Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: 75% de casos Ómicron; Certificado basta para eventos culturais

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: 75% de casos Ómicron; Certificado basta para eventos culturais
Notícias ao Minuto

08:09 - 28/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 19 mortes e 17.172 infetados associadas à Covid-19, valor mais elevado de casos diários desde o início da pandemia. 

Apesar do número elevado de testes emitidos pelo SNS24 durante o mês de dezembro, e do recorde diário atingido neste domingo, a subida do número de casos de Covid-19 está a pressionar cada vez mais a Linha SNS24. A SIC Notícias revelou ontem que os utentes esperam horas para ser atendidos, acabando por ser convidados a desligar. 

Recorde-se ainda que fez ontem um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 a nível nacional, com Portugal a ser considerado uma referência mundial pela elevada taxa de pessoas vacinadas. Na UE foi também celebrado este marco, contabilizando-se 78% dos adultos com esquema vacinal completo.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h05 - Boa noite, fica por aqui este registo de acompanhamento da pandemia. Mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de quarta-feira. Até lá, já sabe, proteja-se!

00h02 - Bélgica e Países Baixos. Ómicron responsável por mais de metade de casos
 
A variante Ómicron já é responsável por mais de metade das infeções de covid-19 detetadas na última semana nos Países Baixos e na Bélgica, revelaram hoje as autoridades sanitárias dos dois países do centro da Europa.

23h49 - Mil militares vão apoiar vacinação em 13 comunidades de Espanha
 
Mil militares vão cooperar no plano de vacinação contra a covid-19 em treze comunidades autónomas em Espanha, que solicitaram a colaboração das equipas móveis do Ministério da Defesa, foi hoje divulgado.

23h30 -  Mais de mil polícias de Nova Iorque estão infetados

Mais de 6 mil polícias de Nova Iorque, nos EUA,- cerca de 17% dos 36.000 membros desta força de segurança, estavam doentes esta terça-feira, numa altura em que as infeções por Covid-19 continuam a  aumentar no país. Desse total, 3.000 polícias tinham sintomas semelhantes aos da gripe e mais de 1.300 foram diagnosticados com Covid-19, refere o NY Post.

22h45 - Basta certificado de vacinação para acesso a eventos culturais
 
O acesso a eventos culturais é possível mediante a apresentação de certificado digital COVID, comprovativo de vacinação ou teste com resultado negativo, segundo a atualização da orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativa à utilização de equipamentos culturais.

22h43 - Açores. Líder do PS recomenda antecipação de vacinas a crianças
 
O presidente do PS/Açores escreveu hoje ao presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) a recomendar um reforço da testagem e rastreio de casos covid-19 e a antecipação da vacinação de crianças para combater a subida de infeções no arquipélago.
  

22h42 - EUA reveem em baixa incidência da variante Ómicron
 
Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reviram hoje em baixa a incidência no país da nova variante da covid-19 Ómicron, na semana antes do Natal, em comparação com a variante Delta.

22h32 - Madeira reporta mais duas mortes e um novo máximo diário de 371 casos
 
A Madeira registou hoje duas mortes por covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 132, informou a Direção Regional de Saúde, que reporta também 371 novos casos, o número diário mais elevado desde o início da pandemia

21h49 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 8.430 novos casos de Covid-19 e 171 vítimas mortais.

Em termos acumulados, o país lusófono acumula um total de 22.254.706 casos da doença e 618.705 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 21 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid-19 no país.

21h13 - Ómicron atingiu proporção de casos de 75% na segunda-feira
 
A variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, atingiu uma proporção estimada de 75% na segunda-feira, segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), hoje divulgado.

20h57 - "Nada justifica que não se 'massacre' não vacinados com a evidência"
 
Constitucionalista Vital Moreira lembra que "a liberdade de uns termina onde começa a liberdade alheia". Isto é, "a liberdade de não se vacinar ou o direito a morrer na pandemia não podem prevalecer sobre o direito à vida e à saúde dos outros", argumenta.

20h52 - Espanha reporta mais 99.671 casos de infeção e 114 mortes

Espanha reportou esta terça-feira quase 100 mil novas infeções pelo novo coronavírus (99.671) e 114 mortes atribuídas à Covid-19, indicam os dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. Com esta atualização, o país vizinho ultrapassa os seis milhões de casos positivos diagnosticados desde o início da pandemia (6.032.297) e acumula 89.253 óbitos. 

20h50 - Mulher não vacinada morre 2 meses após dar à luz no Reino Unido

Uma mãe não vacinada morreu de Covid-19 dois meses depois de dar à luz o filho através de uma cesariana de emergência, no Manchester Royal Infirmary, no Reino Unido. A mulher, de 30 anos, esteve todo esse tempo internada na unidade de cuidados intensivos.

20h30 - Ministra diz já ter sido necessário suspender atividade não-Covid
 
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que já foi preciso suspender "em alguns casos" a atividade assistencial não covid-19, admitindo que tal possa voltar a ser necessário.

20h21 - Testes e vacinas de Covid-19 vão continuar isentos de IVA em 2022
 
As transmissões de testes de covid-19 e vacinas, assim como as prestações de serviços associadas a estes produtos vão continuar isentas de IVA em 2022, segundo um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

20h15 - Pandemia custa 6.751 milhões ao Estado até novembro
 
A pandemia custou 6.751 milhões de euros (ME) ao Estado até novembro, devido a mais 6.232,4 ME de despesa e a menos 518,6 ME de receita, divulgou hoje a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

19h56 - Justiça belga suspende encerramento de salas de espetáculo
 
O principal tribunal administrativo da Bélgica suspendeu hoje o encerramento de teatros e salas de espetáculo no país, decretada na semana passada pelo Governo para conter a disseminação da nova variante da covid-19, Ómicron.

19h54 - Ministra assegura esforços para mais testes e "maior velocidade possível"
 
A ministra da Saúde manifestou hoje preocupação relativamente às dificuldades relatadas por utentes para fazer o rastreio à covid-19, mas assegurou que está a ser feito um esforço para disponibilizar "o maior número de testes" e à "maior velocidade possível".

19h34 - Autoteste negativo permite acesso a cinema até 9 de janeiro
 
O acesso às salas de cinema até 9 de janeiro é possível através da realização de autotestes com resultado negativo, segundo a atualização da orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativa à utilização de equipamentos culturais.

19h17 - Cabo Verde com número mais elevado de novas infeções diárias desde maio
 
Cabo Verde registou 172 infetados com o novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, o registo diário mais elevado desde maio, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h12 - Saúde 24 terá hoje novo algoritmo que permitirá maior atendimento
 
A Linha Saúde 24, que está em sobrecarga, terá "nas próximas horas" um algoritmo diferente que permitirá "uma maior fluidez do encaminhamento" das chamadas, disse hoje a ministra da Saúde.

19h10 - Especialista admite infeção natural se Ómicron causar menos doença grave
 
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes admite que Portugal pode ter de mudar de atitude na contenção da covid-19 devido à elevada transmissibilidade da variante Ómicron, se se comprovar que provoca menos doença grave do que as variantes anteriores.

19h05 - "Próximos dias irão determinar o que pode acontecer"

O médico intensivista, João Paulo Almeida e Sousa, afirmou hoje, à SIC Notícias, que é provável que com o disparar de novos casos, haja também um aumento de internamentos.  "Neste momento, ainda não se verifica essa situação, há uma folga ainda, que permite encarar com alguma tranquilidade esta situação. Contudo, os próximos dias irão determinar que pode acontecer", disse.

19h01 - Biden anula interdição a viagens de Moçambique e mais sete países
 
Moçambique figura na lista de oito países da África Austral cujas limitações de viagens para os Estados Unidos da América (EUA), devido à variante Ómicron da covid-19, foram hoje anuladas pelo Presidente norte-americano, Joe Biden.

18h59 - Dinamarca torna-se o país com maior taxa de infeção por Covid-19 do mundo

A Dinamarca tem, neste momento, a maior taxa de infeção por Covid-19 do mundo, com uma incidência de 1.612 casos por 100 mil habitantes. O país de 5,8 milhões registou um novo recorde de casos diários, na segunda-feira, e agora tem a maior incidência do vírus registada no mundo.

18h56 - IVA do gel e máscaras mantém taxa reduzida e gastos são dedutíveis ao IRS
 
O gel desinfetante e as máscaras vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA em 2022 e a manutenção temporária deste regime acautela que os gastos com estes produtos continuem a ser dedutíveis ao IRS como despesa de saúde.

18h26 - Vila do Conde abre centro de testagem gratuito para a população
 
A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia local, vai colocar em funcionamento, a partir desta quarta-feira, um centro de testagem à covid-19, com utilização gratuita para a população.

18h03 - Reino Unido regista 129.471 casos e 18 mortos em 24 horas

O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 129.471 casos de Covid-19 e 18 óbitos. No último dia, há mais 1.171 pessoas internadas nos hospitais britânicos.

17h53 - França soma mais 242 mortes e número de internados continua a subir

França soma, esta terça-feira, mais 242 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Há 17.405 pacientes a receber tratamento hospitalar, mais 2.110 desde ontem. Entre esses pacientes, são 3.416 os pacientes nos cuidados intensivos, (3.333 no dia anterior)

17h40 - Portugal administrou mais 74.446 doses de reforço no último dia
 
Relatório diário da vacinação desta terça-feira indica que foram dadas em Portugal, no último dia, um total de 98.176 vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe. Destas, quase 75 mil foram reforços.

17h25 - Festival de BD de Angoulême 2022 adiado devido á Covid-19
 
O festival de banda desenhada de Angoulême, previsto para janeiro em França, foi adiado, com a direção a justificar hoje a decisão na sequência das novas medidas do governo francês para travar os casos de covid-19.

17h15 - Itália regista mais 202 mortes e 78.313 novos casos por Covid-19

Itália registou mais 78.313 casos nas últimas 24 horas, bem como 202 óbitos associados à Covid-19, indicam hoje os dados do Ministério da Saúde italiano. Ontem foram notificados 30.810 infetados e 142 mortes.

17h12 - Um em cada sete testes à Covid-19 têm resultado positivo em Nova Iorque

Um em cada sete testes à Covid-19 realizados em Nova Iorque, nos EUA, tem resultado positivo neste momento, revela a imprensa local. O estado tornou-se no epicentro da variante Ómicron nos EUA na véspera de Natal, ao reportar quase 50 mil casos em apenas 24 horas, 63% dos quais desta nova estirpe.

17h10 - Doentes em enfermaria baixaram na região Centro
 
Os hospitais da região Centro contabilizaram segunda-feira menos sete doentes internados em enfermaria com covid-19 relativamente a domingo, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

16h35 - Portugal deve atingir os 37 mil casos na 1.ª semana de janeiro, diz Marta Temido

No dia em que Portugal registou o maior número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, a ministra da Saúde adiantou, em declarações à SIC Notícias, que o país irá atingir os 37 mil casos na primeira semana de janeiro. 

16h24 - Governo dos Açores recomenda teletrabalho a pais
 
O Conselho do Governo dos Açores recomenda o teletrabalho "nas atividades e funções em que seja exequível", para quem precise de dar assistência a filhos devido ao encerramento de creches e jardins-de-infância por força da covid-19.

16h12 - Ano Novo. Restaurantes do Algarve, Lisboa e Porto com quebras de 50%
 
Os restaurantes das regiões do Algarve, Lisboa e Porto deverão ter "quebras na ordem dos 50%" na noite de Passagem de Ano, adiantou hoje o presidente da PRO.VAR -- Associação Nacional de Restaurantes, Daniel Serra.

16h09 - Portugal reportou 19 mortes atribuídas à Covid-19 e mais 17.172 casos de infeção nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico desta terça-feira divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Nunca o país tinha registado tantos casos num só dia.

O relatório desta terça-feira dá conta de uma subida do número de doentes infetados hospitalizados. No total, estão internados 936 pacientes, mais 22 do que no dia anterior. Destes, 152 estão em UCI, mais dois do que na véspera. 

15h53 - Famalicão confirma mais dois casos positivos de Covid-19 no plantel

Estes dois novos positivos juntam-se a outros nove positivos já identificados na segunda-feira entre jogadores, equipa técnica liderada por Rui Pedro Silva e staff técnico.

15h46 - "Testar é fundamental para controlar a pandemia", atenta o SNS

15h45 - Isolamento de 9 pescadores em Viana do Castelo avaliado na quarta-feira

O delegado de saúde de Viana do Castelo disse hoje que as condições de isolamento profilático em que se encontram nove pescadores, a bordo da embarcação 'Nossa', podem ser alteradas na quarta-feira, após a realização de novos testes.

15h37 - Emirates suspende voos provenientes de Angola devido a aumento de casos

Os voos de Angola para o Dubai ficam suspensos a partir de hoje, informou a Emirates, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, devido ao aumento de casos de Covid-19 no país africano.

15h28 - Finlândia bloqueia entrada a viajantes estrangeiros não vacinados

Os viajantes estrangeiros não vacinados contra a Covid-19 não poderão entrar na Finlândia a partir de hoje, mesmo munidos de um teste negativo, anunciou o governo, para travar a vaga da variante Ómicron.

15h15 - Médicos de família alertam para "caos absoluto" nos centros de saúde

A procura das Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR) aumenta quase ao ritmo dos casos de Covid-19, uma situação que preocupa a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, que alerta para o "caos absoluto" nos centros de saúde.

15h10 - OMS alerta para grande número de hospitalizações com variante Ómicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a rápida disseminação da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 resultará num "grande número de hospitalizações", mesmo que se revele ligeiramente menos perigosa do que a Delta.

"Um rápido aumento da Ómicron, como estamos a ver em vários países, mesmo que combinado com uma doença ligeiramente menos grave, ainda resultará num grande número de internamentos hospitalares, particularmente entre os não vacinados", disse Catherine Smallwood, uma alta funcionária da OMS Europa.

15h09 - SNS recorda que, se tem mais de 55 anos, já pode ser vacinado contra a Covid-19 e contra a gripe onde e quando quiser

14h23 - Viana do Castelo reforça testagem com abertura de 'walk-thru'

Um posto de testagem em modalidade 'walk-thru' da Unilabs passou a funcionar junto à Pousada da Juventude de Viana do Castelo, para reforçar o despiste da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2, informou hoje a câmara local.

14h22 - Madeira assinala festividades de fim de ano sem restrições adicionais

As festividades da passagem de ano na Madeira vão decorrer sem restrições adicionais às que estão em vigor face à Covid-19, indicou hoje a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, referindo que a ocupação hoteleira ronda os 90%.

14h11 - Ministra da Saúde angolana preocupada com taxa de infeção em Luanda

A ministra da Saúde angolana manifestou-se hoje preocupada com o resultado da testagem em massa à Covid-19, em curso na província de Luanda, que aponta para a infeção de 25 pessoas em cada 100 indivíduos.

13h58 - Aberto pedido de agendamento para crianças de 7 anos

Já está aberto o pedido de agendamento para as crianças com sete anos de idade no site da Direção-Geral da Saúde criado para o efeito - aqui

13h51 - Autotestes disponíveis "a título excecional" nos supermercados em França

Devido à velocidade de transmissão da variante Ómicron, o governo francês decidiu esta terça-feira permitir a venda de autotestes nos supermercados “a título excecional”. A medida estará em vigor até 31 de janeiro.

“Vamos vendê-los a preço de custo. Este é um serviço esperado pelos nossos clientes, à semelhança de máscaras e de gel desinfetante”, disse Dominique Schelcher, presidente da Système U, dona de vários supermercados franceses, na sua conta da rede social Twitter.

13h50 - Governo dá garantia de 9,5 milhões para crédito à montagem de eventos

A autorização para uma garantia pessoal do Estado até 9,5 milhões de euros à linha de crédito para apoio à montagem de eventos, atividade fortemente afetada pela pandemia Covid-19, foi hoje publicada em Diário da República.

13h49 - Quaresma reage após testar positivo à Covid-19: "Este vírus é manhoso..."

Ricardo Quaresma reagiu, esta terça-feira, depois de ter testado positivo à Covid-19, tal como os companheiros de equipa Marcus Edwards e Gui do Vitória SC. Através das redes sociais, o internacional português afirmou estar "praticamente sem sintomas e vacinado" e deixou um alerta aos adeptos. 

13h49 - TC alemão exige legislação sobre critérios de triagem de doentes

O Tribunal Constitucional alemão exigiu hoje que o parlamento estabeleça por lei os critérios de triagem a serem seguidos pelos hospitais na atual crise pandémica quando, por falta de recursos, têm de dar prioridade a certos doentes.

13h48 - Governo da Madeira diz que região é "saudável" e destaca retoma económica

O secretário da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, afirmou hoje que a previsão de 13 navios de cruzeiro na baía do Funchal na passagem de ano prova que a região é "saudável, segura e sustentável" face à Covid-19.

13h48 - Cabo Verde regressa à situação de contingência

Cabo Verde regressa hoje à situação de contingência face ao aumento de casos de Covid-19, exigindo teste negativo no acesso aos restaurantes e proibindo festas de passagem de ano nas ruas, anunciou o primeiro-ministro.

13h45 - Autarca de Caminha infetado e sem necessitar de cuidados especiais

O presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, testou positivo para o novo coronavírus, encontrando-se em isolamento em casa, com "sintomas normalmente associados à gripe, mas sem inspirar cuidados especiais", foi hoje divulgado.

13h16 - Açores: Todas as ilhas em situação de contingência a partir da meia-noite
 
As nove ilhas dos Açores vão passar à situação de contingência devido à Covid-19 a partir de quarta-feira, passando a ser obrigatório a apresentação de um teste negativo para aceder a eventos, revelou hoje o secretário da Saúde.

12h07 - Açores batem recorde diário de contágios

Os Açores registaram mais 189 casos positivos da Covid-19, o que representa um "recorde de casos registados até hoje no arquipélago", refere, esta terça-feira, uma nota da Secretaria Regional da Saúde e Desporto a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

11h51 - França vai oferecer bónus a enfermeiros dos cuidados intensivos

França vai oferecer 100 euros adicionais aos enfermeiros dos cuidados intensivos a partir de janeiro, foi hoje anunciado.

O objetivo passa por melhorar as condições laborais dos profissionais de saúde exaustos pela pandemia, segundo avançou o primeiro-ministro francês, Jean Castex.

11h49 - Museus de Cabo Verde recuperam e esperam cerca de 20 mil visitas em 2021

Os museus de Cabo Verde já reabriram após as restrições da pandemia da Covid-19 e esperam receber 20 mil visitas este ano, uma recuperação de 300% em comparação com 2020, mas ainda longe dos 32 mil de 2019.

11h48 - Estudo sul-africano sugere que Ómicron dá imunidade contra a Delta

Uma pesquisa realizada por cientistas sul-africanos sugere que a variante Ómicron do coronavírus pode anular a Delta, sendo que a infeção com a nova estirpe aumenta a imunidade à mais antiga.

O estudo abrangeu apenas um pequeno grupo de pessoas e não foi revisto por pares, mas descobriu que pessoas que foram infetadas pela estirpe Ómicron, especialmente aquelas que foram vacinadas, desenvolveram imunidade reforçada contra a variante Delta, avança a Reuters. 

11h19 - SNS realça que a melhor forma de proteção é a vacinação

11h17 - Com a paralisação do país à vista, Itália equaciona reduzir quarentena

O governo italiano está a ponderar a redução do tempo de isolamento das pessoas vacinadas com a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Em causa está a ameaça da paralisação do país, já afetado pela rápida propagação da variante Ómicron.

O Comité Técnico e Científico (CTS) do governo analisará amanhã a redução do tempo de isolamento de 7 a 10 dias, para 3 a 5 dias, tendo em conta o nível de vacinação.

11h17 - OM realça valor da vacinação e pede uma "estratégia bem definida"

A Ordem dos Médicos (OM) reafirmou hoje a importância da vacinação contra a Covid-19, defendendo ser crucial manter o foco neste processo, com uma "estratégia bem definida" e meios suficientes para a sua operacionalização.

11h16 - Unidades hoteleiras no Alentejo com ocupação inferior ao esperado

As taxas de ocupação de unidades hoteleiras do Alentejo na passagem de ano vão ser inferiores às expectativas de quase lotação, devido às novas medidas de controlo da Covid-19, disse o presidente da Entidade Regional de Turismo.

10h41 - Vai a um alojamento turístico? Estes são os testes permitidos para entrar

Se, por estes dias, vai a um hotel ou a outro alojamento turístico saiba que tem de apresentar um teste negativo à Covid-19 para entrar. Fique a par dos testes permitidos, aqui.

10h11 - INE de Cabo Verde avalia impacto da pandemia nas famílias

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde vai avaliar durante um mês, a partir de janeiro, o impacto da pandemia de Covid-19 nas famílias cabo-verdianas, anunciou a instituição.

10h09 - DGS deixa conselhos para o período de isolamento

9h50 - AHRESP pede "maior brevidade possível" na chegada dos apoios

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou, esta terça-feira, a que os apoios cheguem às empresas com brevidade, apontando já para a próxima semana, depois de ter sido anunciado um reforço do Apoiar para as atividades da animação noturna. 

9h48 - China investiga Turkish Airlines por cobrar preços exorbitantes

A China está a investigar a companhia aérea Turkish Airlines por alegadamente cobrar mais de 200.000 yuans (27.700 euros) em viagens entre Istambul e Guangzhou (sul) em classe económica, noticiou hoje um portal de notícias empresariais chinês.

Antes da pandemia, a Turkish Airlines cobrava cerca de 13.000 yuan (1.800 euros) pelos voos entre Londres e Xangai, refere o portal chinês, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

9h46 - Índia aprova comprimido da Merck e duas novas vacinas contra a Covid-19

O antirretroviral molnupiravir, desenvolvido pelos laboratórios Merck Sharp & Dohme (MSD), será produzido por 13 empresas para uso de emergência no tratamento de adultos com Covid-19, conforme disse o ministro da Saúde indiano, Mansukh Mandaviya.

A Covovax, vacina da Novavax, e a Corbevax, da farmacêutica indiana Biological E. Limited (BioE), são as novas vacinas no arsenal do país, também aprovadas para uso de emergência.

9h15 - Ano Novo: Acesso a restaurantes com teste negativo ou autoteste à entrada

Segundo a orientação atualizada pela DGS, a entrada, para refeições, em estabelecimentos de restauração e similares não encerrados por via legislativa ou administrativa nos dias 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, está dependente da apresentação de comprovativo de teste à Covid-19 com resultado negativo ou de autoteste, feito no momento.

8h27 - Mais 21.080 casos e 372 mortes na Alemanha. Incidência desce

Esta terça-feira, a Alemanha soma mais 21.080 casos e 372 mortes associadas à Covid-19, segundo os dados revelados pelo Instituto Robert Koch. A incidência no país situa-se, agora, nos 215,6 casos por 100 mil habitantes, face aos 222,7 registados ontem.

Hoje entram em vigor novas medidas para combater a propagação da Ómicron em diversos estados do país, entre os quais Berlim, Baviera e Hesse. Assim, as reuniões passarão a ter um máximo de dez pessoas (o que não inclui menores de 14 anos) e eventos como jogos de futebol, concertos e eventos culturais não contarão com público. Também os clubes de diversão noturna irão encerrar.

8h25 - 'Delmicron'. Cientistas alertam para nova (super) estirpe do coronavírus

Numa altura em que o mundo enfrenta a variante Ómicron do coronavírus, que se diz ser altamente transmissível, se não mais mortal do que a variante Delta, os cientistas creem agora que um novo surto nos Estados Unidos e na Europa se deve a uma combinação das duas estirpes, avança o Financial Express. 

A 'Delmicron', uma combinação das variantes Delta e Ómicron do vírus, transmite-se ainda mais rapidamente. Embora as infeções da Covid-19 envolvam apenas uma única estirpe mutante, duas podem atacar simultaneamente em casos extremamente raros.

7h58 - Times Square prepara-se para celebrações limitadas a 15 mil pessoas

O setor turístico da popular praça de Times Square, em Nova Iorque, prepara-se para as habituais celebrações de Ano Novo, este ano marcadas pelas restrições resultantes do pico de Covid-19 que limitará o evento a 15 mil pessoas.

7h58 - China deteta 209 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 209 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 182 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h56 - Estados Unidos reduz de 10 para 5 dias isolamento de assintomáticos

As autoridades norte-americanas reduziram de dez para cinco dias a duração do período de isolamento das pessoas que testam positivo para a Covid-19, desde que estas estejam assintomáticas, foi hoje anunciado, depois da medida ter sido recomendada na segunda-feira.

7h35 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todos os acontecimentos relacionados com a Covid-19. Para recordar o AO MINUTO de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: EUA diminuem tempo de isolamento; Surto no plantel do Rio Ave

Recomendados para si

;
Campo obrigatório