Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nuclear. Responsável da AIEA vai a Teerão na próxima segunda-feira

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, é esperado na próxima segunda-feira em Teerão para negociar o programa nuclear do Irão, disse hoje uma fonte oficial iraniana.

Nuclear. Responsável da AIEA vai a Teerão na próxima segunda-feira
Notícias ao Minuto

13:08 - 17/11/21 por Lusa

Mundo Nuclear

A 12 de novembro, Rafael Grossi queixou-se da falta de contacto com o novo Governo do Irão e disse que esperava poder visitar o país antes do próximo Conselho de Governadores da AIEA, que começa a 22 de novembro.

Três dias mais tarde, o Irão anunciou que havia enviado um convite a Grossi para ir a Teerão.

O responsável da AIEA "é esperado na noite de segunda-feira, 22 de novembro, em Teerão, e vai reunir-se na terça-feira com o chefe da Organização de Energia Atómica do Irão (OIEA), Mohammad Eslami, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian", disse o porta-voz da OIEA, citado pela agência de notícias iraniana Fars.

A última visita de Grossi a Teerão foi a 12 de setembro, quando se encontrou apenas com o responsável pela OIEA.

Rafael Grossi negociou, nesta altura, um acordo com a OIEA sobre a manutenção dos equipamentos de monitoramento do programa nuclear iraniano.

O chefe da AIEA deveria ter voltado rapidamente para continuar as discussões com o Governo iraniano, que assumiu funções em agosto.

A nova viagem de Grossi ocorrerá antes do recomeço, a 29 de novembro, em Viena, das negociações entre o Irão e as grandes potências para tentar salvar o acordo nuclear internacional de 2015.

As negociações entre Teerão e as outras partes (Alemanha, China, França, Reino Unido, Rússia) para relançar o pacto histórico, que deveria limitar drasticamente o programa nuclear do Irão em troca do levantamento de sanções económicas, foram suspensas em junho.

Os Estados Unidos, que se retiraram unilateralmente do acordo em 2018 e restabeleceram as sanções contra o Irão, participam de maneira indireta nas discussões.

Leia Também: Nuclear. Irão convida AIEA para discutir programa de Teerão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório