Meteorologia

  • 27 MAIO 2022
Tempo
32º
MIN 16º MÁX 35º

Atos de pirataria marítima no mundo conheceram redução "notável" em 2021

Os atos de pirataria e banditismo recuaram de maneira "notável" no mundo em 2021, depois de os seus números estarem estáveis desde 2016, revelou hoje o balanço anual de um centro internacional dedicado à segurança marítima.

Atos de pirataria marítima no mundo conheceram redução "notável" em 2021

No total, os 317 atos registados em 2021, depois dos 375 no ano precedente, representam uma baixa "notável de 15%", segundo o Maritime Information Cooperation & Awareness Center (MICA), situado em Brest, França.

Esta diminuição está ligada, em particular, à situação no Golfo da Guiné, onde os incidentes baixaram de 115 em 2020, para 52 em 2021.

"Esta descida drástica é considerada como o resultado de uma tomada de consciência dos atores internacionais e regionais, que conduzem o conjunto das ações concretas contra a insegurança marítima na zona e se dotam de um quadro jurídico adaptado", refere o relatório anual do MICA.

"Esta evolução não deve, contudo, mascarar a existência de outros fenómenos que ameaçam a segurança dos espaços marítimos", adianta o documento, que considera pela primeira vez ameaças à segurança marítima no mundo, como a pesca ilegal, o contrabando, o tráfico de seres humanos e de estupefacientes, a imigração clandestina, os conflitos interestatais ou ainda os ataques terroristas.

A integração estes dados "evidencia uma recrudescência destes outros fatores de insegurança no mar, em todas as regiões do globo", salientou o Centro, que cita "o fenómeno da narco-pirataria na América Latina, onde os cartéis adotam comportamentos de piratas para introduzir a droga nos navios".

Criado em 2016, o MICA Center acompanha em permanência o tráfego marítimo mundial. Analisa e avalia a situação de segurança marítima no mundo, mas centraliza também os alertas em caso de ataque no mar. É integrado por cerca de 30 militares e civis da Marinha francesa e de marinhas dos países parceiros.

Leia Também: Marinha Portuguesa resgatou do mar 562 pessoas em 2021

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório