Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Recorde de cerca de 2 mil migrantes subsaarianos tentam entrar em Melilla

Cerca de 2.000 migrantes de origem subsaariana tentaram entrar hoje em Melilla, naquela que terá sido a maior tentativa de passar aquela fronteira feita por mais pessoas em simultâneo nos últimos anos, anunciaram hoje as autoridades policiais.

Recorde de cerca de 2 mil migrantes subsaarianos tentam entrar em Melilla
Notícias ao Minuto

12:52 - 02/03/22 por Lusa

Mundo Melilla

De acordo com a Guarda Civil espanhola, cerca de 500 migrantes conseguiram entrar na região autónoma espanhola, sendo ainda, segundo as autoridades, impossível quantificar o número de pessoas que entraram em Melilla.

Em declarações aos jornalistas, a delegada do Governo em Melilla, Sabrina Moh, informou que esta tentativa de entrada de milhares de migrantes aconteceu por volta das 09:30, em plena luz do dia, num troço bastante extenso devido ao número de migrantes.

Embora as forças marroquinas tenham tentado impedir a entrada na região autónoma espanhola e a Guarda Civil tenha sido acionada imediatamente, várias dezenas de subsaarianos conseguiram entrar em Melilla e correram para o Centro de Estadia Temporária de Imigrantes (CETI), que atualmente registava uma baixa ocupação, com apenas cerca de 50 pessoas.

Em maio do ano passado, Ceuta -- que, em conjunto com Melilla, constituem as únicas fronteiras terrestres da União Europeia com África - acordou com cerca de 68.000 migrantes nas ruas, incluindo menores, um número "recorde" segundo as autoridades espanholas.

O episódio gerou uma crise entre Marrocos e Espanha, que acusou o país vizinho de facilitar a passagem da fronteira de milhares de pessoas como forma de retaliação pela permanência em Madrid do secretário-geral da Frente Polisário (considerada como um grupo terrorista por Rabat), Brahim Ghali, por motivos de saúde.

Leia Também: Cerca de 700 migrantes tentam entrar no enclave espanhol de Melilla

Recomendados para si

;
Campo obrigatório