Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Borrell defende mais peso para relações UE-América Latina

O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, defendeu hoje que a América Latina deve ter mais peso nas relações exteriores do bloco comunitário, na véspera do início do seu primeiro périplo pela região, no Peru.

Borrell defende mais peso para relações UE-América Latina
Notícias ao Minuto

21:11 - 01/11/21 por Lusa

Mundo Josep Borrell

"A começar a minha primeira digressão pela América Latina na capital peruana. A União Europeia (UE) deve dar à América Latina mais peso nas suas relações exteriores, como parceiros no sistema multilateral e como destino comercial e de investimento. Partilhamos valores e instituições políticas", escreveu Borrell na rede social Twitter.

A viagem, a sua primeira deslocação à América Latina desde que assumiu o cargo de chefe da diplomacia europeia, tem por objetivo "fortalecer tanto as relações bilaterais como a cooperação regional" e levá-lo-á inicialmente ao Peru e depois ao Brasil.

Borrell reunir-se-á em Lima com o Presidente do país, Pedro Castillo, bem como com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Óscar Maúrua, e com a presidente do Congresso, María del Carmen Alva, além de com representantes da sociedade civil.

Em 03 de novembro, seguirá para o Brasil, onde no mesmo dia se reunirá com representantes do setor privado em São Paulo e, no dia seguinte, em Brasília, com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Carlos Alberto Franco França, e da Defesa, Walter Braga Netto, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O responsável da diplomacia europeia tem também agendadas reuniões com outros representantes do Governo brasileiro e de centros de estudos e também visitar o centro que o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) tem em Brasília para acolher os migrantes venezuelanos.

Leia Também: Alto representante Josep Borell lamenta "perda para Portugal e para a UE"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório