Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

O rasto de destruição deixado pelo vulcão Semeru na Indonésia

Número de vítimas mortais aumentou para 14.

Notícias ao Minuto

18:52 - 05/12/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Indonésia

O número de mortos da erupção do vulcão Semeru, na Indonésia, aumentou para 14, noticia a Reuters, citando a a agência de gestão de catástrofes, numa altura em que os socorristas continuam a revistar a área. Nove das 14 vítimas mortais já foram identificadas. Cerca de 1.300 pessoas foram retiradas das suas casas e nove continuam desaparecidas. 

Equipas de resgate na vila de Curah Kobokan, também em Lumajang, encontraram o corpo de uma mãe, ainda a segurar o seu bebé morto, informou a agência de notícias estatal Antara.

À Reuters, uma residente local, de 31 anos, contou que a erupção foi muito repentina e que, inicialmente, lhe pareceu uma bomba. "De repente, ficou tudo escuro, como se fosse destruir a Terra", descreveu. Hosniya e a família conseguiram fugir, levando apenas a roupa que tinham no corpo e os documentos.

As imagens mostraram uma vasta pluma de fumo cinzento a subir da cratera do vulcão depois das 15h00 locais de sábado, desencadeando o pânico entre os residentes das aldeias próximas que fugiram, enquanto a área mergulhava na escuridão durante a tarde.

A aldeia de Lumajang estava coberta por uma espessa camada de lava e cinza fria, segundo os repórteres da AFP, e os residentes de uma dúzia de aldeias tiveram de ir para abrigos e mesquitas para passar a noite.

Pelo menos 57 pessoas foram feridas na erupção, 41 das quais sofreram queimaduras, disse a agência de gestão de catástrofes num comunicado.

O Monte Semeru, o pico mais alto de Java, situa-se a 3.676 metros. Imagens da agência meteorológica e geofísica da Indonésia mostraram cinzas a cair no Oceano Índico.

A última grande erupção da Semeru foi em dezembro de 2020. Também provocou a fuga de milhares de pessoas e cobriu aldeias inteiras.

A Indonésia situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais causa uma elevada atividade sísmica. O arquipélago do sudeste asiático tem quase 130 vulcões ativos dentro das suas fronteiras.

No final de 2018, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um deslizamento de terra subaquática e um tsunami, matando cerca de 400 pessoas.

Veja, na galeria acima, as imagens. 

Leia Também: Sobe para 13 o número de mortos devido a erupção do vulcão na Indonésia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório