Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Empresas do Reino Unido testam semana de trabalho de quatro dias

Este modelo será testado ao longo dos próximos seis meses e averiguará se os trabalhadores mantêm 100% de produtividade por 80% do tempo que tinham até agora.

Empresas do Reino Unido testam semana de trabalho de quatro dias
Notícias ao Minuto

23:43 - 17/01/22 por Marta Ferreira

Mundo Trabalho

O Reino Unido começou a testar o novo modelo de trabalho que tem vindo a ser adotado em alguns países nos últimos anos em que a semana conta com quatro em vez de cinco dias laborais. 

Mais de 30 empresas vão testar este modelo numa "nova forma ousada de trabalhar em 2022”, segundo afirmam os investigadores citados pelo jornal The Sun.

Segundo um novo estudo, 78% dos funcionários com este regime de quatro dias de trabalho por semana relataram estar mais felizes e menos stressados.

Este modelo será testado ao longo dos próximos seis meses e averiguará se os trabalhadores mantêm 100% de produtividade em 80% do tempo que tinham até agora.

O salário irá manter-se integral, apesar de haver menos um dia de trabalho por semana. 

Em Portugal, António Costa propôs este mesmo modelo de trabalho - uma proposta que, no programa eleitoral, o PS se compromete a ponderar para certos setores -, considerando que se trata de um "debate que é necessário fazer na sociedade portuguesa".

Leia Também: Semana de 4 dias? CGTP luta pelas 35 horas "sem perda de retribuição"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório