Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Forças especiais francesas vão para Guadalupe para conter tumultos

Um contingente das forças especiais da polícia francesa vai ser deslocado para o território ultramarino de Guadalupe para conter os tumultos que irromperam devido às restrições impostas para combater a covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

Forças especiais francesas vão para Guadalupe para conter tumultos
Notícias ao Minuto

13:27 - 21/11/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Em entrevista ao jornal Le Parisien, o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, considerou a violência "inaceitável" e revelou que 50 agentes das forças especiais da polícia deverão chegar a Guadalupe, na sequência de vários dias de protestos e bloqueio de estradas. Trata-se de um reforço face aos 200 outros polícias que já foram enviados para a ilha das Caraíbas a partir do continente francês.

Segundo o governante, após uma reunião de emergência no sábado, em Paris, "foram disparados alguns tiros contra agentes da polícia" em Guadalupe e registaram-se saques, com diversos vídeos disseminados nas redes sociais a mostrarem carros e edifícios incendiados.

Os media franceses afirmaram que vários edifícios no centro da cidade de Pointe-a-Pitre, a maior cidade da ilha, foram destruídos.

Os bloqueios de estradas colocam os hospitais em "situação muito difícil por algumas horas", durante as quais os doentes e os abastecimentos não podem chegar aos hospitais, frisou Gerald Darmanin.

"O Estado manter-se-á firme", disse ele, acrescentando que pelo menos 31 pessoas foram presas pela polícia. Entretanto, o prefeito de Guadalupe, Alexandre Rochatte, impôs um recolher obrigatório noturno das 18:00 às 05:00 desde sexta-feira.

Os protestos têm sido pedidos pelos sindicatos para contestar o certificado digital covid-19, que é necessário para aceder a restaurantes e cafés, locais culturais, arenas desportivas e viagens de longa distância. Os manifestantes também protestam contra as vacinas obrigatórias de França para os trabalhadores do setor da saúde, dos quais 80% dos profissionais na ilha já foram vacinados.

Leia Também: AO MINUTO: Novos confrontos nos Países Baixos; 1.252 óbitos na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório