Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quarenta manifestantes detidos nos Países Baixos. Há 5 polícias feridos

Este domingo foi a segunda noite consecutiva de protestos. Autoridades holandesas usaram canhões de água, cães e polícia a cavalo para dispersar manifestantes.

Quarenta manifestantes detidos nos Países Baixos. Há 5 polícias feridos
Notícias ao Minuto

11:16 - 21/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Países Baixos

Pelo menos 40 manifestantes foram detidos, em três províncias dos Países Baixos, em protestos contra as medidas para contenção da pandemia da Covid-19, revela a Reuters. Cinco polícias ficaram feridos. 

Este domingo foi a segunda madrugada consecutiva em que se verificaram os confrontos. As autoridades holandesas usaram canhões de água, cães e polícia a cavalo para tentar dispersar os jovens manifestantes que, entre outras ações, atearam fogos durante os protestos. 

O presidente do município de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, disse, ontem, que em "várias ocasiões a polícia sentiu que era necessário usar as suas armas para se defender", enquanto manifestantes provocavam incêndios e atiravam pedras, no que designou de uma "orgia de violência".

No sábado, já tinham existido manifestações nos Países Baixos, mas também ocorreram na Suíça, Croácia, Itália e Irlanda do Norte, com as pessoas a protestar contra as restrições como a obrigação de certificado - atestando a vacinação, teste ou superação da doença - para entrar em restaurantes, mercados de Natal ou eventos desportivos, a vacinação obrigatória ou o encerramento de algumas atividades.

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou grande preocupação com o aumento de casos de Covid-19 na Europa e advertiu que cerca de 500 mil pessoas podem morrer até março de 2022 se não forem tomadas medidas urgentes.

Leia Também: AO MINUTO: Madeira com centros abertos; Brasil? 300 milhões de doses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório