Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Estado Islâmico. Milícias curdas da Síria dizem ter matado combatentes

Milícias curdas da Síria disseram hoje que a sua unidade antiterrorismo, com o apoio da coligação liderada pelos EUA, matou cinco alegados combatentes do Estado Islâmico (EI), no leste do país.

Estado Islâmico. Milícias curdas da Síria dizem ter matado combatentes
Notícias ao Minuto

18:35 - 13/12/21 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

A unidade das Forças Democráticas da Síria disse ter realizado a operação conjunta com a coligação internacional perto de Busayrah, uma aldeia no interior da província de Deir el-Zour, tendo por alvo uma "célula perigosa" do EI.

Os combatentes do EI abriram fogo contra a força curda, que respondeu matando cinco membros daquela organização.

O Observatório de Direitos Humanos da Síria, que monitoriza o conflito, disse que o ataque foi realizado com o apoio aéreo das forças lideradas pelos EUA.

O alvo da operação era um membro procurado do EI, que acabou por ser morto a tiro quando procurava fugir numa motocicleta.

O EI tem estado ativo nesta área deserta do leste e do centro da Síria desde que perdeu o controlo do território sírio em 2019, após uma campanha militar das forças curdas, em colaboração com a coligação liderada pelos EUA.

Milhares de combatentes do EI escondidos nos desertos da Síria e do Iraque têm realizado ataques contra alvos do Governo e forças curdas, bem como contra postos militares e infraestruturas de petróleo.

Apesar dos seus recursos de petróleo, a província de Deir el-Zour, de maioria árabe, continua a ser uma das mais pobres da Síria e os seus residentes acusam a administração liderada pelos curdos de discriminação.

Um morador da área disse que Busayrah estava sob um bloqueio de segurança desde sexta-feira à noite, após um ataque a um posto de controlo no qual um civil foi morto, desencadeando uma resposta violenta dos residentes, que se transformou num tiroteio.

Leia Também: Iraque: Militares curdos mortos em ataque imputado ao Estado islâmico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório