Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

EUA identificam tropas para possível destacamento para o leste da Europa

O envio de milhares de militares americanos, bem como de aviões e de navios de guerra, pode estar em cima da mesa.

EUA identificam tropas para possível destacamento para o leste da Europa

A administração Biden encontra-se na fase final de identificação das unidades militares que pretende agora enviar para a Europa de Leste, por causa da tensão atualmente existente entre a Rússia e a Ucrânia, avançam vários funcionários do departamento de Defesa dos Estados Unidos, citados pela CNN.

Apesar de ainda não ter sido tomada qualquer decisão final, a CNN revela que o presidente norte-americano discutiu já, com os seus altos funcionários militares, diversas opções no que concerne a um possível reforço das tropas americanas no Báltico e na Europa de Leste, durante um briefing que teve lugar em Camp David, no passado sábado.

Segundo informa o The New York Times, pode estar em causa o envio de vários milhares de militares americanos (entre 1.000 a 5.000), bem como de aviões e de navios de guerra, com o intuito de apoiar os aliados da NATO na zona do Báltico e da Europa Oriental. A administração norte-americana considera ainda a possibilidade de aumentar o número de operacionais na Europa de Leste em dez vezes se a situação piorar ainda mais.

Até recentemente, Joe Biden tinha apresentado uma posição mais conservadora face a este conflito. Mas face à recente intensificação das ações russas contra a Ucrânia, o líder norte-americano apresenta agora uma postura mais agressiva no contexto desta situação de conflito. 

Este trata-se de um esforço que pretende dissuadir a Rússia de perpetuar um eventual ataque militar, numa altura em que se encontram já dezenas de milhares de combatentes russos na fronteira com a Ucrânia. 

Leia Também: Ministros da UE reiteram que agressão russa terá "consequências maciças"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório