Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Festival de BD de Angoulême 2022 adiado devido à Covid-19

O festival de banda desenhada de Angoulême, previsto para janeiro em França, foi adiado, com a direção a justificar hoje a decisão na sequência das novas medidas do governo francês para travar os casos de covid-19.

Festival de BD de Angoulême 2022 adiado devido à Covid-19
Notícias ao Minuto

16:33 - 28/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Em declarações ao Liberátion, o diretor-geral do festival, Franck Bondoux, disse que está a ser discutida uma nova data para a 49.ª edição, mas alertou que o futuro do mais importante evento europeu de banda desenhada está ameaçado, se não houver apoios estatais.

À revista Le Point, Franck Bondoux também explicou que não há condições para realizar o festival, depois de ter recebido cancelamentos de profissionais e de grupos escolares, que estariam presentes na próxima edição, e pela retração na participação de outros editores e livreiros.

"E além do mais, há uma outra dimensão fundamental: O festival é um evento festivo. Angoulême é sinónimo de festa e isso não poderá acontecer nestas condições", disse ao Le Point, recordando que já tinha praticamente tudo pronto para a realização do evento.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou mais medidas para conter a nova vaga da pandemia da covid-19, incluindo obrigatoriedade de teletrabalho pelo menos três dias por semana e antecipação da toma da terceira dose da vacina, de cinco para três meses.

A partir de janeiro também haverá limites de 2.000 pessoas para eventos em espaços fechados e de 5.000 para eventos ao ar livre, e isso terá implicações no festival de BD.

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême acontece habitualmente em janeiro, mas este ano, por causa da covid-19, tinha sido recalendarizado para junho.

No entanto, acabou cancelado, com a organização a anunciar que só voltaria a realizar-se de 27 a 30 de janeiro de 2022.

Leia Também: Autotestes disponíveis "a título excecional" nos supermercados em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório