Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro mortos à passagem do ciclone Emnati em Madagáscar

A passagem do ciclone Emnati em Madagáscar provocou pelo menos quatro mortos e afetou dezenas de milhar na ilha, atingida no período de um mês por várias tempestades tropicais e um ciclone, anunciaram hoje as autoridades locais.

Quatro mortos à passagem do ciclone Emnati em Madagáscar
Notícias ao Minuto

16:05 - 25/02/22 por Lusa

Mundo Madagáscar

"Quatro mortes foram registadas em Farafangana", uma cidade costeira no sudeste, de acordo com um relatório provisório do Escritório Nacional de Gestão de Riscos (BNGRC, na sigla em inglês).

Segundo as autoridades malgaxes, cerca de 72.200 pessoas foram afetadas, e a passagem do ciclone provocou ainda cortes em estradas e numa ponte.

O Emnati atingiu a ilha no início desta semana com rajadas de até 140 quilómetros horários.

Madagáscar, um dos países mais pobres do mundo, é regularmente afetado por tempestades e ciclones que atravessam o oceano Índico todos os anos durante a temporada de furacões (novembro-abril).

No início de fevereiro, o ciclone Batsirai já havia matado pelo menos 121 pessoas, destruído milhares de casas e devastado plantações. Em janeiro, a tempestade tropical Ana matou cerca de 100 pessoas em Madagáscar, Moçambique, Malaui e Zimbabué.

A ilha de Madagáscar também é atingida há meses por uma seca extrema numa grande área do sul, que está a causar desnutrição aguda e fome.

Leia Também: Novo ciclone em Madagáscar atinge pelo menos 250 mil pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório