Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Violência dos tornados leva foto a voar quilómetros. Já se sabe de quem é

Tempestades têm deixado um rasto de destruição em seis estados norte-americanos. Esta história é uma 'luz' no meio da tragédia.

Violência dos tornados leva foto a voar quilómetros. Já se sabe de quem é
Notícias ao Minuto

23:44 - 12/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A força devastadora dos tornados que estão a assolar várias regiões dos Estados Unidos tem deixado um rasto de morte e destruição em muitos estados. Contudo, no meio da tragédia, há (sempre) uma história para nos aquecer o coração. Uma fotografia voou centenas de quilómetros - do Kentucky ao Indiana - e o dono já foi encontrado. 

Katie Posten não queria acreditar quando viu, numa das janelas do seu carro, uma fotografia colada que lhe era completamente desconhecida. Nesta estava uma mulher com uma criança ao colo. 

No Twitter, contou o sucedido. "Fui ao meu carro, em New Albany, no Indiana, e encontrei esta foto colada na janela". "É, sem dúvida, de uma casa que foi atingida pelo tornado que devastou o Kentucky na noite passada".

Escrito à mão, atrás da fotografia, surgia uma indicação: "Parece que se lê - Gertie Swatzell e JD Swatzell 1942". Então, partilhou a história "na esperança de encontrar seus donos". 

E, graças ao poder das redes sociais, conseguiu. Durante a tarde de ontem, e também através do Twitter, Katie Posten fez uma "atualização" da situação. "A foto pertence à família Swatzell, de Dawson Springs, no Kentucky. Falei com um membro da família. Estou a planear uma viagem no final desta semana para devolvê-la".

De recordar que as tempestades deixaram um rasto de destruição em seis estados, Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee, com registos de cerca de 30 tornados. Numa comunicação ao país, o Presidente Joe Biden disse tratar-se de "uma das piores séries de tornados" da história do país e de "uma tragédia inimaginável".

O Kentucky, na parte centro-leste do país, foi particularmente atingido por este fenómeno climático violento, que afeta sobretudo as vastas planícies americanas, com colunas negras a varrer o solo, iluminadas por relâmpagos intermitentes.

Fora do Kentucky, foram relatadas pelo menos 13 mortes, incluindo seis pessoas que trabalhavam num armazém da empresa Amazon, no Illinois.

Leia Também: Tornados. Número de mortos no Kentucky "vai ultrapassar os 100"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório