Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Níger exige investigação francesa a confrontos com comboio militar

O presidente do Níger disse hoje que exigiu às autoridades francesas uma investigação aos confrontos ocorridos no final de novembro no percurso do comboio militar da força Barkhane, nos quais morreram três pessoas, de acordo com Niamei.

Níger exige investigação francesa a confrontos com comboio militar
Notícias ao Minuto

22:12 - 17/12/21 por Lusa

Mundo Níger

"No que diz respeito aos militares franceses, solicitei às autoridades francesas que abrissem uma investigação com o objetivo de punir os responsáveis por tais atos repreensíveis", afirmou Mohamed Bazoum, em mensagem difundida pela rádio e televisão do país, por ocasião do 63.º aniversário da proclamação da República naquela ex-colónia francesa.

O comboio militar francês, que se dirigia ao Mali, já tinha sido travado e saqueado por no Burkina Faso e foi interrompido novamente por manifestantes em fúria, em Téra, no oeste do Níger.

Três pessoas foram mortas por tiros atribuídos às forças militares do Níger, por uma das partes, ou às francesas, pela outra.

Bazoum atribuiu os incidentes a "irritantes disfunções do dispositivo de manutenção da ordem, insuficiente para garantir a passagem do comboio militar" francês, e disse ter ordenado, também, "uma investigação" aos serviços competentes do seu país para "identificar estas disfunções e localizar as diferentes responsabilidades".

Três pessoas morreram e 17 ficaram feridas, entre os manifestantes, de acordo com números oficiais.

O Níger enfrenta ataques regulares e mortíferos de grupos ligados à Al-Qaida, ao autoproclamado Estado Islâmico e ao Boko Haram em várias regiões do país.

Por fazer fronteira com o Burkina Faso e o Mali, é um ponto de passagem habitual das forças francesas, que se preparam para reduzir o seu efetivo na região dos atuais 5.000 militares para 3.000 em 2022.

Leia Também: Justiça do Níger proíbe manifestação contra bases militares estrangeiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório