Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

NATO anuncia reforço e avisa que Kremlin não ficará pela Ucrânia

O secretário-geral da NATO anunciou que a Ucrânia seria apoiada com material antiaéreo.

NATO anuncia reforço e avisa que Kremlin não ficará pela Ucrânia

A NATO anunciou um reforço adicional nas suas fronteiras com a Ucrânia e com a Rússia, perante aquilo que considera ser uma ameaça que não se circunscreve ao território ucraniano.

Numa conferência de imprensa esta sexta-feira, o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, reiterou que "a Rússia destruiu a paz na Europa" e argumentou que "os objetivos do Kremlin não se circunscrevem à Ucrânia".

Atendendo a esta ameaça, a NATO anuncia que irá mobilizar "forças defensivas" para os países mais a leste, que fazem fronteira com a Rússia e a Ucrânia (como a Roménia, a Moldávia e os países do Báltico).

Stoltenberg também anunciou que a NATO iria apoiar a Ucrânia com material antiaéreo e armas, depois de uma noite intensa em que as defesas de Kiev abateram aviação russa.

"Ativamos os planos de defesa da NATO para nos prepararmos para responder a um conjunto de contingências e assegurar o território da aliança", acrescentou o secretário-geral.

Sem especificar como seriam compostos os reforços adicionais, Jens Stoltenberg enumerou que existem "mais de cem de caças em alerta a operar em mais de 30 locais diferentes" há "120 navios no Mediterrâneo".

Segundo Stoltenberg, a NATO e a Europa tem de se preparar para fazer, "mesmo que isso signifique pagar um preço".

"O povo russo deve saber que a guerra do Kremlin na Ucrânia não tornará a Rússia mais segura, não a tornará mais respeitável no mundo, não dará um futuro melhor às suas crianças", salientou.

O líder da aliança também vincou que os países da NATO farão "tudo o que for preciso para proteger e defender todos os aliados e todos os centímetros do território da NATO."

Leia Também: Costa adverte que Rússia "não pode sequer sonhar" em agressão à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório