Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Autoridades resgatam 16 e 10 desapareceram na costa de Almería

O Salvamento Marítimo de Espanha está a fazer buscas na costa de Almería para tentar encontrar 10 migrantes que desapareceram hoje de duas embarcações, de onde foram resgatados 16 sobreviventes de origem magrebina e recolhidos três cadáveres.

Autoridades resgatam 16 e 10 desapareceram na costa de Almería
Notícias ao Minuto

14:33 - 03/01/22 por Lusa

Mundo Migrações

O alerta foi dado de madrugada, cerca das 01:45 locais (00:45 em Lisboa) pelo navio 'Spica' que, segundo aquela agência de busca e resgate espanhola, indicou estar a ouvir gritos de pessoas no mar, a 15 milhas a sudeste de Cabo de Gata.

De acordo com a mesma fonte, os gritos deviam-se ao naufrágio de um dos botes, que não foi encontrado, mas a equipa de socorro encontrou um segundo bote que também estava a naufragar.

Segundo os migrantes sobreviventes, estavam 17 pessoas num dos barcos e 12 no outro.

As autoridades espanholas enviaram para o local o navio 'Salvamar Spica' e um helicóptero, além de um barco-patrulha da Guarda Civil.

O helicóptero recuperou três pessoas, que foram transportadas para o aeroporto de Almería, onde uma ambulância as levou para o Hospital Universitário Torrecárdenas.

Por seu lado, o barco-patrulha da Guarda Civil recolheu 13 migrantes - 12 homens e uma mulher -- e levou-os para o porto, enquanto o 'Salvamar Spica' recuperou três cadáveres.

Num segundo resgate ocorrido hoje o Salvamento Marítimo retirou 12 pessoas de origem magrebina (uma mulher e 11 homens) de um bote localizado cerca das 08:30 a 22 milhas náuticas a este de Cabo de Gata (Alméría), segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Espanha, a par da Grécia, Itália ou Malta, é um dos países da "linha da frente" ao nível das chegadas de migrantes à Europa.

Leia Também: Novos naufrágios ao largo da Líbia fazem mais de 160 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório