Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Avião militar russo cai. Tripulação não sobreviveu

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a escalada da tensão na Ucrânia.

AO MINUTO: Avião militar russo cai. Tripulação não sobreviveu
Notícias ao Minuto

14:52 - 24/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou durante a madrugada desta quinta-feira uma "operação militar especial" na região de Donbass, no leste da Ucrânia. Num discurso transmitido na televisão russa, Putin advertiu os países do Ocidente a ficarem fora do conflito e ameaçou com "consequências que nunca viram".

Até ao momento, registam-se já mais de cem vítimas mortais. Destas, 50 são soldados russos e mais de 40 soldados ucranianos. Há ainda dez civis ucranianos mortos, adiantou o conselheiro do presidente da Ucrânia. 

Em Odessa, 18 pessoas morreram num ataque de mísseis. 

O Conselho Superior de Defesa Nacional, que se reuniu de urgência esta manhã a pedido de António Costa, deu "por unanimidade", um "parecer favorável às propostas do Governo para a participação das Forças Armadas Portuguesas no âmbito da NATO"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre as tensões na Ucrânia:

19h55 - Avião militar russo cai no sul da Rússia

Um avião militar russo caiu no sul da Rússia, na região de Voronej, avança a Sputnik News, citando informações do ministério da Defesa do país.

A bordo seguia apenas a tripulação, que não sobreviveu. O acidente do avião de carga An-26 terá sido provocado por uma avaria técnica. 

19h48 - JS, JSD, JP, IL, Livre e PAN convocam manifestação de protesto

As juventudes do PS, PSD e CDS-PP, e os partidos Livre, IL e PAN organizam na tarde de domingo uma manifestação em frente à embaixada da Rússia, em Lisboa, para protestar contra a invasão da Ucrânia. 

19h42 - Bolsonaro está solidário com brasileiros na Ucrânia sem citar invasão

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou hoje estar "totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia", mas escusou-se a fazer qualquer comentário sobre a invasão militar do país pela Rússia.

19h38 - Centenas protestam contra a invasão em frente à embaixada russa em Lisboa
 
Centenas de ucranianos estão hoje ao final da tarde concentrados junto à Embaixada da Rússia em Lisboa, em protesto contra a invasão da Ucrânia e a pedir o fim da guerra.

19h25 - Moscovo palco de manifestações

Várias pessoas saíram à rua em Moscovo para apelar ao fim da guerra contra a Ucrânia. 700 pessoas terão sido detidas no âmbito destas ações de apoio à Ucrânia. 

19h21 - Michel discute com Guterres "necessidade de responsabilizar a Rússia"
 
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse hoje ter discutido com o secretário-geral das Nações Unidos, António Guterres, a invasão russa da Ucrânia, sublinhando a "necessidade de responsabilizar a Rússia" e de "proteger o direito internacional".

19h14 - Edifício da Comissão Europeia 'pinta-se' com as cores da Ucrânia

19h01 - Polónia recebe os primeiro refugiados ucranianos 

Os primeiros refugiados ucranianos chegaram à Polónia, avança a Associated Press, referindo-se aos muitos ucranianos que tentaram fugir do país via rodoviária e ferroviária. Um comboio com origem em Kharkiv chegou esta tarde à cidade polaca de Przemsyl, transportando algumas centenas de passageiros.

18h55 - Biden anuncia reunião da NATO esta sexta-feira

O presidente dos Estados Unidos afirmou, esta quinta-feira, que foi convocada uma reunião da NATO para esta sexta-feira.

18h47- EUA anunciam nova ronda de sanções. "Putin escolheu esta guerra"

Dois dias depois das primeiras sanções começarem a ser aplicadas a entidades, oligarcas e bancos russos, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou esta quarta-feira um novo pacote de sanções contra a Rússia.

"Putin escolheu esta guerra e, agora, ele e o seu país irão arcar com as consequências", vincou o chefe de Estado norte-americano.

18h45 - Há imagens das tropas russas em Chernobyl

Um vídeo partilhado no Twitter mostra a presença de viaturas militares russas em Chernobyl. A zona da central nuclear foi hoje tomada de assalto pelos militares da Rússia.

18h32 - OSCE decide retirar todo o seu pessoal da Ucrânia

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa decidiu retirar todo o pessoal das suas missões internacionais na Ucrânia do país, o mais rapidamente possível. Em causa, alega, está o "deteriorar da situação de segurança na Ucrânia". 

18h24 - Biden e homólogos do G7 concordaram em apresentar mais sanções à Rússia

Joe Biden revela que os EUA e os aliados do G7 concordaram "em avançar com um pacote devastador de sanções e outras medidas económicas para responsabilizar a Rússia" pelo ataque à Ucrânia

18h20 - Artistas insurgem-se nas redes sociais contra a invasão russa

Diogo Infante, Pedro Abrunhosa, Mariza, Carlos Mendes, Gisela João e Selma Uamusse são alguns dos artistas portugueses que se insurgiram hoje nas suas páginas e redes sociais contra a invasão russa da Ucrânia.

18h09 - Ucrânia pede ao Twitter para eliminar a conta da Rússia

"Vamos pedir ao @Twitter que elimine a Rússia daqui. Não há lugar para um agressor como a Rússia nas plataformas de meios de comunicação social", pode ler-se. A conta oficial do país defende que a redes sociais não devem ser uma "plataforma para estes países se promoverem enquanto matam as pessoas da Ucrânia".

18h06 - União Africana pede cessar-fogo "imediato e sem demoras"
 
O presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, e o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, defenderam hoje um cessar-fogo "imediato e sem demoras" na Ucrânia, pedindo respeito pelo direito internacional.

18h01 - Presidente Ucrânia confirma a tomada de Chernobyl por parte dos militares russos

Volodimir Zelenski confirma que soldados russos assumiram o controlo da zona de Chernobil, a pouco mais de 100 Km de Kiev.  

17h45 - "Rússia invade Ucrânia". O conflito aos olhos da imprensa internacional

Jornais de todo o mundo, em especial da Europa, têm acompanhado cada passo da invasão das tropas russas na Ucrânia. Confira aqui a forma como está a ser noticia o assunto um pouco por todo o mundo. 

17h43 - UE não pode contornar mais dependência energética da Rússia, diz MNE
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros encerrou hoje o debate parlamentar sobre o ataque militar russo à Ucrânia advertindo que a União Europeia não pode contornar mais o problema da sua excessiva dependência energética em relação à Rússia.

17h39 - Rússia diz que primeiro dia de guerra "foi bem sucedido"

17h28 - Chernobyl tomada de assalto por militares russos

Relatos feitos nas redes sociais, por parte de diversos jornalistas na Ucrânia, dão conta de que os militares russos "tomaram de assalto a central nuclear de Chernobyl". Poderá haver reféns

17h25 - "A Ucrânia, agora, defende o [seu] território - mas também toda a Europa"

A embaixadora agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo português, que "expressaram a sua posição clara" face ao conflito.

"A Ucrânia espera o apoio da NATO e da União Europeia [UE], por exemplo, nas sanções [contra a Rússia, mas também] o apoio, se possível, militar. A Ucrânia não é um membro da NATO mas, se a Ucrânia for ocupada pela Rússia, posso perguntar ‘Que país será o seguinte?’ - e pode ser um membro da NATO. Por isso, a Ucrânia, agora, defende o [seu] território, mas [também] toda a Europa”, afirmou Inna Ohnivets

17h22 - Declarado estado de emergência na Lituânia 

O Presidente lituano Gitanas Nauseda assinou um decreto impondo o estado de emergência no país até 10 de março. Num vídeo partilhado no Twitter, o chefe Estado condena um ataque que considera "desnecessário" e diz acreditar que "ainda não é tarde para prevenir mais mortes".

17h20 - Líderes do G7 unidos em condenar "ultrajante ataque" da Rússia à Ucrânia
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que os líderes do G7 estão unidos na condenação ao "ultrajante ataque à Ucrânia independente", prometendo "sanções massivas" do bloco ocidental ao Presidente russo.

17h15 - Boris anuncia sanções contra a Rússia

Boris Johnson anunciou que serão tomadas novas medidas para impor sanções económicas à Rússia. Estas incluem uma confiscação total de bens no Banco VBT. 

"Estes poderes permitir-nos-ão excluir totalmente os bancos russos do sistema financeiro do Reino Unido... impedindo-os de aceder à libra esterlina e de efetuar pagamentos de compensação através do Reino Unido", disse, acrescentando que a quantidade de dinheiro que os cidadãos russos poderão depositar nas suas contas bancárias no Reino Unido será limitada.

17h15 - OMS alerta para risco de catástrofe humanitária na Europa
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o risco de a guerra na Ucrânia provocar uma catástrofe humanitária na Europa, salientando que o acesso aos serviços de saúde "devem ser sempre protegidos".

16h59 - Sites do Kremlin e do parlamento russo em baixo

O site oficial do governo da Rússia e o site do parlamento estão em baixo, avança a Sputnik News. Os respetivos sites foram alvo de um ciberataque e o Gabinete Presidencial está a investigar a situação, refere a mesma fonte.

16h56 - Aviões sobrevoam Kiev. Moradores partilham medo

Uma moradora de Kiev partilhou um vídeo que espelha bem a inquietação e o medo que se vive na cidade ucraniana. Nas imagens, a mulher, na companhia de uma criança, filma o momento em que um avião militar sobrevoa junto à sua casa.

16h48 - Bloco pede cessar-fogo imediato e critica reforço da presença da NATO
 
O BE defendeu hoje um cessar-fogo imediato na Ucrânia e considerou que mais presença da NATO na região "apenas escala o conflito", com o Governo a contrapor que o reforço da capacidade de dissuasão é o que obriga "Putin a pensar mil vezes".

16h47 - Espanha afirma que ataque da Rússia não deve ficar impune
 
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, alertou hoje que a "violação flagrante" do direito internacional exercida pela Rússia, com o ataque à Ucrânia, "não deve ficar impune" e afirmou que Espanha se "esforçará para restabelecer a paz".

16h45 - Moscovo "não podia reagir de outra maneira"

Vladimir Putin afirmou que Moscovo "não podia reagir de outra maneira, no que diz respeito à invasão à Ucrânia. Num encontro com os seus oficiais de segurança, o líder russo afirmou, segundo cita a Sky News, que não lhe "foram dadas oportunidade para reagir de outra forma".

"Tínhamos que o fazer, porque havia riscos muito sérios para toda a existência do nosso país", atirou.

16h40 - Russos controlam o aeroporto de Hostomel

Presidente Zelensky anunciou que o aeroporto de Hostomel é agora controlado por forças russas. Este é um aeroporto de Carga que serve Kiev.

16h35 - Memorial de Auschwitz condena invasão e alerta para passividade

O Memorial de Auschwitz condenou esta quarta-feira a invasão russa na Ucrânia, fazendo paralelos com a "passividade" que levou ao Holocausto e à criação do campo de concentração nos anos 40 pelos nazis.

Numa declaração publicada no Twitter, a conta oficial do museu afirmou que "este ato bárbaro será julgado pela história e os seus responsáveis, esperamos, pelo Tribunal Internacional de Justiça".

16h32 - Santuário de Fátima promove hoje "jornada especial de oração" pela paz

O Santuário de Fátima anunciou que vai realizar hoje "uma jornada especial de oração pela Paz na Ucrânia", rezando no terço das 18:30 dois mistérios em língua ucraniana.

16h30 - Escalada do conflito vai aprofundar necessidades humanitárias

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, admitiu hoje estar "extremamente preocupado" com a escalada do conflito na Ucrânia, que vai aprofundar as necessidades humanitárias, prometendo continuar a prestar assistência no país.

16h26 - "Um crime contra a humanidade", diz OSCE

Numa mensagem partilhada no Twitter, o presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) denunciou "um crime contra a humanidade" após a invasão russa da Ucrânia. 

16h22 - Marcelo reforça "condenação" à Rússia

Após ter recebido a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, Marcelo Rebelo de Sousa reforçou a sua "condenação veemente da atuação da federação russa" na Ucrânia, expressando ainda o apoio e solidariedade de Portugal para com o país.

16h17 - Quatro mortos em ataque a hospital em Donetsk

Um ataque a um hospital na região de Donetsk fez quatro mortos após um projétil da Rússia ter atingido o local, informou hoje o comando militar da Ucrânia. Segundo as autoridades ucranianas, outras 10 pessoas ficaram feridas, entre elas seis médicos.

16h15 - "Este é o som de uma nova cortina de ferro", diz presidente da Ucrânia

"Oque ouvimos hoje não são apenas explosões de mísseis, combates e o estrondo de aeronaves. Este é o som de uma nova cortina de ferro, que caiu e está a separar a Rússia do mundo civilizado", disse, esta quinta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertando que outros países europeus podem ser "os próximos" alvos

16h13 - Já chegou ao fim o encontro do G7

Após cerca de uma hora de reunião, chegou ao fim o encontro do G7, anuncia a Casa Branca

16h07 - Rio apoia que Portugal cumpra todos os compromissos na NATO
 
O presidente do PSD defendeu hoje que Portugal deve "assumir integralmente os seus compromissos e a sua responsabilidade" como membro fundador da NATO, com o ministro Santos Silva a enaltecer a importância de um "consenso genuíno" nesta matéria.

16h06 - Exércitos lutam por controlo de aeroporto militar nos arredores de Kiev

O Exército ucraniano anunciou hoje que estão em curso combates pelo controlo do aeroporto militar de Gostomel, nos arredores de Kiev, quando a Rússia já reclama a destruição de 74 instalações militares na Ucrânia.

16h04 - Governo ucraniano evacua embaixada em Moscovo
 
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia anunciou hoje que iniciou o processo de evacuação da sua embaixada em Moscovo, dando sequência à rutura de relações diplomáticas com a Rússia.

16h00 - Sergei Lavrov diz que a Rússia estará sempre pronta para o diálogo
 
O ministro dos negócios estrangeiros da Rússia diz que a administração russa teve "discussões intensas e detalhadas" com aqueles a quem chama "colegas americanos" e "outros membros da NATO".

15h59 - Após explosões, família abriga-se em estação de metro em Kharkiv

A jornalista Clarissa Ward, da CNN, está em Kharkiv, na Ucrânia, de onde nos reporta a história de pessoas que tentam escapar vivos à guerra que se instalou esta madrugada no país.

15h58 - Rússia de Putin invadiu a Ucrânia e já há dezenas de mortes
 
O Presidente russo, Vladimir Putin, lançou hoje uma operação de invasão da Ucrânia, com ataques aéreos e entrada de forças terrestres em direção à capital do país, Kiev, provocando dezenas de mortes nas primeiras horas, segundo as autoridades ucranianas.

15h49 - Foi bombardeada uma central elétrica ucraniana em Trypilska

O ministério da energia da Ucrânia relatou uma explosão na central elétrica de Trypilska, a cerca de 40 quilómetros de Kiev, na Ucrânia. Segundo confirmado pela instituição à agência Reuters, a central continua, por enquanto, a operar.

15h42 - "Operação [de retirada de portugueses] encontra-se em curso"

O ministro dos Negócios Estrangeiros condenou hoje, "sem ses nem mas" a invasão militar russa à Ucrânia, e anunciou que a operação de retirada de portugueses e luso-ucranianos "encontra-se em curso".

15h41 - A guerra na Europa. Assim foi a manhã da invasão militar russa na Ucrânia

Kharkiv, Kramatorsk, Dnipro, Mariupol, Odessa e Kiev. Em diversas cidades ucranianas os militares tentam proteger o país depois da invasão russa, que teve início na madrugada desta quinta-feira. Fotografias divulgadas pelas agências de notícias revelam como foi esta manhã numa Ucrânia que se defende de uma ofensiva declarada por Vladimir Putin

15h40 - Forças russas tentam tomar central nuclear de Chernobyl

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky informou, na tarde desta quinta-feira, que o confronto entre tropas russas e ucranianas está cada vez mais próximo da central nuclear de Chernobyl, onde um desastre em 1986 matou milhares de pessoas na Ucrânia e a radiação deixou sequelas na população e no território.

15h39 - UE chamou embaixador russo para repudiar invasão e "resposta firme"
 
O Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) convocou hoje o embaixador da Rússia junto da União Europeia (UE), tendo-lhe transmitido a "veemente condenação" da invasão da Ucrânia e advertido para a "resposta firme" a ser dada pelos 27.

15h38 - Ucrânia anuncia detenção de dois soldados russos

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou hoje a detenção de dois soldados russos

“Soldados da 93ª Brigada Mecanizada detiveram dois ocupantes russos, pertencentes ao 423º Regimento de Artilharia Motorizada Yampol, unidade militar 91701”, lê-se na rede social Twitter. 

15h32 - Hora a hora: Principais momentos do início da 2.ª invasão russa à Ucrânia
 
A Rússia invadiu hoje novamente a Ucrânia, depois de ter anexado a Crimeia em 2014, para proceder à "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho, suscitando a condenação da generalidade da comunidade internacional.

15h23 - Ferro considera ação militar russa "maior ataque à paz" na Europa
 
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, condenou hoje "a agressão militar russa à Ucrânia", que classificou como "o maior ataque à paz e à estabilidade na Europa em décadas".

15h22 - Livre pede resposta a refugiados e confisco de oligarcas russos
 
O Livre qualificou hoje a ação militar da Rússia contra a Ucrânia de ilegítima e ilegal, defendendo uma resposta de Portugal e da União Europa aos refugiados de guerra, investigação e confisco de oligarcas russos.

15h21 - Míssil cai em zona residencial de Kharkiv. Populares avaliam estragos

Um míssil atingiu, na manhã desta quinta-feira, um bairro residencial da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, devido à incursão russa no país, desencadeada por Vladimir Putin esta madrugada. Em imagens difundidas pela agência AFP, é possível ver os residentes dessa zona a fotografarem e inspecionarem os danos causados.

15h18 - Cidade de Kiev com recolher obrigatório entre as 22h e as 7h

O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que a cidade irá passar a ter recolher obrigatório. A medida irá vigorar entre as 22h e as 7h.

Citado pela imprensa local, Klitschko a situação na capital ucraniana está “sob controlo”, mas há a possibilidade de surgirem “grupos terroristas”.

Atualmente, a entrada e saída da cidade continua a ser possível. 

15h09 - Embarcação turca atingida por bomba junto a Odessa

Uma embarcação turca foi bombardeada junto à cidade de Odessa, na costa ucraniana. A informação é avançada pela Reuters, que cita  fonte da marinha turca. O incidente não causou feridos e a embarcação já terá retomado a sua rota.

15h05 - Prateleiras de supermercados ucranianos começam a ficar vazias

O jornalista Filipe Caetano, correspondente da TVI/CNN Portugal em Dnipro, na Ucrânia, contou na rede social Twitter que as prateleiras nos supermercados do país “começam a ficar vazias” e publicou imagens das longas filas.

15h01 - CDS-PP quer solução "efetiva, rápida e consequente" para fim do conflito
 
O CDS-PP considerou hoje que a ação militar da Rússia contra a Ucrânia é "um ataque infame" e uma "violação grosseira do direito internacional" e defendeu uma "solução efetiva, rápida e consequente" para acabar com o conflito.

15h00 - Ataque russo é "impróprio entre Estados civilizados" e ameaça a Europa
 
Um ato "impróprio entre Estados civilizados", que ameaça "civis inocentes" e submerge a Europa na "hora mais escura" desde a Segunda Guerra Mundial, foi como líderes mundiais se referiram hoje ao ataque militar da Rússia à Ucrânia.

14h45 - Ucrânia afirma que 4 mísseis balísticos foram disparados da Bielorrússia

As forças ucranianas afirmaram, esta quinta-feira, que quatro mísseis balísticos foram disparados de território bielorrusso, avança a SkyNews. Os rockets foram disparados na direção sudoeste. 

14h44 - UEFA "condena veementemente" a invasão russa à Ucrânia

A UEFA emitiu, ao início da tarde desta quinta-feira, um comunicado no qual diz partilhar "a significativa preocupação da comunidade internacional", e "condena veementemente a invasão militar russa em progresso na Ucrânia".

14h44 - OMS adia apresentação de relatório sobre saúde na Europa
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) adiou hoje a apresentação do Relatório Europeu da Saúde 2021 pelo diretor europeu Hans Kluge devido à intervenção militar da Rússia na Ucrânia.

14h42 - Rússia terá já realizado 203 ataques na Ucrânia

Um total de 203 ataques foram realizados por forças russas desde o início do dia, informou o serviço nacional de polícia da Ucrânia. As autoridades confirmaram ainda que os confrontos estão, neste momento, a acontecer em quase todo o território. 

14h42 - Políticos do Brasil lamentam ação militar russa e Bolsonaro em silêncio
 
Políticos brasileiros que disputarão a presidência em outubro próximo lamentaram a ação militar da Rússia na Ucrânia, enquanto o atual chefe de Estado do país, Jair Bolsonaro, não emitiu opiniões públicas sobre o assunto.

14h41 - Zelensky decreta mobilização geral da população para a guerra com a Rússia
 
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou hoje a mobilização geral de todas as pessoas com idade para servir no exército após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

14h40 - Centenas de pessoas pedem paz junto às Portas de Brandeburgo
 

Centenas de pessoas concentraram-se esta manhã nas Portas de Brandeburgo, em Berlim, depois de uma convocatória pela internet, para pedirem paz na Ucrânia, e mão de ferro por parte da Alemanha na imposição de sanções à Rússia.

14h40 - Marcelo Rebelo de Sousa recebe embaixadora da Ucrânia hoje às 15h
 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber hoje a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, no Palácio de Belém, em Lisboa, pelas 15:00.

14h39 - Berlim, Oslo, Paris. Os poderosos apelos ao fim da guerra na Europa

"Stop War", "Killer" e "Hands off Ukraine" são algumas das principais mensagens que enchem, esta quinta-feira, as capitais europeias, numa onda de protestos contra a ofensiva russa na Ucrânia. Pedem paz, justiça, a proteção do povo ucraniano e condenam a decisão de Vladimir Putin, que alguns cartazes comparam à figura de Hitler.

14h38 - PAN solidário com povo ucraniano e repudia "fortemente ofensiva russa"
 
O PAN repudiou hoje "fortemente a ofensiva russa" contra a Ucrânia e manifestou a sua solidariedade para com o povo ucraniano, pedindo "todos os esforços" da comunidade internacional para o restabelecimento da paz.

14h38 - Conselho Europeu vai reagir a "cataclismo" na Europa provocado por Putin
 
O presidente do Conselho Europeu disse que os 27 vão acordar hoje à noite "um pacote de sanções maciças" à Rússia e abordar todas as consequências da "brutal agressão" da Rússia à Ucrânia, que classificou como "um cataclismo".

14h37 - Conselho de Defesa dá parecer favorável a participação no âmbito da NATO

O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se numa sessão ordinária, esta quinta-feira, cujo tema principal foi a invasão russa à Ucrânia e, no final, o Tenente-General João Vaz Antunes divulgou uma nota informativa, já publicada no site da Presidência da República portuguesa. Nesta, é indicado que foi dado "por unanimidade", um "parecer favorável às propostas do Governo para a participação das Forças Armadas Portuguesas no âmbito da NATO"

14h36 - PS condena ataque da Rússia e pede retirada imediata das forças militares
 
O PS condenou hoje a ação militar da Rússia contra a Ucrânia e apelou a uma retirada imediata das suas forças de território ucraniano e o fim do reconhecimento russo das regiões de Donetsk e Lugansk.

14h35 - Manifestações em Lisboa, Porto e Algarve contra ação russa face à Ucrânia
 
Ucranianos residentes em Portugal organizaram para hoje várias manifestações em Lisboa, no Porto e Algarve, para protestar contra a intervenção militar da Rússia na Ucrânia.

14h33 - Repórter da CNN interrompe emissão para colocar colete antibalas

Na altura em que se iniciaram os bombardeamentos e tiros na capital da Ucrânia, na manhã desta quinta-feira, um repórter da CNN estava a fazer a a atualização da informação. Ficou registado o momento em que teve de parar de falar para, em direto, colocar o colete antibalas.

14h33 - UE "totalmente preparada" para receber refugiados, diz Von der Leyen
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu hoje que a União Europeia (UE) está "totalmente preparada" para receber eventuais refugiados ucranianos, perante a invasão russa do país.

14h32 - Presidente checo diz que Vladimir Putin é "louco" e deve ser internado
 
O Presidente da República Checa, Milos Zeman, disse hoje que é preciso "internar o louco" referindo-se ao chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin, por quem chegou a demonstrar admiração em várias ocasiões.

14h31 - Von der Leyen garante à Ucrânia "trabalho 'non-stop'" para apoiar o país
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu hoje ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, "trabalho sem parar" para a União Europeia (UE) e o Ocidente prestarem "o maior apoio possível", após a invasão russa do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório