Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Mais de 1.100 migrantes esperam no Mediterrâneo um porto para desembarcar

Mais de 1.100 migrantes esperam há dias no Mediterrâneo, a bordo de dois navios das organizações não-governamentais (ONG) Sea Eye e SOS Méditerranée, que um país da União Europeia (UE) lhes conceda um porto seguro para desembarcar.

Mais de 1.100 migrantes esperam no Mediterrâneo um porto para desembarcar
Notícias ao Minuto

17:09 - 06/11/21 por Lusa

Mundo Migrações

"EM apenas 48 horas a nossa tripulação tem mais de 800 migrantes salvados. Entre os resgatados do mar, há crianças, mulheres grávidas, e feridos. Para todos, a situação excecional a bordo, deve terminar inmediatamente. Necessitamos de um porto seguro", escreveu hoje a ONG Sea Eye en nas redes sociais.

Outros 314 migrantes estão no navio "Ocean Viking", da organização humanitária francesa SOS Méditerranée.

O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, disse hoje que a Europa e a África devem aumentar a sua colaboração "sincera e eficaz".

"O fenómeno da migração deve ser administrado para o bem de todos. Caso contrário, as nossas razões humanitárias e nossos sistemas estatais serão sobrecarregados. Devemos abordar as causas profundas da migração, em particular a instabilidade e a insegurança em algumas áreas da África, que requerem soluções políticas sustentáveis ??e de desenvolvimento económico e social, condição essencial para garantir oportunidades às novas gerações", disse o Chefe de Estado italiano ao diário argelino Libertè, por ocasião da viagem que realiza à Argélia.

Os navios "Sea-Eye 4" e o "Ocean Viking" estão perto da costa da ilha italiana de Lampedusa (sul) para se protegerem do mau tempo, enquanto aguardam uma solução.

Neste ano, 54.384 imigrantes chegaram à Itália, quase o dobro dos 29.856 registados no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Interior.

Leia Também: Lituânia começa a construir cerca de 500km fronteiriça à Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório