Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Taiwan abre escritório de representação na Lituânia

Taiwan abriu hoje um escritório de representação na Lituânia sob o nome oficial da ilha, anunciou o Governo de Taipé, numa decisão que já tinha sido condenada pela China.

Taiwan abre escritório de representação na Lituânia
Notícias ao Minuto

11:46 - 18/11/21 por Lusa

Mundo Taiwan

"O Escritório de Representação de Taiwan na Lituânia inicia oficialmente as suas atividades em Vílnius em 18 de novembro de 2021", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Taipé, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A decisão rompe com a tradição da ilha de chamar a essas representações "Escritório de Representação de Taipé", que não têm estatuto de embaixada.

A abertura desta representação tinha sido anunciada pela Lituânia em julho e desencadeou uma campanha de pressão da China.

Em resposta, Pequim retirou o seu embaixador em Vílnius e exigiu que a Lituânia retirasse a sua embaixadora em Pequim, o que aconteceu em setembro.

Pequim também suspendeu os comboios de mercadorias para a Lituânia e deixou de emitir licenças de exportação para produtos alimentares.

A República Popular da China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, quando o antigo Governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana, e ameaça usar a força caso a ilha declare independência.

Menos de duas dezenas de países mantêm relações diplomáticas com Taiwan e qualquer contacto oficial com a ilha é imediatamente alvo de protestos por Pequim.

A questão de Taiwan foi abordada no recente encontro, por videoconferência, entre os presidentes da China e dos Estados Unidos, com Xi Jiping a avisar Joe Biden que trabalhar em prol da independência da ilha seria "brincar com o fogo".

"As autoridades taiwanesas tentaram repetidamente contar com os Estados Unidos para alcançarem a independência e algumas [forças políticas] nos Estados Unidos estão a tentar usar Taiwan para conter a China", observou Xi.

"É uma tendência muito perigosa, que equivale a brincar com o fogo", disse Xi, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, divulgado na passada terça-feira.

Joe Biden disse a Xi Jiping que os EUA se opõem a qualquer "tentativa unilateral de mudar o 'status quo' ou minar a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan", segundo um comunicado da Casa Branca.

Biden reafirmou, recentemente, por duas vezes, o compromisso dos EUA em defender Taiwan, no caso de um ataque da China.

Os EUA têm fornecido equipamento militar a Taipé e, hoje mesmo, a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, participou na cerimónia de formação do primeiro esquadrão de caças F-16V.

Trata-se de um avião de fabrico norte-americano que irá reforçar a defesa da ilha contra as ameaças da China.

"Isto representa a promessa inabalável da parceria entre Taiwan e os Estados Unidos", disse Tsai, citada pela AFP, tendo ao seu lado a representante dos EUA em Taipé, Sandra Oudkirk.

"Estou confiante de que, mantendo os valores democráticos, haverá certamente outros países com valores semelhantes que se manterão connosco", acrescentou.

Tsai Ing-wen quer criar uma identidade nacional taiwanesa distinta da China e recusa-se a reconhecer o Consenso Pequim-Taipé de 1992, que afirma a unidade da ilha e do continente chinês no âmbito do princípio "uma só China".

O F-16V é uma versão melhorada e mais sofisticada dos caças F-16 de Taiwan, que datam da década de 1990.

A ilha tem também caças Mirage de fabrico francês e o seu próprio avião de guerra local.

Taiwan está a atualizar 141 F-16 para a versão V e também encomendou 66 novos F-16V.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Zhao Lijian reagiu numa conferência de imprensa, exortando os EUA a não enviarem "sinais errados às forças separatistas" na ilha.

Os EUA reconhecem oficialmente a República Popular da China, mas opõem-se a qualquer tentativa de alterar o estatuto de Taiwan pela força.

Leia Também: Taiwan alerta que China poderá bloquear saídas da ilha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório