Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vila do Conde abre centro de testagem gratuito para a população

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia local, vai colocar em funcionamento, a partir desta quarta-feira, um centro de testagem à covid-19, com utilização gratuita para a população.

Vila do Conde abre centro de testagem gratuito para a população
Notícias ao Minuto

18:25 - 28/12/21 por Lusa

País Covid-19

A estrutura, que será instalada na Rua Rainha Dona Leonor, no centro da cidade, disponibilizará testes rápidos de antigénio gratuitos, até seis por pessoa por mês, destinado aos munícipes vila-condenses.

"O teste rápido de antigénio é realizado mediante a apresentação de comprovativo de residência no concelho da Vila do Conde, por método de colheita de zaragatoa nasofaríngea e com indicação do resultado em apenas 15 minutos", pode ler-se numa nota informativa da Câmara de Vila do Conde.

Este centro de testagem vai funcionar a partir desta quarta-feira [29 de dezembro], em sistema de casa aberta (sem marcação), diariamente das 10:00 às 20:00, com exceção do dia 1 de janeiro.

A autarquia vila-condense diz estar "atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local", e considera que com este protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia "foram criadas as condições necessárias para a operacionalização deste Centro que vem reforçar a capacidade de testagem à COVID-19, no concelho de Vila do Conde".

A covid-19 provocou mais de 5,40 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.909 pessoas e foram contabilizados 1.303.291 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Leia Também: Covid. Portugal administrou mais 74.446 doses de reforço no último dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório