Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Etiópia. Libertado último trabalhador da ONU que estava detido

O último trabalhador da ONU que continuava detido na Etiópia foi libertado, anunciou hoje a organização, que em novembro passado denunciou a detenção de 16 dos seus trabalhadores sem saber o motivo.

Etiópia. Libertado último trabalhador da ONU que estava detido
Notícias ao Minuto

19:29 - 18/02/22 por Lusa

Mundo Etiópia

Desde então, a maioria deles foi libertada a pouco e pouco, mas três ainda estavam detidas quando a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, visitou este mês a Etiópia.

Amina Mohammed levantou a questão junto das autoridades e, como explicou hoje o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, dois trabalhadores foram libertados nos últimos dias e, posteriormente, o último que permaneceu detido.

Todos os detidos eram etíopes que trabalhavam para as Nações Unidas e, segundo a organização, foram detidos sem acusações oficiais.

Dujarric acrescentou que a ONU levantou repetidamente a questão com as autoridades e nunca recebeu "esclarecimento por que razão tinham sido detidos".

As detenções ocorreram em pleno período de fortes críticas da ONU ao governo etíope pelos obstáculos que estava a colocar na via de acesso da ajuda humanitária a Tigray, a província onde um conflito armado havia eclodido um ano antes.

A guerra começou quando o primeiro-ministro etíope ordenou uma ofensiva contra a Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), o partido que governava a região na época, em retaliação por um ataque a uma base militar federal e após uma escalada de tensões política.

Leia Também: Etiópia. EUA saúdam fim da emergência e exigem libertação de presos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório