Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Nuclear. Irão convida AIEA para discutir programa de Teerão

O Irão anunciou hoje ter convidado o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica para se reunir com o chefe da diplomacia, após o dirigente da AIEA ter expressado preocupação pela falta de contacto com responsáveis iranianos.

Nuclear. Irão convida AIEA para discutir programa de Teerão
Notícias ao Minuto

11:08 - 15/11/21 por Lusa

Mundo Nuclear

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, "foi convidado e foi sugerida uma data para a sua viagem (...) Estamos a aguardar pela resposta", disse o porta-voz da diplomacia iraniana, Saïd Khatibzadeh.

Grossi indicou, na sexta-feira, que "estava surpreso" por ainda não se ter encontrado com líderes iranianos, dois meses depois de um acordo negociado com Teerão sobre a manutenção de equipamentos de monitorização do programa nuclear iraniano.

Após a conclusão desse acordo, Grossi deveria voltar rapidamente a Teerão para discutir com o Governo investido em agosto, tendo sugerido que poderia encontrar-se com "o Presidente ou o ministro dos Negócios Estrangeiros".

"Cabe a eles (aos iranianos) decidir", acrescentou.

Os comentários de Grossi e o convite do Irão foram feitos numa altura em que as negociações para salvar o acordo nuclear internacional assinado com o Irão em 2015 estão suspensas, desde a eleição em junho do Presidente ultraconservador, Ebrahim Raïssi, devendo ser retomadas em Viena em 29 de novembro.

O pacto histórico, que teve como objetivo limitar drasticamente o programa nuclear do Irão em troca do levantamento de sanções económicas impostas ao país, foi prejudicado pela retirada unilateral dos Estados Unidos em 2018 e pelo facto da República Islâmica ter começado a deixar de cumprir algumas das suas obrigações um ano depois.

As negociações iniciadas em abril em Viena decorrem entre Teerão e os demais signatários que se mantiveram no acordo (Alemanha, China, França, Reino Unido, Rússia). Washington participa indiretamente.

Khatibzadeh reiterou hoje a posição iraniana sobre o regresso irrevogável dos Estados Unidos ao pacto.

"Ouvimos as intenções dos Estados Unidos e as suas exigências para se juntarem (às conversações de Viena), mas, para nós, o que importa é ter a certeza do levantamento das sanções após as verificações e garantias necessárias", disse o porta-voz.

Leia Também: Irão. EUA coordenam-se com aliados sobre o futuro do pacto nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório