana após a invasão russa da Ucrânia, Kyiv afirma ter capturado dezenas de militares russos, e vídeos circulam online onde se podem ver jovens desorientados e desarmados de uniforme.

Kyiv tem procurado minar o apoio público russo à invasão, abrindo uma linha telefónica para que os pais russos descubram se os seus filhos estão entre os mortos ou capturados, noticia o The Guardian. O Ministério da Defesa publicou números de telefone e um endereço de correio eletrónico para fornecer informações sobre os russos capturados, sendo que as mães serão convidadas a Kyiv para recolher os seus filhos desaparecidos.

"Serão recebidas e levadas para Kiev, onde os filhos serão devolvidos", lê-se no comunicado. "Ao contrário dos fascistas de Putin, nós, ucranianos, não estamos a travar uma guerra contra as mães e os seus filhos capturados."

Leia Também: Energia? "Teremos preços elevados para grande parte, se não todo o ano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório