Deixou de ser seguro continuar as buscas que estavam a decorrer após a erupção do vulcão Semeru, na Indonésia. Embora existisse ainda possibilidade de nova atividade vulcânica, alguns residentes voltaram a casa após a erupção ocorrida este fim de semana para recolher os seus pertences.
De acordo com o The Guardian, Rizal Purnama, membro da equipa de resgate afirmou que a equipa regressaria ao terreno quando fosse "um pouco mais seguro", sendo neste momento arriscado devido ao vento forte e à chuva. Esta ação será temporária, uma vez que “dezenas de pessoas continuam desaparecidas”, relembrou.
Os residentes desta área foram esta segunda-feira alertados para permanecerem vigilantes devido ao perigo que a situação ainda representa e ao facto de as equipas de salvamento terem sido retiradas do terreno.
Nuvens de fumo continuaram a emergir nas áreas cobertas pelas cinzas vulcânicas enquanto os profissionais de resgate tentavam cavar na lama para encontrar sobreviventes e recuperar corpos.
A erupção que vitimou 15 pessoas e provocou 27 desaparecidos, engoliu casas e veículos deixando ruas inteiras cheias de cinzas.
Leia Também: Pelo menos 27 desaparecidos e 15 mortos após erupção do vulcão Semeru