Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Obviamente que vão ser necessários mais reforços" para vacinar todos

Com mais 1,8 milhões de pessoas por vacinar nas próximas semanas, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde admite que será necessário "alocar mais recursos" ao plano de vacinação em marcha.

"Obviamente que vão ser necessários mais reforços" para vacinar todos
Notícias ao Minuto

17:47 - 20/11/21 por Tomásia Sousa

País Lacerda Sales

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu este sábado que vão ser necessários mais reforços para conseguir vacinar toda a população-alvo da dose de reforço, uma vez que o número de utentes elegíveis "mais do que duplicou".

Tendo em conta as pessoas maiores de 18 anos que receberam uma dose da Janssen, as com mais de 65 anos com esquema vacinal completo há cinco meses e as também maiores de 65 anos e recuperados da doença, são mais 1,8 milhões de pessoas por vacinar nas próximas semanas.

"Obviamente que vão ser necessários mais reforços, quer das Forças Armadas, quer do Ministério da Saúde e dos organismos do Ministério da Saúde", admitiu Lacerda Sales aos jornalistas, numa visita ao Centro de Vacinação de Mafra.

As declarações surgem depois de o responsável pelo Núcleo de Coordenação do Plano de Vacinação, o coronel Carlos Penha-Gonçalves, ter afirmado que o alargamento da população elegível para dose de reforço contra a Covid-19 vai exigir a disponibilização de mais meios no terreno.

Sublinhando que há uma reprogramação do plano de vacinação em curso, Lacerda Sales não tem dúvidas que será possível "alocar mais recursos a este replaneamento", mas diz que a prioridade é, para já, conseguir vacinar até meados de dezembro todos aqueles que já estavam elegíveis para a terceira dose.

Para isso, apela a uma "grande adesão este mês".

"Queremos que o nosso Natal não seja um Natal igual ao do ano passado, em que possa haver gente sozinha. Queremos que as famílias possam estar juntas e por isso aqui estou hoje a fazer um apelo para que as pessoas se antecipem, para que possamos ganhar durante este mês um grande nível de adesão", concluiu.

[Notícia atualizada às 17h57]

Leia Também: Coordenação do Plano de Vacinação alerta que são precisos mais meios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório