Líder do exército de Israel prepara próxima fase da ofensiva terrestre em Gaza

O líder do exército israelita, Eyal Zamir, reuniu-se hoje com comandantes para planear a próxima fase da ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, incluindo a tomada da cidade de Gaza e a deslocação da população local.

Eyal Zamir

© THOMAS COEX/AFP via Getty Images

Lusa
08/08/2025 14:59 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Segundo um comunicado militar, citado pelas agências internacionais, Zamir "realizou uma avaliação da situação e um 'briefing'" com altos oficiais do Comando Sul, responsável pelas operações em Gaza, com o objetivo de "formular planos e preparativos" para a continuação das operações no enclave palestiniano.

 

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas israelitas referiu que os esforços serão intensificados nos próximos dias, de forma a "criar as condições necessárias para o regresso dos reféns e a derrota do regime do Hamas", objetivos que têm sido assumidos por Telavive desde os ataques do grupo extremista no sul de Israel a 07 de outubro de 2023.

A expansão da ofensiva no enclave palestiniano foi aprovada hoje de madrugada numa reunião de dez horas do gabinete de segurança israelita --- que decide sobre a ofensiva em Gaza --- e será previsivelmente ratificada no domingo pelo gabinete do governo, segundo informou à agência noticiosa espanhola EFE uma fonte próxima do executivo.

Segundo fontes citadas por diversos meios de comunicação social israelitas, Eyal Zamir opôs-se abertamente ao plano apresentado, considerando que compromete a vida dos reféns ainda mantidos pelo Hamas no enclave.

A guerra em curso em Gaza foi desencadeada pelos ataques liderados pelo grupo extremista palestiniano Hamas em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns. A retaliação de Israel já provocou mais de 61 mil mortos no enclave.

Israel estima que cerca de 50 reféns ainda se encontram em Gaza, dos quais apenas 20 estarão vivos.

O chefe do Estado-Maior terá apresentado uma estratégia alternativa, assente no cerco a cidades e campos de refugiados, acompanhada de operações cirúrgicas.

Zamir alertou que a entrada terrestre em zonas onde os reféns se encontram pode agravar o risco para a sua sobrevivência e terá mesmo sugerido que o regresso dos reféns seja retirado dos objetivos de guerra, por considerá-lo incompatível com a ocupação total.

No entanto, segundo a nota oficial divulgada após a reunião, "a maioria dos ministros considerou que o plano alternativo apresentado por Zamir não garantiria a derrota do Hamas nem o regresso dos reféns".

De acordo com a imprensa israelita, o plano do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prevê a evacuação da capital de Gaza até 07 de outubro de 2025, data simbólica que assinalará dois anos sobre o ataque do Hamas, e a operação incluirá várias fases, culminando com o controlo de toda a Faixa de Gaza.

Leia Também: Israel Katz garante: Chefias militares vão cumprir ordens para Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas