Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Irão anuncia libertação de petroleiro vietnamita apreendido no mar de Omã

Os Guardas da Revolução do Irão anunciaram hoje a libertação de um petroleiro de bandeira vietnamita que tinham apreendido recentemente no mar de Omã.

Irão anuncia libertação de petroleiro vietnamita apreendido no mar de Omã
Notícias ao Minuto

10:49 - 10/11/21 por Lusa

Mundo Irão

"O petroleiro Sothys foi libertado por ordem judicial após ter sido esvaziado do petróleo pertencente à República Islâmica do Irão, em Bandar Abbas", divulgou hoje o Sepanews, o portal oficial na internet dos Guardas da Revolução.

O Irão e os Estados Unidos apresentaram versões contraditórias na quarta-feira passada sobre o incidente ocorrido no Mar da Arábia.

Num comunicado, os Guardas da Revolução - exército ideológico do Irão - afirmaram ter frustrado uma tentativa da marinha dos Estados Unidos de apreender um navio que transportava petróleo iraniano no mar de Omã, sem especificar a data exata do incidente.

O Pentágono desmentiu veementemente tal incidente.

De acordo com as forças militares da República Islâmica, o incidente ocorreu em várias fases, tendo "os Estados Unidos primeiro arrestado um navio que exportava petróleo iraniano e transferido a sua carga para outro petroleiro".

Na segunda fase, segundo o Sepanews, a marinha da Guarda da Revolução, apoiada pela sua força aérea, capturou "o outro petroleiro", nomeadamente, o petroleiro vietnamita.

Durante um encontro com oficiais da marinha, o líder dos Guardas da Revolução, general Hossein Salami, elogiou hoje "a determinação, a inteligência e a coragem das crianças do Irão que derrotaram os norte-americanos".

Salami menosprezou a versão norte-americana do incidente, dizendo ser uma "grande mentira".

As autoridades vietnamitas disseram na quinta-feira passada que estavam "a trabalhar em estreita colaboração" com o Irão para esclarecer a apreensão do petroleiro, acrescentando que os 26 tripulantes estavam bem de saúde e estavam a ser bem tratados.

O Irão e os Estados Unidos cortaram relações diplomáticas em 1980, meses depois de estudantes islamitas terem feito reféns na embaixada norte-americana em Teerão.

A tensão entre os dois países aumentou desde a retirada de Washington, em 2018, de um acordo nuclear entre o Irão e seis potências ocidentais, seguida da reposição de pesadas sanções norte-americanas contra o Irão.

Em 2019, avolumaram-se receios de uma escalada entre Teerão e Washington na sequência de ataques não reivindicados a navios na região do Golfo, um 'drone' abatido e petroleiros apreendidos.

Leia Também: Israel está a preparar-se para possível conflito com o Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório