Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cidadãos de Bangladesh resgatados após serem traficados de Moçambique

A polícia sul-africana (SAPS) resgatou cinco cidadãos do Banglasdesh no leste de Joanesburgo após terem sido traficados de Moçambique, disse fonte da força de segurança.

Cidadãos de Bangladesh resgatados após serem traficados de Moçambique
Notícias ao Minuto

14:38 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Tráfico humano

Na operação, a polícia confiscou armamento de fabrico caseiro e deteve quatro pessoas, entre os 36 e os 59 anos, por sequestro, tráfico de seres humanos e posse ilegal de arma de fogo, referiu o porta-voz policial sul-africano Robert Netshiunda.

"As vítimas, com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos, teriam sido alegadamente traficados para o país através de Moçambique", explicou Netshiunda citado pelo portal sul-africano News24.

"As investigações preliminares revelaram que os suspeitos exigiram o pagamento de resgate às famílias das vítimas", salientou.  

Segundo o porta-voz policial, as vítimas foram resgatadas na noite de domingo e encontravam-se detidas há pelo menos 17 dias numa casa em Delmas, no leste de Joanesburgo, província de Mpumalanga, que faz fronteira com Moçambique e Essuatíni (antiga Suazilândia).

Delmas é uma pequena cidade agrícola situada a cerca de 400 quilómetros da fronteira sul-africana de Komatipoort com Moçambique.

Segundo a polícia sul-africana, trata-se do segundo incidente em menos de cinco dias envolvendo o sequestro de estrangeiros naquela província através do vizinho país lusófono.   

Na quinta-feira, 13 de janeiro, a polícia sul-africana em Nelspruit, junto à fronteira com Moçambique, resgatou um cidadão paquistanês que havia também sido traficado para a África do Sul de Moçambique via Maláui.

"A polícia recebeu informações sobre um sequestro que foi relatado na esquadra central da Polícia de Joanesburgo envolvendo um traficante de seres humanos residente em Malelane e Valência, província de Mpumalanga", referiu em comunicado o porta-voz Selvy Mohlala.

"A informação indicou ainda que dois cidadãos paquistaneses foram traficados para a África do Sul através do Malaui e Moçambique. À chegada à África do Sul foram feitos reféns", adiantou.

A polícia sul-africana salientou que os sequestradores libertaram uma das vítimas depois de a família ter pagado uma quantia desconhecida em dinheiro pela sua libertação.

"A família da segunda vítima estava em contacto com os sequestradores e denunciou o caso à SAPS na esquadra central de Joanesburgo. As informações foram apuradas e o sequestrador foi localizado perto de Valência", explicou o porta-voz da polícia sul-africana.

"O traficante ainda está foragido, mas a sua identidade é conhecida pela polícia como sendo um empresário na área de Schoemansdal", referiu.

Leia Também: Governo dos EUA apresenta plano para combater o tráfico humano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório