Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: "Ninguém vai para casa"; Distúrbios em Bruxelas e na Holanda

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: "Ninguém vai para casa"; Distúrbios em Bruxelas e na Holanda
Notícias ao Minuto

07:40 - 21/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal notificou 2.499 novos casos de infeção e mais 11 mortes no espaço de 24 horas, como refere o boletim epidemiológico divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país somou 18.321 óbitos e 1.122.283 contágios.

As alterações ao processo de vacinação da dose de reforço contra a Covid-19 exigem também uma reorganização interna do núcleo de coordenação, além do aumento dos meios no terreno, admitiu o responsável pelo plano, o coronel Carlos Penha Gonçalves.

Já as restrições decididas esta semana por muitos governos para travar a nova vaga de Covid-19 na Europa levaram, este sábado, milhares em protesto para as ruas na Áustria, mas também na Irlanda do Norte, Países Baixos, Itália, Suíça e Croácia.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, em caso de sintomas, isole-se, contacte a autoridade de saúde e siga as recomendações dadas. 

23h50 - Equador e Colômbia reabrem fronteiras em dezembro

Os governos do Equador e da Colômbia decidiram hoje reabrir as fronteiras terrestres a partir de 1 de dezembro, para impulsionar o comércio e os laços bilaterais, após um ano e meio encerradas devido à pandemia da Covid-19.

23h10 - Terceira noite de disturbios e detenções nos Países Baixos
 
A polícia neerlandesa relatou mais distúrbios na Holanda ao final do dia de hoje, com novas detenções, após duas noites de violentos protestos contra as restrições destinadas a travar uma nova vaga de Covid-19.

22h50 - Brasil reporta 5.126 contágios e 72 mortes este domingo

Nas últimas 24 horas, o Brasil diagnosticou 5.126 contágios e 72 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com os dados atualizados este domingo pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

22h00 - Incidentes durante protesto em Bruxelas levam a 44 detenções
 
A polícia fez 44 detenções em Bruxelas, após incidentes registados durante os protestos que juntaram cerca de 35.000 pessoas contra as restrições adotadas para conter a pandemia de covid-19, em que três policias ficaram feridos.

21h45 - "Não vai haver nenhum confinamento. Ninguém vai para casa"

Luís Marques Mendes critica a "enorme histeria" em relação ao aumento de casos de infeção e acusa o Governo de uma "grande encenação", levando o país a duas semanas de especulação, quando não vai ser decidido nenhum confinamento geral, parcial ou setorial.

21h10 - Madeira preparada para vacinar mais de 24 mil crianças dos 5 aos 11 anos

A Madeira avançará com a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos se esta for autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), indicou hoje o secretário regional da Saúde, referindo que o universo é de 24.248.

20h25 - Madeira com mais duas mortes e 77 novos casos de Covid-19

A Madeira registou hoje duas mortes por Covid-19, elevando para 89 o número de óbitos associados à doença, indicou a Direção Regional da Saúde, reportando ainda 77 novos casos, num total de 514 ativos no arquipélago.

20h10 - Um milhão e meio já recebeu vacina da gripe e 750 mil a dose de reforço

Mais de 1,5 milhões de pessoas já receberam a vacina contra a gripe e 750 mil já têm a dose de reforço contra a Covid-19 em Portugal, anunciou este domingo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Só este fim de semana, até às 18h00 deste domingo,  foram administradas mais de 66 mil doses de vacina contra a gripe e cerca de 80 mil doses da vacina contra a Covid-19, das quais cerca de 73 mil foram doses de reforço.

19h15 - Madeira não quer "pandemia dos não vacinados" e faz apelo

O secretário regional de saúde e proteção civil da Madeira indicou que "uma grande percentagem" dos casos ativos na região não foi vacinada, assim como 60% dos hospitalizados. Autoridades estão "muito satisfeitas" com a adesão da população à vacinação e à testagem nos últimos quatro dias e apela à responsabilidades de todos para conter a pandemia. "Foi uma adesão massiva, de quem percebeu a mensagem. Nestes quatro dias, demos 2.560 primeiras doses", afirmou Pedro Ramos.

19h00 - Itália reporta 9.709 contágios e 46 mortes nas últimas 24 horas

Itália diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 9.709 casos de infeção e 46 mortes associadas à Covid-19, de acordo com os dados da proteção civil italiana. 

17h45 - Medidas na Madeira são "abuso de poder". IL desafia PSD a pronunciar-se

A Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que as restrições anunciadas pelo Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, para conter a pandemia de Covid-19 configuram abuso de poder e desafia o PSD nacional a pronunciar-se.

17h15 - Mais de 40 mil casos no último dia no Reino Unido e 61 mortes

O Reino Unido reportou este domingo mais 40.004 infetados com o SARS-Cov-2 e 61 mortes relacionadas com a Covid-19, indicam as autoridades britânicas. 

14h57 - Escalada da quinta vaga em França é fulgurante, realça governo

A progressão da quinta vaga da pandemia de Covid-19 em França é fulgurante, alertou hoje o porta-voz do governo, Gabriel Attal, considerando os elementos que podem preocupar e outros que podem dar confiança.

14h39 - Açores registam 18 novos casos de infeção e um óbito

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de Covid-19, sendo 16 em São Miguel e dois na Terceira, e o óbito de um homem de 60 anos, informa hoje a Autoridade de Saúde.

14h33 - Pandemia já matou pelo menos 5.144.573 pessoas em todo o mundo

A pandemia da Covid-19 matou pelo menos 5.144.573 em todo mundo desde dezembro de 2019, quando foi registado o primeiro caso de infeção, segundo um balanço realizado pela agência France-Presse com base em fontes oficiais.

14h16 - Portugal regista mais onze mortes e 2.499 novos casos da Covid-19

Portugal registou, nas últimas horas, mais onze mortes (um aumento de 0,06%) e 2.499 novos casos (uma variação de 0,22%) relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico revelado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país somou 18.321 óbitos e 1.122.283 contágios. 

Há 597 pessoas internadas devido à Covid-19 (mais 53), sendo que, destas 89 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (mais uma). 

13h55 - Milhares marcham em Bruxelas contra novas restrições

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje, no centro da cidade de Bruxelas, contra as restrições impostas pelo Governo belga para controlar a nova vaga de Covid-19 que está a atingir o país.

A marcha de protesto alinhou-se atrás de uma enorme faixa que dizia 'Juntos pela Liberdade', percorrendo algumas ruas da cidade, com alguns manifestantes a protestarem também contra a vacinação, mas sem registos de violência.

13h43 - Reino Unido investiga "preconceito racial" em dispositivos médicos

O governo britânico está a investigar se o "preconceito racial" introduzido em alguns dispositivos médicos fez com que negros e asiáticos adoecessem e morressem de forma desproporcional por causa da Covid-19.

O secretário da Saúde britânico, Sajid Javid, disse no domingo que a pandemia realçou as disparidades no acesso aos cuidados de saúde entre raça e género. Citado pela Agência AP, o responsável afirmou que um terço dos internamentos em cuidados intensivos na Grã-Bretanha no auge da pandemia eram pessoas de origens negras e de minorias étnicas, mais do que o dobro da sua parcela na população.

13h27 - Forças especiais francesas vão para Guadalupe para conter tumultos

Um contingente das forças especiais da polícia francesa vai ser deslocado para o território ultramarino de Guadalupe para conter os tumultos que irromperam devido às restrições impostas para combater a Covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

Em entrevista ao jornal Le Parisien, o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, considerou a violência "inaceitável" e revelou que 50 agentes das forças especiais da polícia deverão chegar a Guadalupe, na sequência de vários dias de protestos e bloqueio de estradas.

12h39 - Centro Hospitalar de Leiria dá dose de reforço a 1.750 profissionais até 7 de dezembro

Num comunicado, o CHL informa que iniciou na sexta-feira "a vacinação da terceira dose de reforço contra a covid-19 dos seus profissionais", sendo que até ao dia 30 "serão inoculados cerca de 1.250".

O CHL adianta que, "até ao dia 07 de dezembro, serão inoculados mais cerca de 500".

12h33 - Bayern implacável com Kimmich: Vacina-se ou vai sofrer corte no salário

O Bayern Munique está a aumentar a pressão sobre Joshua Kimmich, que ainda não se vacinou contra a Covid-19, e irá reduzir o salário do internacional alemão.

É isto que o jornal alemão Bild escreve na sua versão em papel, deste domingo, revelando que os campeões da Bundesliga irão dar seguimento a uma  nova lei aprovada na Alemanha, que permite uma redução salarial ao funcionário no caso de este ter de se isolar em consequência de não estar imunizado.

11h21 - Quarenta manifestantes detidos nos Países Baixos. Há cinco polícias feridos

Pelo menos 40 manifestantes foram detidos, em três províncias dos Países Baixos, em protestos contra as medidas para contenção da pandemia da Covid-19, revela a Reuters. Cinco polícias ficaram feridos. 

Este domingo foi a segunda madrugada consecutiva em que se verificaram os confrontos. As autoridades holandesas usaram canhões de água, cães e polícia a cavalo para tentar dispersar os jovens manifestantes que, entre outras ações, atearam fogos durante os protestos. 

09h17 - Rússia regista mais 1.252 óbitos

A Rússia reportou 36.970 novos contágios e mais 1.252 mortes causadas pela Covid-19. O país totaliza 264.095 vítimas mortais. 

07h18 - Alemanha. Mais 75 mortes e 42.727 novos casos da Covid-19

A Alemanha registou, nas últimas horas, mais 75 mortes e 42.727 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados este domingo pelo Instituto Robert Koch. No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 99.062 óbitos e 5.354.942 infeções. 

07h10 - China deteta 17 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 17 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, quatro dos quais por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

07h06 - Recorde:

  • "Obviamente que vão ser necessários mais reforços" para vacinar todos. Com mais 1,8 milhões de pessoas por vacinar nas próximas semanas, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admite que será necessário "alocar mais recursos" ao plano de vacinação em marcha;
  • Madeira abre centros de vacinação no domingo devido ao aumento da procura. Os centros de vacinação contra a Covid-19 na Madeira vão estar abertos no domingo devido à crescente procura registada desde sexta-feira, após o anúncio de novas medidas de contenção da pandemia, indicou ontem a Secretaria Regional da Saúde; 
  • Brasil já administrou mais de 300 milhões de vacinas contra a Covid-19. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 8.833 casos de Covid-19 e 217 mortes associadas à doença, de acordo com os dados divulgados pelo ministério da Saúde este sábado, dia em que o país ultrapassou a marca dos 300 milhões de doses de vacina administradas.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um registo para que possa acompanhar as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para ler as notícias de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: "Vamos ter reforços, como é óbvio"; O apelo de Lacerda Sales

Recomendados para si

;
Campo obrigatório