Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Pais continuam a levar filho à escola após teste positivo à Covid-19

Escola só descobriu que o aluno estava infetado quando foi contactada pelas autoridades de saúde, cerca de uma semana depois, e 75 colegas foram colocados em quarentena.

Pais continuam a levar filho à escola após teste positivo à Covid-19
Notícias ao Minuto

15:32 - 07/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um casal resolveu continuar a levar o filho à escola, na Califórnia, Estados Unidos, depois de a criança ter feito um teste à Covid-19 no qual obteve resultado positivo. A decisão obrigou a colocar 75 colegas em quarentena e a cancelar os planos para o dia de Ação de Graças.

A escola primária só descobriu que o aluno estava infetado quando foi contactada pelas autoridades de saúde, que pretendiam confirmar que se a criança estava a cumprir a quarentena.

Contudo, já tinha passado cerca de uma semana desde o diagnóstico e, com ela, demasiados contactos de risco. 

De acordo com a CNN, cerca de 75 colegas da Escola Primária Neil Cummins foram colocados em quarentena a partir de 19 de novembro.

Os pais arriscam agora uma multa ou mesmo um processo criminal, uma vez que sabiam que o filho estava infetado e continuaram a levá-lo, a ele e ao irmão, às aulas.

"Neste caso, tanto a escola como a saúde pública receberam informações incorretas dos pais, o que levou a um intervalo de exposição prolongado", explicou Matt Willis, oficial de saúde pública daquele condado, que encaminhou o caso às autoridades. "Isto não é apenas uma violação da ética básica, é uma violação da lei."

Depois da comunidade escolar ter sido submetida a testes à Covid-19, detetaram-se oito casos no total, incluindo a criança que já tinha testado positivo e o irmão. 

Em todo o caso, os restantes alunos que tenham estado expostos ao vírus também ficaram impedidos de frequentar quaisquer atividades extracurriculares e estar em reuniões de família ou fazer viagens.

Como o período de quarentena teve início na semana anterior ao dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos EUA na quarta quinta-feira do mês de novembro, muitos ficaram privados das tradicionais reuniões familiares.

Leia Também: Festa de Natal pode ter infetado 60 pessoas com a Ómicron na Noruega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório