Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sobe para sete o número de mortos em naufrágio de barco galego no Canadá

Os primeiros dados avançados apontavam para quatro mortos e 17 desaparecidos. Há um barco pesqueiro português envolvido nas operações de resgate - o 'Novo Virgem da Barca', proveniente de Aveiro.

Sobe para sete o número de mortos em naufrágio de barco galego no Canadá

Pelo menos sete pessoas morreram e 14 estão desaparecidas desde a madrugada desta terça-feira após o barco onde seguiam ter naufragado no Canadá, a cerca de 450 quilómetros da ilha de Terra Nova, revela o jornal espanhol El País. Os primeiros dados avançados apontavam para quatro mortos e 17 desaparecidos. 

Segundo a subdelegada do Governo espanhol em Pontevedra, Maica Larriba, trata-se da embarcação ‘Villa de Pitanxo’, de uma empresa da cidade de Marín, na Galiza, na qual seguiam seguiam 24 pessoas. 

Até ao momento, apenas foram resgatados com vida três tripulantes. “Foram avistadas quatro embarcações salva-vidas e já tiveram acesso a três. Duas estavam vazias, completamente vazias. Numa delas foram encontrados três sobreviventes em estado de hipotermia, porque ali a temperatura da água é terrível. Muito baixa”, afirmou Maica Larriba.

Do total de 24 tripulantes, 16 são de nacionalidade espanhola, cinco peruana e três ganense

O alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo, em Madrid, pelas 5h45 locais [4h45 em Lisboa]. Há dois pesqueiros envolvidos nas buscas, incluindo a embarcação lusa ‘Novo Virgem da Barca’, proveniente de Aveiro, e a galega ‘Playa de Menduiña 2’

As causas para o naufrágio do barco com 50 metros de comprimento e 10 de largura ainda não são conhecidas. 

Na rede social Twitter, o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, mostrou-se “preocupado com as terríveis notícias” e disponibilizou ao “governo e à armadora” todos os meios que necessitem. 

Também a autarca de Marín, María Ramallo, lamentou o sucedido. “Não me recordo de uma tragédia desta magnitude. É um dia muito difícil”, disse aos jornalitas.

Já a ministra da Política Territorial e porta-voz do governo, Isabel Rodríguez, afirmou em conferência de imprensa que o governo “acompanha com preocupação” as operações de busca e resgate da tripulação do barco.

“Quero dizer-vos que o governo está a acompanhar com preocupação as operações de resgate da tripulação. Estamos em contacto permanente com as equipas de resgate. Posso confirmar que três tripulantes foram resgatados, mas não posso acrescentar nenhuma outra informação", afirmou, após um Conselho de Ministros. 

Leia Também: Pelo menos quatro mortos em naufrágio de pesqueiro galego no Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório