Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Universidades reabrem no Afeganistão mas mulheres não se misturam

Universidades públicas reabrirão mas talibãs anunciam que haverá segregação de género.

Universidades reabrem no Afeganistão mas mulheres não se misturam
Notícias ao Minuto

09:14 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Talibãs

A reabertura das universidades públicas no Afeganistão está para breve, mas com segregação por género, anunciaram os talibãs. 

A data exata da reabertura ainda não foi revelada, mas o ministro do Ensino Superior afegão, Abdulbaqi Haqqani, afirma que "nos próximos dias, os afegãos ouvirão a notícia de que o Emirado Islâmico reabrirá as universidades públicas". 

Recorde-se que as universidades públicas estão fechadas desde que os talibãs tomaram o poder em agosto de 2021. O ministro justificou esta demora na reabertura com a crise económica e falta de turmas segregadas para garantir a separação dos estudantes, segundo justificou à rede de televisão afegã Tolo TV.

Desde que assumiram o poder, os talibãs têm vindo a impor uma série de medidas discriminatórias contra as mulheres que as afastam de seus empregos e regem aspetos das suas vidas.

Recentemente, o governo talibã do Afeganistão espalhou por Cabul cartazes afirmando que as mulheres "devem" usar o 'hijab', apresentando também uma fotografia de uma burca, o que constitui mais um sinal do endurecimento do regime.

Os cartazes, espalhados por vários locais e em estabelecimentos comerciais na capital afegã, são acompanhados de um pequeno texto em que se afirma que, "segundo os princípios da 'Sharia' [lei islâmica], as mulheres devem usar o 'hijab', sem especificar se se trata de um simples lenço na cabeça ou de uma veste para cobrir todo o rosto.

Leia Também: Talibãs espalham cartazes em Cabul a exigir às mulheres uso do 'hijab'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório